segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Granadilha



Esta é uma das plantas com que mantenho uma guerra, este ano produziu flores pela primeira vez, mas estão a cair sem fixar o fruto.
A granadilha, é uma espécie de maracujá, (Passiflora linguaris, Juss) que aparece com pouca frequência à venda nos hipermercados no local das frutas tropicais, embora seja um fruto subtropical, a fruto da foto em baixo foi adquirido aí, e a planta nasceu por sementes.

Esta planta suporta bem o Inverno, passando por piores momentos no Verão, e,m que o crescimento praticamente para, Neste Outouno quente, tem sido uma maravilha vê-la crescer.

Em termos de qualidade de fruto, este para mim é o mais saboroso dos maracujás, podendo-se comer ao natural, não apresentando o travo muito forte do maracujá roxo (P. edulis), que é muito agradável para sumos.



5 comentários:

Unknown disse...

Oi,

Provavelmente a sua granadilha não está produzindo frutos por falta de polinização, que é feita pela abelha mamangava. Sugiro por isso caso não exista esta espécie de abelha na sua região que proceda a uma polinização manual.

Espero que tenha ajudado de alguma forma!

Anónimo disse...

Pelo que entendo... Precisa ter a abelha mamanguava, mas precisa ter mais que uma planta... pois necessita de polinização cruzada.
No mais, boa sorte!

Physalis peruviana disse...

ola pode sempre fazer a polinização artificial.
Utilize as próprias mãos;)

visite o meu blogue

http://physalisperuvian.blogspot.com/

João Franco disse...

Olá!

Eu tenho um blogue dedicado à fruticultura exótica e em especial aos maracujás. Poderão consultar o blogue:

http://my-passiflora.blogspot.com

João Franco

João Franco disse...

Olá!

Já saiu o meu livro sobre passiflora (maracujás):

http://my-passiflora.blogspot.pt/2013/11/a-grande-novidade-o-meu-livro.html

João Franco