terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Perpétua das areias (erva caril) (2).



Helichrysum italicum ((Rth.) Don. (Asteraceae) é um ícone na flora do Mediterrâneo.
O uso dos seus óleos essenciais em glamorosos perfumes e produtos de beleza tornou esta planta num ícone do luxo e da moda.
A distribuição do H. italicum estende-se por todo o Mediterrâneo, as suas propriedades nõ se limitam às fragrâncias que produz e podem beneficiar também a saúde humana.
Neste contexto H. Italicum pode ser visto como um gigante adormecido da medicina tradicional (“herbal”, no original) do Mediterrâneo e os seus extractos têm o potencial de serem desenvolvidos como ingredientes de suplementos diatéticos tal como os seus óleos essenciais têm sido usados com sucesso na perfumaria e na aromaterapia.
Acordar este gigante não será simples, mas os estudos recentes têm fornecido as bases para o renascimento do Helichrysum.
O artigo que aqui traduzo de forma livre do inglês, apresenta a fascinante faceta etnobotânica do H. italicum sob a luz da moderna investigação molecular dos seus constituintes, dos alvos farmacêuticos, descrevendo com o devido relevo os estudos intensivos levados a cabo desde 1930, em Itália pelo investigador, Leornado Santini.
(Continua)

Sem comentários: