quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Um modo de plantar mangas

Quando comecei a tentar reproduzir mangas, Mangifera indica L., a partir de sementes, tive muitos fracassos.
Nas primeiras tentativas. enterrava o caroço e esperarava, ou seja só uma vez a planta se desenvolveu e acabou por morrer, nunca se desenvolveu minimamente. Uma das razões para isso acontecer, era devido ao facto de deixar secar o caroço antes de semear.
No nosso clima, esse processo é normal, as plantas produzem sementes para serem semeadas na Primavera seguinte. As sementes desenvolvem-se em tempo seco, Verão, e esperam pela época em que vai voltar a aquecer e haver disponibilidade de água.
Algumas plantas do clima tropical, desenvolveram outra táctica, no período quente em que elas amadurecem, existe também grandes quantidades de água disponíveis, a que se segue um período de seca, e aproveitam a altura do desenvolvimento da semente para germinarem logo após a sua maturação. Existe portanto um período de viabilidade da semente muito curto. No caso da manga é cerca de 1 a 2 semanas, conforme as referências, pode-se aumentar esse período mantendo a semente húmida. Basicamente o caroço não pode secar.
Comi uma manga particularmente doce, comprada num supermercado, normalmente apanho desgostos com as mangas, muitas vezes penso que é por serem apanhadas demasiado verdes e sofrerem com o transporte em câmaras frigoríficas. Resolvi semeá-la, embora a altura não seja das melhores. Segue-se o processo que utilizo hoje com algum sucesso.

Primeiro "chupa-se" o caroço muito bem, numa boa manga compensa o desagrado das fibras entre os dentes. Normalmente uso a tesoura de podar na operação seguinte, a casca do caroço é bastante dura.

Deve-se cortar o caroço junto do seu limite para não destruir a semente no seu interior, e deve-se cortar no canto oposto ao pé do fruto.

Junto ao pé do fruto, desenvolve-se a micrópila, por onde se vai sair o embrião, podendo a semente já ter o embrião despontado ( espero não estar enganado nos nomes).

A casca da semente deve ser retirada, porque se desenvolvem nela muitos fungos, e aí também podem começar outros problemas. A semente ideal é uma semente esbranquiçada sem partes escuras, que significam a degradação do endonsperma (parte nutritiva de que o embrião se vai alimentar). Mas normalmente já existem zonas secas como é este caso. Importante é manter-se a tonalidade branca junto aquele gomo a que chamei micrópila.

O passo seguinte, a maioria já aprendeu na escola, com feijões, a semente de manga é só um feijão maior, embebe-se um algodão em água e cobre-se a semente com o algodão humedecido.


86 comentários:

Ana Ramon disse...

Que belíssima explicação. Vou experimentar. As sementes que punha na terra quando vivia aí em baixo, nunca germinaram. Vou tentar aqui embora seja uma má-acção pois a pobre planta deve ficar "cozida" quando vier o primeiro Inverno. Um beijo

Filipe disse...

Olá Ana(é a Ramon, não é?)ESqueci-me de uns dados, ou pensava fazer um post mais tarde, o zero vegetativo da manga é -2ªC, próximo do seu limite, mas mesmo assim dá uma bela planta de interior. O tempo de germinação que também não disse é cerca de um mês, em tempo normal, com este frio não sei.

Ana Maria B disse...

Fantástico! Fico fascinada com esta sabedoria toda.
E as bananas ficam boas? Crescem ao ar livre ou em estufa?
Eu até agora só consegui fazer crescer um limoeiro de uma semente que puz num vaso. Já tem cerca de um metro de altura mas ainda não dá flor. Este ano puz-lhe uma pedra entre dois ramos porque me disseram que era uma maneira de os estimular a florir

greentea disse...

Já por várias vezes experimentei mas simplifico o processo
Ponho os caroços da manga dentro de um copo de água e vou mudando a agua regularmente até ela começar a germinar.
Depois , passo o caroço com o rebentinho para um vaso , mas dentro de casa e mantenho a terra com bastante humidade e só quando chega o bom tempo passo para o exterior e ponho na terra; tem de ficar num local abrigado para não se queimar no inverno seguinte.
Fiz o mesmo com caroços de anona e papaia e tenho pequenas árvores.

Há dias experimentei a mesma técnica com lichees e estou a aguardar...
Um abraço

Filipe disse...

Ana Maria, as bananas crescem aoar livre e ficam boas.
greentea, quando dies que pões o caroço dentro de água, é todo ou também descascas? Não conhecia esse método

Azinheira disse...

Isto é que é aprender! Obrigada pelas dicas, para além de interessantes, parecem possíveis de experimentar, o que irei fazer logo que coma uma manga saborosa.

Anónimo disse...

Experimentei esse sistema ,so preciso de saber ao fim de quanto tempo as coloco na terra.
obrigado
Carlos

Ana Rosa disse...

reencaminharam-me para aqui... por ter colocado esta questão no Qdm,

obrigado pelas dicas....tenho uma semente de manga a germinar...a técnica usada foi a que fazia servir para os feijões,
vamos ver...

o que tenho notado, é de que a semente esta a ficar verde e a dividir-se sagitalmente...espero que sej normal...

a questão do transplante para o vaso....
tens algumas dicas?

Filipe disse...

A colocação na terra é feita quando aparecem as duas primeiras folhas, nessa altura também já deve ter aparecido a ponta da raíz

Anónimo disse...

Que explicação perfeita!
Já fiz aqui na minha casa.... a raiz já apareceu e tem uns 3 centímetros... tirei do algodão e coloquei-a na terra e está cada dia mais fortinha e linda! OBRIGADA!

Anónimo disse...

Bem... eu tenho uma dúvida.
Separei 2 tipos de sementes para experimentar. A da manga Palmer é grande e uniforme mas a semente da manga ubá ou carlotinha parece ser bem fragmentado. Começaram a germinar e a semente parece estar quebrando ou se separando em várias partes (pois estas estão germinando). O que devo fazer? Esperar até as 2 folhas aparecerem???
Ahh.. Filipe, valeu a dica! Experimentei com alguns caroços e todos parecem começar a germinar!!!

Maria L Filipe disse...

Minha nossa :D
Que explicação boa e que ideias lindas!!
Só hoje tive conhecimento deste cantinho, através de um novo Forúm

http://www.forum.carnivoras.org
E amei esta ideia :D

Parabéns pelo Blog!!

Abraço
Maluxa

Anónimo disse...

olá,

semei (Agosto-08)um caroço inteiro de uma manga e neste momento tenho uma arvorezinha de 50cm.

Fiquei super feliz, até tirei uma foto. Espero q continue a crescer.

PS. caroço de uma manga comprada no supermercado em Lisboa e levei para os Açores.

Anónimo disse...

Legal, vamos experimentar, hoje, comprei um alicate, algodão e resolvi fazer o experimento com os caroços de manga tipo "espada" que dá aqui no brasil, que estávamos guardando na geladeira. É muito gostosa, gostosa mesmo, se fosse um doce seria um doce muito doce... o caroço é menor, bem menor e vou relatar aqui quando nascerem os bebezinhos! Abraços. Adriana e Maximo.

Unknown disse...

obrigadaaaaaaaaaaaa

Anónimo disse...

Obrigada pela dica... fiz uma muda de abacate e agora me animei a fazer e plantar mudas. Só não sabia como fazer com a manga. Obrigada

Anónimo disse...

Adorei seu relato de como plantar as sementes. Estou com um caroço em germinação. Já tem um caule de mais ou menos 5cm. Mas ainda nao sei quando devo tranferi-la para a terra. Quanto tempo devo esperar para colocá-lo na terra?

Anónimo disse...

Boas,
Eu fiz tudo exactamente como está descrito aqui e quando a planta já tinha três ou quatro folhas coloquei na terra, mas desde então reparo que a planta embora esteja com uma cor verde muito forte não mais cresceu(já coloquei na terra á cerca de 3 meses), entretanto voltei a colocar um caroço a germinar e em apenas um mês a nova planta já está com quase o triplo do tamanho e as folhas têm quase 15 Cm de comprimento. será que quando a planta está na terra deveos ter algum outro cuidado ou o seu crescimento é mesmo mais lento?
Já agora eu estou em Cascais, Portugal

um abraço
JTMC

Anónimo disse...

Tenho uma semente que começou a germinar o pé 3 ou 4 dias depois de a por na agua o que estranhei visto achar muito rapido. Agora cerca de um mês depois o pé ja tem cerca de 4 a 5 cm de comprimento. O que acho estranho e que ao pe do pé esta a abrir um pouco e a sair algo. O que sera?
Tambem queria saber quando a devo pôr na terra e com que posição.

Antonio Roberto Malfatti disse...

Acho que entendi a explicação.
Já peguei dois caroços (sementes), abri e acomodei em algodões umedecidos.
Vamos esperar para ver o resultado.

Anónimo disse...

Vania
Maravilhosa sua explicação voc~e esta de parabens pelo seu trabalhovou tentar edepois postarei os resultados.

Regina Lucena disse...

Parabéns pela brilhante idéia !!! Nunca ninguém havia ensinado uma maneira tão prática de cultivo e já cansei de ler as revistas e livros ensinando a plantar.
Valeu mesmo !!! Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento.

Unknown disse...

Oi eu Hoje estou tentando fazer oque vcs estao indicando vlw mesmo por essa dicas se der tudo certo eu vou vim agradeçer fmz abraços

Anónimo disse...

gostei muito , gosto de plantar arvores frutiferas , valeu

Anónimo disse...

Vou ver se funciona!!!!
Espero que sim... mas é uma pena, pois comprei recentemente um pé de manga por R$ 20,00 após tentar plantar mais de 20 caroços sem sucesso... Espero que essa sua técnica seja útil....
Um grande e parabéns pelo blog!!

Mangas disse...

Ola. Depois de ler esta experiência resolvi fazer o que era dito e resultou na plenitude =D. já tenho duas mangas com raiz mas ainda não apareceu a folha??? Eu encobri a manga dos dois lados com algodão, devo de retirar a parte de cima??
Agradecia resposta, obrigado.

Unknown disse...

Finalmente consigo uma boa dica, quanto a germinação da semente da manga, pois venho tentando e sem nenhum resultado. o caroço azeda e cria muita mosquinha a sua volta, pois eu não sabia que tinha que extrair a amendoa para só então envolvida no algodão umido aguardar a germinação. vou tentar esta nova experiência e aguardar os acontecimentos, espero ter sucesso desta vez, obrigada.yaralaval@gmail.com
Yara Laval-Dom Pedrito- R.S.

Isabel Neto disse...

Boa tarde,

Tentei fazer como dizem. Ainda só aparece uma astezinha... folhas, nem vê-las. E raíz? Onde é suposto nascer a raíz? Em que parte da amêndoa da manga? Tenho que mudar o algodão, ou mantém-se o mesmo?
Já tenho a germinar há cerca de 2 ou 3 semanas. Dentro de casa.
Já agora, como devo semear? E como a devo manter. Buraco profundo e terra especial? Numa sombra? Devo regar com muita água?
Obrigada pela atenção.
Isabel

Anónimo disse...

Um amador da natureza e amigo .estou em momentos de tristeza ,nais vc me deu muitaaaaaaaaaaaaaaaaa alegria.fiz a raiz está muito linda. todos os dias vou ao meu pequeno quintal e consigo ficar muito feliz com meus potinhos de felicidade.vc nao sabe o bem q esta fazendo .tenho maças,tangerinas;manga palmer e muita satisfaçao em acordar e ver tudo aquilo.obrigada deus t ilumine assim como vc me ilumina.bjssssssssssssssssssssssssssssssssss.

alysson disse...

aaaaa obrigado sempre coloquei a semente com o caroço e tudo debaixo da terra, e numka deu serto, mas agora vai dar.. obrigado.. fka com deus ! bjo0

Victor Fisch disse...

Que maravilha! Será que aqui no Brasil eu posso seguir as instruções portuguesas?
Como é difícil conseguir essas informações, não é mesmo? Parabéns pelo belo post. Vou seguir as dicas e vamos ver no que vai dar. Abraços

RD disse...

Victor Fisch,

Manda bala que dá certo. Outra opção é descascar a semente e mantê-la em solo úmido. Tenho várias mudas de manga que fiz assim.
Depois que crescerem é bom fazer um enxerto para acelerar o tempo de produção. Plantas geradas por semente demoram demais para produzir.

Victor Fisch disse...

Prof. Rodrigo, fiz aqui algumas tentativas. Vamos ver se da certo. Alguma dica para descascar esses caroços? Porque foi minha maior dificuldade. Fiquei com medo de cortar a semente...

joaquim disse...

olá, estou em sesimbra, portugal . já semei a semente ( caroço) de uma manga, já à tres anos e comi hoje a ultima manga de seis que minha mangueira deu pela primeira vez, estou radiante, porque as mangas são muito mais doces que as de compra . Em Portugal, salvo no Algarve por ser de clima mais ameno e quente,noutro locais mais frescos no inverno deverão ser protegidas do frio seja dentro de casa seja no exterior com recurso a várias maneiras de protecção.estas plantas de origem tropical devem ser plantadas em terra vegetal á venda em diversas casas de artigos de jardinagem. Mas elas são sensiveis ao carinho dos que as tratam tal como as pessoas....

psiconat disse...

Olá! Estou tentando fazer a experiência, mas estou com uma dúvida, tem que molhar o algodão todos os dias? obrigada! Natália

Gustavo Fujihara disse...

Excelentes dicas. Parabéns pela explicação simples e muito eficiente.
Uma dúvida: para quem vai plantar na terra, como deve ser a disposição da semente? Em pé? Deitada? Qual lado para baixo?
Obrigado

Anónimo disse...

acabei de fazer o mesmo com um caroço de manga espada agora e so esperar

mari disse...

Já alguns anos plantei alguns coroços de manga pessego e só um pé nasceu e agora sei o porque.É que o local além de sombreado é tambem umedo. Agora vou tentar tambem no algodão e na hora de passar para o local definitivo colocarei sob sol pleno pois, na sombra cresce pouco e demora para produzir. Abraços e obrigado pela dica. mari

Bastos disse...

Estava decidido a plantar um pé de manga hoje, e o que eu iria fazer era colocar o caroço inteiro em um vaso, mas ainda bem que procurei primeiro na internet, vou usar a tática dos feijões de escola, e espero que de certo, tirei duas sementes, uma estava escurecida, e a outra branquinha, coloquei no algodão agora e vamos esperar, fiquei feliz com tantos comentários positivos, um abraços a todos e boa sorte para nós.

Aline Dias disse...

Fiz direitinho e não é que deu certo? Minha mangueira ja te 4 folhas grandes ete mais brotando. Fiqei super feliz. valeu pela dica!!

Anónimo disse...

Excelente sua dica. Viajei para Araxá(MG) e trouxe vários caroços de manga espada. Após ler o seu blogg experimentei cortar alguns caroços e deu tudo certo. Todos eles tinham sementes bem vivinhas lá dentro. Agora é esperar alguns dias para que ocorra a germinação. Muito obrigado pela dica!!!

Beth Coe Maeda disse...

Obrigada pelo Blog! Hoje ia plantar, em terra, alguns caroços especiais. Minha mãe trouxe mangas de Goiânia, há quase 30 anos e salvei uma muda. Dois caroços, juntos, nasceram entrelaçados e mesmo com insistência do meu marido em deixar apenas uma, teimei em plantar as "gêmeas". O pequeno sítio onde morávamos em Araçariguama - SP, era de terra muito ruim. Assim cresceram, unidas, e quando vendemos o sitio já eram arvores sem ainda ter dado frutos. Depois de muitos anos lá voltei em visita, ví a mangueira carregada de frutos e pude abraçar as "gemeas", já velhinhas com os troncos revestidos de musgos. Ouvi cair um fruto e resolvi apanhar, do chão mesmo, cinco mangas. São muito doces, bem vermelhas, e quero, muito, fazer germinar um dos caroços. Que bom ter visitado o seu blog antes, vou tentar fazer da forma como voce ensinou. Deseje-me sorte rs rs Abraço.

veronica Leicht disse...

Moro no Hawaii onde o clima e sub-tropical e comprei uma manga pequena muito doce. Acabei de abrir a casaca e o caroco parece ja ter germinado e tem um tipo de fungo que ja estragou uma parte na ponta.Bem memso assim fiz o que foi explicado coloquei dentro do algodao molhado em um potinho.
Sera que este mofo na pontinha que estragou o caroco e um sinal ruin? Se possivel me ajuda.Aloha Veronica

Anónimo disse...

adorei a explicação , vou tentar fazer minha mudinha .......
abraços
Leticia

Anónimo disse...

posta uma foto ai da semente germinada!

Damião disse...

Olá.
Gostaria de saber se há problema em usar (para preparação da semente) uma manga que tenha recebido refrigeração ?

Obrigado !

João disse...

Boa explicação, isto é que é cultura!
Experimentei várias vezes. Não tive sucesso nas primeiras, pois a maior parte delas tinham sido danificadas quando descasquei a semente, mas lá consegui reiniciar o processo com uma manga palmer pequena e doce que comprei no supermercado. A manga não tem folhas mas tem já uma aste de cerca de 4 cm e uma ponta da raíz com cerca de 1 cm. Tenho pena de dizer que tenho medo que nada aconteça pois tenho terra muito mazinha... mas tenho esperanças que isso não diferencie o resultado, tal como acontece como as outras árvores frugivoras e legumes que semeei.
Muito obrigado pela dica.

João disse...

Isto é que é cultura, sim senhor!
Fiz o processo três vezes e não tive sucesso, talvez porque danifiquei as sementes ao cortar o caroço, mas na quarta vez sim. Não tenho folhas, mas tenho uma aste verde de cerca de 4 cm e uma ponta de raíz de cerca de 1 cm. A micropila começou a despontar muito menos de um mês depois de a ter colocado no algodão, e reparei que mudou bastante de cor desde que começou a irromper. Ainda não a pus na terra, estou à espera que as duas primeiras folhas cheguem, como me recomendaram aqui no blog.
Obrigado pela dica;
João

Unknown disse...

Muito fixe. Vou já experimentar obrigado

Anónimo disse...

eu espermentei o metodo e o meu caroço de manga ja começou a germinar mas a ponta do pé ficou castanha pode-me explicar o que está a acontecer

Anónimo disse...

o meu caroço de manga ja germinou e tem um pé que ficou na ponta castanho pose-me explicar

Anónimo disse...

Obrigado pela dica. Há muito tempo tento germinar manga.

Cícero

Sérgio Faria disse...

Olá a todos!
Vivo no Porto (Portugal), mas nasci em Angola, minha mãe sempre me falou de mangase ADORO!!!
Vou tentar fazer a minha primeira plantação mas tenho uma dúvida pois não esqueçam que aqui é Inverno (6ºc - 16ºc).

Devo fazer a plantação e colocar na cozinha (Norte) ou na sala (Sul)?

Como árvore precisa de muita água?

Obrigado e feliz ano 2013, que está quase a chegar!...
Sérgio

Sebastiao1940 disse...

muito bom gostei, vou esperimentar este sistema. obrigado...

Anónimo disse...

ola pra vcs que gostam da natureza tanto quanto eu, não conhecia esse método e vou tentar mas msm assim consegui fazer 7 mudas de manga aki em casa plantando o caroço inteiro na terra e tbm perdi muitas né!!tbm consegui 4 mudas de abacate que estão lindas e pretendo plantar todas em praças ou parques perto de casa, valeu pela dica, vamos continuar sendo amantes da natureza e contagiando quem esta perto de nós!

luiz disse...

vamos plantar árvores para que as futuras gerações tenham um futuro não tão sofrido!!!

Brechó Infantil Gente Miúda disse...

Simplesmente comi a manga e plantei...nasceu....

Ângela disse...

OLA Felipe ,meu nome é Ângela ! A sua explicação foi muito boa,mas gostaria de saber quando passar para a terra e como continuar a cuidar obrigada

Isabel Ayres do Couto disse...

Utilizei este método e adorei.Tenho mudas de manga Bourbon,Abacaxi,Sabina todas saudaveis passando para a terra segundo a orientação, quando a muda estivesse com 4 folhas.Tenho umas 25 mudas,e me encanto com o sucesso. A proxima fase vai ser a enxertia para que possam dar frutos com mais ou menos 3 anos .Estou realizada !!!!!!

Washington Silva disse...

Caro Filipe,
Pela primeira vez usei este método do feijão que conheci através deste blog e deu tudo certo; dois caroços, duas belas mudas.
Gostaria de enviar umas fotos.
Por favor, qual o método para muda de pêssego ?

Grato
Abraços.

Washington
Rio de Janeiro- Brasil

ptz disse...

muito boa a dica estou a fazer isso mesmo agora aguardo que germinem. Parabéns

http://smallgardenn.blogspot.pt

Bel Arrué disse...

Trouxe os caroços da praia de carneiros em Pernambuco,la é quente de mais ,porem aqui em Porto alegre esta muito frio,ja usei a tecnica aqui do blog,e tenho um pé de manga rosa crescendo,ele é roxo,e ja tem muitas folhas,porem estou com medo de morrer por conta do frio que tem feito,mas ela esta indo bem.
Pode me dizer o que faco para ela nao morrer? Tenho deixado ela dentro de casa a noite,e durante o dia ponho no sol.mas como ak vai começar as chuvas e mais frio,estou com medo de perde-la.
Tenho conversado com ela,e chamado de LINDA,FAÇO ate carinho,pois ali tbem tem vida,sempre fiz issso nas minhas plantas.Creio q tudo que tem vida sente a energia boa. Entao como faço ????

Filipe disse...

Olá Bel

Obrigado pela visita, em relação à aproximação do tempo frio, aqui em Portugal tenho o mesmo problema.

Se o pé já tem folhas pode colocá-lo na terra, e o que tenho feito é colocar o vaso com o prato por baixo, junto a uma janela com muita luz sem sol direto. No tempo frio não vai crescer muito, ou nada mas aguenta-se.
Tenha atenção se passa alguma corrente de ar pela janela, e tente evitá-las.

Espero ter ajudado
Um abraço

Filipe

Filipe disse...

Caro Washington

O pêssego aqui em Portugal nasce facilmente de caroço, diretamente deitado à Terra, não sei se o pêssego que você come sofreu algum processo de refrigeração o que pode fazer mal à "amêndoa" que está no interior do caroço.

Mas não conseguindo diretamente na terra, podes tentar abrir o caroço e ver qual o estado da "amêndoa", se está mirrada ou mal formada, a semente boa deve ter a aparência igual à semente da amendoeira. Note que a madeira da semente de pêssego, na maior parte das variedades é muito dura.

Um abraço

Filipe

"vida"a minha cheia de surpresas!!!! disse...

gente desculpe minha ignorancia, mas nao sei se devo coloca-la somente no algudao umidecido ou devo adicionar agua de tanto em tanto..algurm pode me dar essa informacao.obrigada!

Filipe disse...

Bem vinda

O algodão deve estar sempre humedicido.

Não deve encharcar o recepiente onde ela se encontra

Boa noite
Filipe

Diana G. disse...

Espectáculo! Acabei de fazer com a minha mãe :)
Obrigada pela ajuda!!

H. disse...

Bom dia!! Eu tenho um minhocario onde coloquei varias sementes de mana..três delas germinaram, e eu transferi para um vasinho. Uma delas já está com cinco centímetro e acho q vai durar, mas as outras duas, estão abertas mas o caule e as folhinhas sumiram...posso fazer alguma coisa ou já posso dar como perdida
?

Anónimo disse...

Muito obrigada pela dica! Vou fazer hoje, peguei hoje duas mangas caídas da árvore, grandes e deliciosas. Espero que dê certo, volto para relatar.
Clarissa

Anónimo disse...

Hoje faz 20 dias que plantei as amêndoas direto na terra e ontem o talinho brotou :) Hoje já estava com as folhinhas :)
Nesta semana que passou, coloquei outras amêndoas na água, como alguém sugeriu acima e estou trocando a água todos os dias.
Clarissa

Litzaflor disse...

Adorei a explicação plantei a minha hj no algodão tomara que de certo.

Telma Pereira disse...

coloquei a minha hoje no algodão...
vamos esperar...

Anónimo disse...

Importante é plantar mangas que são nativas, tipo Bourbon, sabina, coquinho, espada, coração de boi, etc... se plantar uma Aden ou uma Palmer vai nascer coquinho ou espada porque essas duas últimas são mangas de enxertia diferente das nativas que eu citei acima. Eu faço mudas de Bourbon, sabina e coração de boi para presentear os amigos e planto o caroço direto no vasinho, sem tirar a semente...elas demoram cerca de um mês para germinarem e brotarem mas crescem sem problemas, apenas demoram mais para germinar. Gostei desse blog e posso voltar para responder algo para vocês. Att. Luis Sedlacek-Araçatuba-SP

Jorge/floripa-sc disse...

Fiz a experiência e deu certo hoje tenho no meu quintal duas mudas de 10 cm, de um caroço da manga espada comprada em supermercado. Gostaria de saber quando devo transporta-la para outro lugar . pois onde plantei era somente para experiência.

Anónimo disse...

Eu apenas deixei secar no sol, tirei da casca dura que a semente tem em volta e plantei na terra dentro de um vaso pequeno e deixei no sol jogando agua todo os dias(quer dizer não precisou muito pq ta chovendo todo dia aqui no final da tarde). E brotou. Já to com 4 sementes que brotaram

laranjeiras e limoeiros disse...

semeei um caroço de manga num vaso e transplantei e tenho uma árvore enorme e já tem 6 anos e nunca deu fruto o que devo fazer ? obrigada .

Filipe disse...

Quando a mangueira nasce de um caroço, demora mais ou menos 7 anos a dar fruto. Por isso deve estar quase.
Outra hipótese é conhecer alguém que tenha uma a dar frutos e fazer um enxerto.
Já deu flor? Se já deu flor e a flor não se desenvolve para dar fruto pode ser a falta de algum nutriente, à partida pode ser fósforo ou potássio.

Maria Graça disse...

Eu vivo No Funchal Ilha da Madeira, aqui existe os mangas pequeninas super doces, o meu espanto quando acabei de comer verifiquei que o caroço ficou espalmado como se fosse por exemplo uma moeda, com uma tesoura cortei há volta e apenas encontrei com o modelo do caroço duas partes muito fininhas, mas não havia mais nada.
Fiquei super admirada, fui comer outra e aconteceu a mesma coisa, abri e apenas encontrei essas pelinhas transparentes e mais nada.
Algum de vós conhece uma manda dessas, para mim não tem semente porque o caroço lica espalmado.

Unknown disse...

Eu plantei minha semente de manga Palmer, direto em terra dentro de uma embalagem longa vida, agora queria transplantar a muda
para um vaso, como devo fazer?

Unknown disse...

Plantei um caroço de Manga em Lisboa e no verão passeia par o exterior.Tudo bem.tem ceca de 50cm de altura Agora planteia na terra , no Alentejo onde passo a maior parte do tempo .Não tem estado muito frio tem chuvido um pouco mas o aspecto dela não me agrada.
As folhas superiores já morreram
O que devo fazer? Gostava tanto de ter uma mangueira
Obrigada

Filipe disse...

Boa tarde Ana Elisa e desconhecido:

Quando se transplantam mangas deve ter-se cuidado com o torrão que envolve as raízes, deve estar bem compacto, se no ato de transplantar as raízes forem mexidas, pode.se perder a muda.
Para transplantar o melhor é na Primavera ou final do Inverno, quando o tempo começa a aquecer e está húmido, nesta altura a manga ainda está muito viçosa e como disse, se as raízes forem mexidas, pode dar mau resultado.

Miguel disse...

Olá professor também quero plantar manga mas li que as árvores oriundas de sementes demoram muitos anos para produzir. O que e a enxertia e Como funciona ? Obrigado

Miguel disse...

Olá professor também quero plantar manga mas li que as árvores oriundas de sementes demoram muitos anos para produzir. O que e a enxertia e Como funciona ? Obrigado

Miguel disse...

Olá professor também quero plantar manga mas li que as árvores oriundas de sementes demoram muitos anos para produzir. O que e a enxertia e Como funciona ? Obrigado

Unknown disse...

Boas, tenho uma mangas que me ofereceram como sendo "manguitos", não sei se serão a manga Ubá, já tentei abrir o caroço e pareceu-me não ter a semente, será possível?
Esta variedade de manga tem alguma particularidade para se poder cultivar?
E a enxertir mais tarde, não sendo uma arvore habitual, como posso faze-lo?
É a minha inicialização nisto e tenho mil perguntas, se alguem me poder ajudar...
:)
Obrigado

Unknown disse...

Muito legal...essa técnica do algodão....hj fiz uma diferente TB.... peguei um pedaço de espuma e aí fiz um buraco no meio e coloquei terra e os caroços no meio da terra....agora é aguardar pra ver o resultado ver c germina