quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Poda dos famboeseiras

Este fim-de-semana no intervalo das chuvas, decidi podar os framboeseiras (Rubus idaeus,L). Agradeço qualquer conselho e correcção, porque em termos de tratos culturais não tenho grande experiência com elas.
No primeiro ano que as plantei deram frutos em Junho, bastantes depois foram dando ao longo do Verão mas poucos e por fim no final do Verão voltaram a dar, é o que se chama uma variedade remontante.
Esta variedade não tem os picos muito afiados nem muito grandes, com cuidado consegue-se manusear. Propaga-se por rebentos novos que “invadem” a área circundante, e torna-se necessário fazer uma limpeza anual
Em termos de poda segui mais ou menos o conselho dos livros (Guia da Agricultura Biológica, Hortas e Pomares, Jean Paul Thorez, Livros de Vida Editores) que dizem:

Devem-se eliminar os ramos fracos e as partes onde já tenha decorrido a frutificação. A poda das variedades remontantes difere das podas das variedades não remontantes. Nas remontantes podar no Verão e no Inverno. Para obter um bom arejamento não deixar mais do que 12-15 ramos por m2.

No final, terra circundante toda pisada a ser necessário revolvê-la. Falta ainda tapar os pés com casca de pinho, que as fambroesas agradecem.
Ainda sobre as variedades remontantes, citando (Podar facilmente, Lewis Hill, Colecção Euroagro, edições Europa-América):
Só existe uma coisa mais saborosa que uma framboesa fresca na estação, é uma fambroesa fresca fora da estação.

6 comentários:

Luciano Lema disse...

hmm, são bem boas são!
não as tenho por cá, não te posso dar grandes dicas.

Anónimo disse...

Olá...

É a primeira vez que visito este espaço. Sinceramente gostei. Parabéns. Permita-me que sugira uma boa ajuda para a poda de pequenos arbustos de jardim. A Associação de Amigos do Jardim Botânico da Ajuda editou um DVD sobre "Poda de Plantas Ornamentais". É realizado pelo Professor Francisco Coimbra. É muitissimo interessante e um optimo auxiliar. Encontra-o no Jardim Botanico da Ajuda. Se estiver interessado eu posso conseguir um exemplar!

Anónimo disse...

Bom Ano
Também é a 1ª vez que aqui venho. Sou um apreciadora e consumidora de framboesas, em grau muito elevado. Consigo ter framboesas todo o ano. No Verão,isto é, de fins de Junho a princípios de Novembro consigo ter framboesas frescas excepto em Agosto e princípios de Setembro. Para o Inverno , tenho as que vou congelando com muito cuidado,pois são demasiado sensíveis.Tenho um espaço de , sensivelmente 10m de comprimento por 1,50m de largura.Estão localizadas num espaço aberto e não encostadas a muro, pois deste modo posso colher em toda a volta.Para as segurar, coloquei uma rede de plástico hirto, com pequenos quadrados, que se encontra em qualquer superfície comercial, tipo Aki. Não tendo muro, as framboesas apanham mais sol.Além disso é mais fácil limpar o terreno, pois é enorme a propagação de novas plantas , é como as silvas. Todos os pés que nascem fora da rede, são para eliminar. Sobre a poda, costumo fazê-la em Janeiro.Elimino todos os pés que deram fruto e que estão secos e os outros corto-os à mesma altura de rede, isto é cerce de 90cm. Para que a rede não tombe, prendo-a a estacas que são espetadas na terra e que ajudam a segurar e a manter a rede sempre de pé. Alguns conselhos:
-Convém regar abundantemente no Verão, e se este for seco e prolongado, mais ainda, mas há que ter um cuidado especial, evitar
molhar os frutos, pois a humidade sobre eles, é sua inimiga.
-Para adubar, uso o que resulta da compostagem que também faço com todos os restos crus, folhas, frutos que vão caindo, restos do corte de relva, flores velhas e outros vegetais.
Espero ter dado alguns esclarecimentos.
Clarisse

Maria Paz disse...

As minhas framboesas têm muitos espinhos fininhos.
Esta poda parece-me bem.
As minhas podo-as assim: corto todos os ramos secos e também elimino alguns verdes. Os que mantenho deixo-os com + ou - 1 m. A variedade que possuo é muito resistente, tipo silvas, por isso aguentam quase tudo.

matarruano disse...

A minha experiência e tem corrido bem é deixar ramos velhos do ano anterior dão que se farta de vez em quando deve-se fazer um desbaste para as renovar como foi dito são como as silvas são plantas fortes

Carlos, Gleidys e Fredy disse...

MInha Framboesa deixei crescer a seu gosto. Tenho varas com mais de 4 metros, que se apoiam em tirantes que coloquei para o descanso delas. Pelo que li, não podem passar de 1 metro? Preciso então podá-las a esta altura? É uma muda bem nova, menos de 6 meses. Posso aguardar alguma orientação?