terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Quiabo

O quiabo, Abelmoschus esculentus (L) Moench (antigamente Hibiscus esculentus, L), é uma planta da família das Malvaceae, originária da Etiópia, África.
A utilização do quiabo em culinária é como um legume, que se deve usar ainda verde, antes de começar a atingir a maturação, como o feijão verde, ao utilizá-lo, já maduro, está cheio de fibras.
A primeira reacção de um colega meu que viu os quiabos, foi a de dizer que eram muito picantes, o que não é verdade, mas percebi a ideia, associava o quiabo a uma série de pratos africanos que normalmente são servidos com piripiri, além da forma lembrar uma malagueta verde.
A adição do quiabo a um qualquer guisado ou comida com molho, não altera o sabor do prato final, o que pode alterar é a textura do molho, já que o engrossa, como quando se adiciona a farinha Maizena (passe a publicidade). Se colocar muitos quiabos no molho ele aparece com uma textura própria que é aproveitada em muitos pratos africanos e brasileiros.
Experimentei plantá-lo pela primeira vez o ano passado e cresceu bem, Dá-se bem em solos pobres e necessita de pouca água, o seu excesso até pode limitar o crescimento. Tipicamente planta-se como os pimenteiros. Com os primeiros frios a planta seca, o que aconteceu o ano passado só em Dezembro. A fotografia do post é de Outubro.
È uma planta erecta com um só caule que vai desenvolvendo os frutos lateralmente.
Das fibras do seu tronco fazem-se tecidos.

30 comentários:

Ana Ramon disse...

Olá Filipe. Nunca plantei quiabos. Compro as sementes e semeio-os. Aqui também se dão bem. Mas cada pé dá 1 ou 2 frutos o que não me parece normal. Além disso, acabo sempre por os colher já meio fibrosos porque ainda não aprendi a conhecer o tempo exacto para a colheita. Recentemente muni-me dum refractómetro e estou com esperança de conseguir reconhecer as alturas certas para o fazer (quando aprender os valores de açúcar para cada fruta... hummm, nesta caso não sei se dará)

Filipe disse...

Olá Ana, mas plantou ou não plantou:)
Os meus dão vários frutos, por pé e crescem cerca de um metro.
Vou guardar umas semestes do que tenho para si

Ana Ramon disse...

Não plantei! Semeei!!
Não sei de que qualidade serão. Ficam bonitos cozinhados porque quando se cortam às rodelas, ficam com o aspecto de pequenas estrelas. Mas para sempre franca, não sou uma grande apreciadora do paladar. Assim como das alcachofras.. acho que só as cultivo pela graça de as ter :)))Obrigada por se lembrar de mim. Há tempos fiquei a saber de um movimento em que as pessoas trocam entre si 10 saquinhos de sementes diversas. Recebem os saquinhos por correio e depois enviam as suas para outra pessoa. Achei muito interessante poder aceder-se assim a qualidades que não é fácil encontrar.

maria disse...

Gostei de saber o que são os quiabos e para que servem. Não os vou semear porque não me dedico a essas artes mas vou experimentar cozinhá-los.

contradicoes disse...

Como habitualmente quiabos sempre que resolvemos fazer um moambanda à moda de Angola. É um dos componentes que enriquece o molho onde a galinha é guisada.

contradicoes disse...

Só agora reparei no erro. Queria referir "moambada" prato típico angolano

Anónimo disse...

bOlá Pi....há quanto tempo....agora passo sempre por aqui e aprendo muito. Já agora devo dizer-te q ponho quiabos em quase todos os guisados...é q todas gostamos muito, (se fizeres um guisado com cebola, alho, quiabos e ervilhas tortas em fino azeite a que juntas uns camarões fritos...fica uma iguaria).Os maracujás que me deste mirraram!!!! Um deles já estava tão grande!!!!Espero que me consigas arranjar mais.

Não sei se o nome ervilhas tortas está correcto mas conheço este nome desde sempre....são as que se cozinham com a vagem

Beijinhos
NelaF

Filipe disse...

Olá Nela, é bom ver-te por aqui, e quando é que começas um bllog, para seguires o exemplo da Sofia?

Em relação aos maracujás deve-se arranjar qualquer coisa, deixa passar o frio, que eles estão pequenos e podem-se perder alguns

Unknown disse...

olá será que alguém pode me explicar como é que eu planto o meu quiabo.Ganhei um quiabo seco faz uns 3 anos a agora que tenho o meu quintal quero plantar.O problema é que moro na alemanha e o clima aqui nao tem sol todo o ano.Agora que esta a primavera em torno de 15 a 18 graus durante o dia e durante a noite 12 graus, mas daquia pouco esta chegando o verao que chega as vezes em torno de 30 graus em junho julho e agosto.O que faco posso plantar dentro de casa.Ou experimento plantar por lado de fora.Oproblema é quando chegar o frio que chega as vezes a -15C°.Me ajudemmmmm!

Anónimo disse...

Olá Felipe!!!! Sou Carla...
Essa variedade de quiabo que você mostra na foto è a Clemson Spineless? Onde você conseguiu as sementes??????

Anónimo disse...

Moro na Sicilia, Italia, clima perfeito para plantar quiabo, pena que moro em apartamento, mas mesmo assim plantei em um grande vaso, nasceram as flores e agora ja tenho os frutos, minha duvida é quando devo colher, tenho medo de colher duros e fibrosos.
quem puder me ajudar.
Ana

Tagobar disse...

Tempos atrás morava numa pequena chácara. E plantamos uma quantidade enorme de quiabos. Quando os pés floresceram cansamos de degustá-los de toda forma possível. Mas uma quantidade muito grande ficou fibrosa e secou. Pudemos recolhê-los e então experimentamos preparar algo que ouvira falar. Recolhemos todas as sementes. Deu mais de trinta quilos. Torramos. Moemos. Transformou-se num pó de primeira linha. Que preparado como café produziu uma bebida de paladar finíssimo. Que quase não dá para distinguir do café original.Experimentem. Certeza que vão adorar!

Anónimo disse...

Olá.
Gostaria de saber como plantar quiabo e qto tempo demora para o pé crescerem e qual o tempo que vai demorar para colheitas?
Quem poder me ajudar, obrigada.

Ricardo disse...

Ola vivo em Leiria, gostava de arranjar sementes de quiabo para plantar ou semear, mas não sei onde posso encontrar. alguém me pode ajudar??? rikkarduh_@hotmail.com

Unknown disse...

Ola Ricardo,
Eu tbem moro a 15km de leiria, comprei sementes ai perto do maringa, tens uma loja na rua onde fica o beat club ou seja quem vem do estadio tens a retunda e na 1ra saida a dta, segues 100 metros +ou direcçao maringa e antes dos semaforos do lado dto,ta loja com varios artigos agricolas e plantas no passeio, lamento nao saber o nome da loja porque nunca ligo a nomes :-( preço pacote com mais de 100 sementes 1,10 euros. os meus ja germinaram em 5 dias, hehehe!

Anónimo disse...

gostaria de encontrar sementes de quiabo na zona de santa maria da feira alguem sabe onde posso encontrar essas sementes opbrigado andesaec

Anónimo disse...

Gostaria de saber a respeito da TROCA de sementes via correio. Alguém sabe quem faz? Eu gostaria muito de participar.
Quanto ao GUISADO experimentem:
cortar o quiabo só ao meio( isto depois de tirar a pontinha e a base, o cabo. Moranga ou abóbora em cubos médios, cebola em rodelas cozida junto, um pouquinho só de salsinha e cebolinha e já NO PRATO regue com bastante azeite e uma gotinhas de pimenta . Hã! Só com arroz branco hummmm!! me chama!!
MAZOLA

Unknown disse...

Daurea m.
FELIPE ,ADORO QUIABO, TENHO UMA PEQUENA HORTA, PLANTEI QUIABO, CRESCE LINDO MAS NUM DETERMINADO PONTO AS FOLHAS FICAM EMBRANQUIÇADAS, SECAS COR DE FERRUGEM E CAEM. PERCEBO UNS INSETOS MINUSCULOS PARECENDO ZEBRINHAS QUE FICAM O TEMPO TODO NAS FOLHAS. O QUE DEVO FAZE? JAS ESTOU DESISTINDO DE PLANTA LOS NOVAMENTE.

Anónimo disse...

ola pessoal. sera que alguem pode me dizer se quiabo pode se planta em vasos? e se e capaz de da fruto aqui na europa pois e frio aqui e so vai comeca a esquenta em abril porai depois vai ate outubro.
obrigado aquem me responde
lg susy.

produ disse...

pela primeira vez plantei 1500 visto que o mercado esta se abrindo para produtos como quiabos ou xuxus anonas etx vamos ver o que da

produ disse...

solage esses insetos sao acaros e facil contrular e o problema das folhas e oidio a maneiras de precaver a mais simples e jogar 1bocado de enxofre para cima da planta antes de aparecer a doenca,e anonimo em relacao ao frio podes colocar manta termica asim podes plantar em marco e relacao ao vaso podes mas a producao sera muito inferior

Ermelinda Nunes disse...

Olá oreciso cultivar quiabos, meu marido é diabético e deixa os quiabs cortados dentro de agua durante a noite e de manhã bebe essa agua eos valores andam controlads, só que é dificil comprar quiabos só aparecem de vez em quando ns supermercads, moro no Montijo, Setubal

Filipe disse...

Boa tarde Ermelinda
Deviam ter-se plantado mais cedo mas se fizer um viveiro com boa terra, meia sombra meio sol e não deixar secar a terra eles germinam bem com este calor e desenvolvem-se rápido pode deixar uns pés para ter semente para o ano.
Os quiabos semeiam-se e é o mesmo trato que tem com os pimentos

Onde tenho visto sementes de quiabos à venda é na Loja do Agricultor, mas encontra-se muitas vezes em supermercados, ou nas cooperativas agrícolas
Um abraço
Filipe

Unknown disse...


Filipe:

Essa é uma das "verduras" mais utilizadas no Brasil.
Pessoalmente prefiro quiabos diretamente do pé, verdes, imaturos, quando são frescos, trincantes, de sabor delicado.
Os que são comprados podem ser comidos crus (o que pouquíssimas pessoas fazem), ou cozidos, picados ou, como prefiro, inteiros, no arroz, quando lembras aspargos.
Não tem nada, absolutamente, de picantes.
As folhas novas, picadas e refogadas, servem para dar sabor aos cozidos, aos quais conferem certa "liga" (pela mucilagem que contém).

Uma dica: quiabos só devem ser semeados quando as temperaturas forem altas, por ser intolerante ao frio. Somente produzirão com temperaturas altas, o que pode explicar a baixa produtividade citada por Ana Ramon.

Não se plantam quiabos: semeiam-se.

Dica 2: para reconhecer o ponto de colheita, quebra-se a ponta do fruto, quando já estiverem grandes; se quebrar fácil, está bom; se resistir, já "passou do ponto", e deverá ser deixado para semente.

As sementes dão sucedâneo do caviar, especialmente se apenas douradas com algum peixe.

Celso

Celso do Lago Paiva
Curvelo, Minas Gerais, Brasil
.
http://br.groups.yahoo.com/group/botanicaeconomicabrasil/

Filipe disse...

Boa tarde Celso

Obrigado pelas suas dicas, o aproveitamento das folhas e das sementes desconhecia

Um abraço

Filipe

Unknown disse...

Moro na Espanha, em apartamento, tenho umas sementes de quiabo que ainda estão dentro da vagem seca. Gostaria de plantar-lo aqui porque amo quiabo e aqui não tem. O único espaço ao livre que tenho é a sacada. Algu sabe me orientar como posso cultiva-lo assim? Em que época plantaria?
Claudia

Filipe disse...

Bom dia

Estou em Portugal, e normalmente planto o quiabo no início da Primavera, dão-se bem em vasos de tamanho médio, não seis e a vagem é do ano passado mas com o tempo as sementes perdem viabilidade de germinação.
Em Espanha também já deve encontrar sementes à venda, aqui e Portugal encontram-se e algumas das empresas de sementes são espanholas.
Mas se comprar confira a data de empacotamento e a validade do pacote.

E obrigado pela visita

Anónimo disse...

Obrigada pela resposta Felipe, agora que o tempo começa a esquentar por aqui vou arriscar a plantar as sementes. A vagem tem uns 6 meses, espero que ainda sirva. Que tamanho seria um vaso de tamanho médio?. Abraços. Claudia

Filipe disse...

O vaso para germinar pode ser pequeno, pode mesmo ser aqueles alvéolos de esferovite em que se coloca 1 semente em cada um.
Para se desenvolver bem,, costumo transplantá-los para a terra, senão deve ser um vaso médio para cada um

mariacolchete@hotmail..com disse...

Ola gostava que me dissessem onde compram os sementes de quiabo é que aqui na minha zona não encontro moro perto de Aveiro