terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Zero vegetativo

Uma das perguntas que me fazem em relação às minhas "experiências" com as plantas, é relacionada com o facto de muitas vezes certas culturas estarem relacionadas com o clima tropical e com condições diversas das de Portugal. Só que em zonas tropicais existem montanhas (os Andes na América do Sul são o exemplo mais ilustrativo) e vários tipos de ecossistemas diferentes.

Vou tentar nas plantas que falar, definir uma variável que tem a sua subjectividade, que é o zero vegetativo, ele indica a temperatura a partir da qual a planta não sobrevive.

A subjectividade desta variável prende-se, entre outras questões, com o seguinte:
- No caso de uma árvore, se já passou a "infância" ou não. Vou chamar de "infância" ao facto de uma árvore que nasceu por semente já apresentar casca lenhosa ou não no tronco, e chamo casca lenhosa, quando a árvore perder o tom verde no tronco até à bifurcação das folhas
- A temperatura correspondente ao zero vegetativo pode ter o período de um dia, ou seja uma geada que durante uma noite atingiu esse valor, ou a mesma temperatura ter que atingir durante vários dias o mesmo valor mínimo, para existir danos totais na planta.
- O zero vegetativo pode provocar a seca da parte aérea da planta, mas o sistema de raízes estar suficientemente desenvolvido ou não para poder desenvolver novos rebentos.
- A fonte de informação sobre estes valores, muitas vezes diverge, com a atenuante de serem de locais diferentes.



1 comentário:

Ana Ramon disse...

Pois é... olha, a Monstera deliciosa, se não tiver raízes como deve ser, já era. Mesmo coberta, ficou toda queimada do gelo. A ver se na Primavera surgem novos rebentos :((
Gostava que continuasses esse tema.
Um beijinho