terça-feira, 3 de Fevereiro de 2009

Luzerna


No sábado, Barack Obama jantou no Alfalfa Club, um selecto clube de Washington, fundado em 1907. Um grupo de cavalheiros do Sul fundara o clube para homenagear o general Lee, o líder que na Guerra Civil defendeu a escravatura. Obama fez humor com as raízes do clube: "Se estivesse aqui, hoje, o general Lee teria 202 anos. E estaria muito confuso." Um Presidente negro, convidado de honra num clube fundado para homenagear o general Robert Lee, a mim comove- -me. Vou contar outro ângulo da história, para ver se comovo mais gente. Vou lembrar outras raízes. O clube chama-se Alfalfa, em português, alfafa ou luzerna. A rainha das forragens, a melhor para as vacas. Cinco anos depois do clube fundado, em 1913, Jack London, em "O Vale da Lua", escreveu páginas que são um hino aos açorianos da Califórnia que plantavam até à berma das estradas. Esses camponeses, produzindo "alfalfa", tornaram-se os maiores leiteiros da América. Apesar disso, em 1920, o Congresso fez uma lei que estabeleceu quotas: favoreceu os imigrantes de olhos azuis, ingleses e alemães, e os açorianos de São Jorge, os pais do leite americano, ficaram décadas sem poder emigrar... |

Ferreira Fernandes - Diário de Notícias 2/2/09

A alfafa (Medicago sativa L.), também conhecida por luzerna, é uma leguminosa perene, renovada constantemente pela natureza.
Por ser muito nutritiva e apresentar importantes qualidades como forrageira, possuir em sua composição básica os seguintes valores por produto;( valores básicos em percentual relativo)

Proteína bruta = 22 a 25%

Cálcio = 1,6%

Fósforo = 0,26%

Nutrientes Digestíveis Totais(NDT) = 60%
(fonte: Wikipedia)

14 comentários:

Etiene Oliveira disse...

Olá Felipe. Como Vai?
Moro no Brasil e estava pesquisando algo sobre hortas quando achei seu blog. Muito bom. Parabéns! Estou preparando uma área nos fundos de minha casa para fazer uma pequena horta e é onde também pretendo cultivar ervas aromáticas e medicinais.Não sou profissional mas gosto de me aventurar além de ser ótimo como lazer. A partir de agora vou passar sempre por aqui e indicá-lo para amigas lá no meu blog, que não é tão bonito quanto o seu, e sim, um espaço onde falo um pouco da construção da minha casa e do meu dia a dia.
Abraços...
Etiene

Tombazana disse...

Para quando mais da tua sabedoria aqui sempre tão bem postada!?

Beijinhos muitos

Jeane disse...

Oi Felipe adoro seu blog e te digo que consegui plantar uma manga depois daquele post que vc colocou sobre como fazer! Queria um palpite teu: Tou afim de fazer um curso de jardineria a distância, tu acha que serve, será bom? adoraria tua opiniao, me manda um email um abraço!
jpazsantana@gmail.com

Ana e Domingos disse...

BloG muito bom exelente para quem quer saber de plantas..
Parabens !

BejinhO
Magally

Ana Ramon disse...

Olá Filipe. Para quando novas publicações?
Já temos saudades
Um beijinho grande

Ana e Domingos disse...

Concordamos com a Ana Ramon estamos a espera de novos trabalhos

vazamento em empresa disse...

Adorei o blog...muito interessante para quem gosta de plantas e tudo mais....

anareis disse...

Querido(a) novo(a) amigo(a), estou precisando muito de novos amigos pra me auxiliarem no meu projeto. Estou criando uma minibiblioteca comunitária e outras atividades pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui na minha comunidade carente no Rio de Janeiro,eu sózinha não conseguirei,mas com a ajuda dos amigos sim. Já comprei 120 livros e também ganhei livros até de portugal dos meus amigos dos meus blogs:Eulucinha.blogspot.com ,se quiser pode visitar meus blogs do google,ficarei muito contente. A campanha de doações que estou fazendo pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 ou pode doar livros ou pode doar máquina de costura ou pode doar retalhos,ou pode doar computadores usados. Qualquer tipo de doação será bemvinda é só mandar-me um email para: asilvareis10@gmail.com , eu darei o endereço de remessa. As doações em dinheiro serão destinadas a compra de livros,material de construção,estantes,mesas,cadeiras,alimentos,etc. Se voce puder arrecadar doações para doar ao meu projeto serei eternamente grata. Muito obrigado pela sua atenção

Thiago disse...

Olá, desculpe a invasão do espaço.
Mas estou trabalhando na divulgação da Primeira Olimpíada Nacional em História do Brasil, iniciativa inédita no país, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio do CNPq. A Olimpíada é para escolas públicas e particulares e acontece pela internet, com equipes formadas por estudantes do oitavo e nono anos do ensino fundamental e por estudantes do ensino médio, juntamente com seu professor. As inscrições já estão abertas!
www.mc.unicamp.br

Por favor, repasse essa informação a possíveis interessados,

Muito obrigado!

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem: ‘Brasil será capaz de liderar a preservação da natureza no mundo???...’ Estamos realizando, também, enquetes e gostaríamos de contar com o voto de vocês.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

Magda Moita disse...

Adorei conhecer esta casa!

Muitos parabéns pelo trabalho. Vou linkar na minha casa o seu blog.

Um abraço

Magda

Espinete disse...

Parabéns pelo blog... e continua...

http://alentejoandando.blogspot.com/

Rafael Coutinho disse...

Olá, tudo bem?

Gostaria de lhe propor uma parceria com o Um amador da Natureza Se tiver interesse, favor entrar em contato através do email rafael@linkaonline.com.br

Att,

Rafael Coutinho

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática online. Emily Nascimento