quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Mirtilo da Nova Zelândia



A Eugenia myrtifolia da família das mirtaceae, é originária da Nova Zelândia.
O nome vulgar, na Nova Zelândia é mirtilo vermelho.
O arbusto da fotografia foi comprado pequeno num viveirista, é uma planta que agora aparece facilmente como ornamental nos viveiristas. Aguenta muito bem o Inverno e para grande espanto meu até o vento.
O fruto é comestível embora com uma textura esponjosa e com um sabor esquisito.
É usado na origem para fazer compotas e doces.
O melro (turdus merula), aprecia bastante os frutos, não se importando com a origem.

6 comentários:

Anónimo disse...

Já agora: não queres doar essa fotografia ao domínio público (ou numa licença da Creative Commons) para que a possa utilizar na Wikipédia?...

Filipe disse...

Está doada

Anónimo disse...

Obrigadíssimo.
Vai aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Syzygium_paniculatum - estás nas referências bibliográficas. Mas ainda temos de decidir qual a licença para a tua imagem (Creative Commons? Para que citem o teu nome - que é Filipe (...) - ou Domínio Público? Ou GFDL?)...

:)

Filipe disse...

Agora, uma pergunta de ignorante, fazo eu a licença ou fazes tu? Já agora pode ficar em Creative Commons e por o nome de autor como "Um amador da natureza". O que achas?

Anónimo disse...

OK. E faço um link para o teu blog.

Quanto à pergunta de "ignorante" (de facto, é uma pergunta muito adequada): desde que sejas tu a dar autorização para colocar a licença, posso ser eu a fazê-lo. Geralmente, em caso de desconfiança, pede-se um mail a confirmar a "doação", para que o "doador" não diga, depois, que não prescindiu nada dos seus direitos autorais. Mas creio que aqui não será necessário... Excesso de confiança?... :-)

marciano cerqueira gonçalves disse...

como consigo sementes de mirtilo da Nova Zelândia,
marciano.c.goncalves@gmail.com