domingo, 7 de janeiro de 2007

Erva-luísa

Hoje recomenda-se um chá, Erva-luísa, conhecida também como Lúcia-lima, Bela-aloísia, Bela-luísa e Limonete. Para os Brasileiros é a erva-cidreira, o que dá origem às vezes a várias confusões. A primeira fotografia é do tronco, em termos estéticos gosto dos troncos das árvores, além de muitas vezes ajudarem numa classificação particular, contam também a história de uma árvore ou arbusto em particular
Em termos de classificação botânica é outra série de nomes, sem eu saber qual a actual classificação, Lippia triphylla (L’Hérit.) O. Kuntze, Aloysia triphylla (L’Hérit.)Britton, Lippia citriodora L. e Verbena citriodora Cav..Agradeço ajuda para encontrar a denominação exacta.
È usado e recomendado pela farmacopeia, como digestivo e calmante suave.
Não deve ser tomado chá consecutivamente por períodos muito longos, pois pode provocara perturbações gástricas.
A essência é usada, directamente ou diluída, como repelente de insectos.


11 comentários:

Rosa disse...

Aloysia triphylla é a classificação mais utilizada nas publicações recentes (RHS).
Nos nomes comuns usa-se bastante Doce-lima (Alentejo e Ribatejo), Cidrila e Pessegueiro-Inglês (na Madeira).

Anónimo disse...

olá, ando a tentar plantar mas sem sucesso o chá Lúcia-Lima, Bela-Luísa

já me deram varios "raminhos" para plantar de estaca mas numca tive sucesso , por acaso sabe a forma de plantar esta planta ?

Obrigado Roque (aadroque@yahoo.com)

Anónimo disse...

por estes lados do alentejo (évora) chama se erva luisa, uma forma de plantar por estaca, eu axho que tem de deixar a estaca em água ate criar raizes

Jano disse...

Também estou a tentar por estaca. Já tem 3 semanas em terra vegetal e ainda não secou, embora esteja um pouco murcha. Se resultar volto a comentar com o resultado final e os passos que tomei.

Sergin Castanheira disse...

No Brasil a Erva-cidreira e a melissa (Melissa officinalis).

Anónimo disse...

Eu tenho um pé e várias mudas demorei pra descobrir como fazer mudas á melhor época do ano pra fazer mudas novembro Dezembro até janeiro em vasos terra com esterco de gado e molhar todo dia ela gosta de umidade lugar fresco enquanto brota nesse período ela quer muita água. Ela chega a dois metro de altura

Anónimo disse...

Que bom encontrar algum comentário sobre esta "árvore".
Tem uma plantada na frente da casa onde moro agora, mas em nome das calçadas os vizinhos querem arrancar.
Fiquei desesperada tentando fazer mudas. Já lasquei alguns galhos, deixei na água para ver se criavam raiz, lasquei outros e coloquei na terra, mas sem sucesso.
Será que esta pessoa que publicou no dia 4/1/17 poderia me dizer como devo fazer?
Já procurei mudas como Erva-cidreira e a melissa (Melissa officinalis), mas estas são arbustos, em geral têm flores lilás e não crescem como árvores.

Filipe disse...

Obrigado pela visita, a erva-Luísa pega por estaca e também por mergulhia, mas tem que ser feito quando o tempo estiver a aquecer, meio da primavera, precisa de se manter húmida as estacas.

Nicole Balbo disse...

Porque não remove a planta toda e replanta em sua casa

Unknown disse...

Olá, pra mim é um santo remédio eu tomo chá dele, principalmente quando estou a flor da pele, ele tira todo o meu stress me deixando relaxado e suave pisando em nuvens... recomendo show!!!

Unknown disse...

Ganhei um raminho bem pequeno de uma amiga, deixei uns dias na água e depois plantei num vasinho, brotou, e não tendo espaço,plantei na beira calcaca do lado de fora do muro, vingou, está um arbusto enorme (+ou- uns 2 metros), a vizinhança vive pedindo folhas pra fazer cha e até levam mudinhas, mas não conseguem fazer brotar...tive sorte, pois nem entendo de plantas...