quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Infestantes

Espiga de flores da Acacia longifolia

A história começa no sec. XIX, em que se pretendia resolver um problema de fixação de areia nas dunas litorais.
Introduziu-se a Acácia das espigas (Acacia longifolia (Andrews) Willd.) que através de da sua rede de raízes conseguiu fixar realmente as dunas só que a rede de raízes tornou-se demasiado densa e as plantas nativas deixaram de te ter espaço para se desenvolver.
 
 Árvores de Acácia l.
Assim adquiriu o estatuto de Planta invasora, abrindo caminho para a sua erradicação, mecânico (corte), Químico (herbicidas) ou o chamado método natural.
 Trata-se da introdução de um insecto que vai atacar as flores desta acácia, e cria (Ver link http://invasoras.pt/trichilogaster-acaciaelongifoliae-controlo-natural-acacia-de-espigas/)
  Numa primeira fase, os insetos (Trichilogaster acaciaelongifoliae

 Trichilogaster acaciaelongifoliae

serão libertados numa extensão entre Quiaios, na Figueira da Foz, Mira e S. Jacinto, em Aveiro, "para impedir a formação de sementes da acácia-de-espigas", adiantou ao DN a investigadora da equipa do Centro de Ecologia Funcional (CEF) da UC, coordenado por Helena Freitas, no âmbito do projeto que também junta especialistas da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). Já no próximo ano, esta metodologia deverá abranger outras áreas do país e assim sucessivamente, no âmbito deste projeto que deverá durar anos.

a. vagens de acácia-de-espigas, b. área dunar (re)invadida por forte germinação de acácia-de-espigas depois de uma intervenção, c. acácia-de-espigas com galhas (na África do Sul), d. observação à lupa de Trichilogaster acaciaelongifoliae, agente de controlo natural de acácia-de-espigas durante os testes de especificidade, em ambiente confinado (quarentena) onde foi colocado em contacto com uma lista de plantas não-alvo (tojo, na imagem).


Ecologia, do grego oikos casa e logia estudo, o estudo da casa, das suas interacções a nível da natureza entre as diferentes casas.
O cientista alemão Ernest Haeckel usou pela primeira vez este termo em 1869 para designar o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.
No estudo da casa, o homem achou, acha que pode ser arquitecto dessa casa.
Neste caso tenta fechar uma porta mas abre uma janela... os maiores sucessos para esta introdução, mas fica-me sempre um mas...

1 comentário:

Ana Ramon disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.