sábado, 17 de novembro de 2007

Papaia



A papaia, Carica papaya L., também conhecida por mamão, embora possa atingir 5 metros de altura, não é uma árvore é uma “erva gigante”, da ordem das Brassicales, a mesma ordem das nossas couves portuguesas.

O seu tronco é oco e a lenhificação do tronco só ocorre exteriormente numa camada fina da casca. Cresce muito rápidamente e tem uma vida curta.

Aproveita-se quase tudo desta planta, fruto sementes, folhas e raízes.

Um dos compostos mais utilizados extraídos desta planta é a papaina, que além de constar em muitos cremes de beleza é injectado em animais para abater, para amaciar a carne. Esta utilização, no modo artesanal, em Africa, consiste em enrolar a carne no frigorífico (quando o há) em folhas desta planta.

Se notarem nos tags, este post está incluído nos insucessos. Significa que nunca comi um fruto numa árvore plantada por mim.

A fotografia da papaieira que estão a ver é num terreno abandonado junto ao laboratório onde trabalho, um terreno antigo com os restos de obras que com a ajuda do jardineiro que leva para lá os corte de relva e caruma do pinheiro e o homem da máquina de café automática que vai deitando as borras de café, vai evoluindo em nutrientes.

Tem uma vantagem significativa, está virado a Sul e com os outros 4 pontos cardeais protegidos por um edifício de 4 pisos. Uma situação ideal para ter plantas tropicais. Este é um dos terrenos em que vou colocando os “restos” (excesso de plantas) do meu quintal.

As irmãs desta papaieira, na minha casa, apanharam uma espécie de fungo e perderam-se todas. Aqui vão com esta força, têm dois anos, já passaram um Inverno, o último que não foi muito frio.


Em tentativas anteriores a esta série, com as papaias, tem acontecido vários acidentes.

Metrológicos.

A geada pode queimar as folhas, se for muito persistente queima também o caule que é oco e a planta não tem recuperação.

O vento, se for muito forte, apanha o caule frágil e parte a árvore, como o caule é oco, dificilmente volta a rebentar.

Seca, em férias tempo quente e seco, principalmente no primeiro ano, pode secar a planta.

Outro tipo de acidente, existem a planta macho e a fêmea (em algumas espécies a folha da planta macho é mais rendilhada que a da fêmea). A planta que dá fruta é a planta fêmea, a macho só dá um cacho de flores.

Estive cinco anos em África e lá no quintal dos meus pais, várias vezes tentei plantar papaias, nasceram sempre e em grande número….sempre machos.

Entretanto a estrela das fotografias continua com flores e frutos vingados, falta a maturação, o que, nesta altura do ano, não acredito muito

39 comentários:

Anónimo disse...

Sempre adorei papaia mas é fruto caro e dificil de encontrar cá em Portugal. Guardei as sementes da última que comi pensando em plantar num vaso na minha varanda a ver o que dá. Agora que li isto acho que não vai ter grande futuro, mas eu vou tentar na mesma. Segundo entendi, mesmo que eu conseguisse fazer com que crescesse uma planta fêmea ela sozinha não daria fruto. Precisa de uma planta macho por perto?
Obrigada

vivaverde.blogs.sapo.pt

anokiinhas disse...

boa tarde, eu tambem semeei papaia num canteiro do jardim e nasceram muitas, claro so tem uns 2cm mas vou esperar para ver,se conseguir que alguma vingue ficaria muito feliz.quero tambem dar-lhe os parabens pelo blog, é muito interessante vesito-o muitas vezes,adoro flores e frutos,vou colocando na terra muitas das sementes de frutos principalmente tropicais que compro, mas pouco tenho conseguido,porque nao tenho conhecimentos sou apenas uma dona de casa. obrigado.

Binary Options and Forex disse...

Podem-me informar se as sementes devem ser secas ao sol antes de se colocar na terra? Ou colocamos logo na terra mal se abra o fruto?
Sabem se existe produção de papaia em Portugal?

Anónimo disse...

ola as sementes da papaia primeiro tem que secar depois semear quando tiverem mais ao menos 30 centimetros de altura temos que plantar uma por uma separadas não sei se foi útil a minha informação beijsssssssssssssssss

FIzidro disse...

Também adoro papaia, mas efectivamente é uma fruta caríssima e pouco apreciada em Portugal. Também já tentei semear papaias, até com sementes vindas de Moçambique, mas nada. Tenho uma tamareira, semeada de um caroço (foi o único que vingou), mas só com folhas compridas e finas, com 30/40 cm num vaso com quase 10 anos; talvez este ano consiga pôr na terra...

Fernando Nunes disse...

tb tenho tido algumas experiências com papaeiras como resido no algarve aqui fica mais facil obte-las e até dão papaias mas dão-se mal com as geadas.
no entanto se as colocarmos num sitio abrigado dão sempre ainda não tive machos
quanto às sementes tenho utilizado as de frutos que já se obtem aqui e coloco-os logo frescos e germinam sempre não espero que sequem aliás algumas vezes já estão dentro do fruto a germinar

Judite disse...

Tenho 2 arvores de papaia que me nasceram espontâneamente no meu canteiro no meio dos Hibiscos.Após terem passado o inverno, e como eram pequeininas e muito frágeis ficaram atrofiadas, mas assim que o calor começou elas aí estão grandes e já com frutos, vamos a ver se eu me irei deliciar a comê-las.

Anónimo disse...

Eu adoro papaias mas realmente são extremamente caras. Também gostava de tentar plantar sementes para ver no que dava. Vivo no Alentejo em que as temperaturas mais altas rondam entre os 38-40º e as mais baixas entre os 0-12º mais ou menos, posto isto, seria boa ideia colocar o vaso (caso vinguem) na parte mais fresca do meu quintal à sombra ou elas gostam mais de sol? Pergunto isto porque o meu quintal fica numa zona algo protegida do vento mas bastante quente e abafada então não sei se esta é planta que goste disso. Tenho uma ave do paraíso que se está a dar muito bem à sombra... Se alguém me puder aconselhar fico mt agradecida.

Anónimo disse...

É o nosso famoso mamão. Sou brasileira e tenho tentado plantar algumas plantas tropicais aqui, tenho algodão, papaias e anonas que são as pinhas tropicais. Os mamoeiros ou papaias têm macho e fêmeas, mas os dois dão frutos, as sementes podem ser plantadas assim que tira do fruto ou depois, tanto faz, eu guardei do inverno para plantar no inicio do verão, demorou a nascer, não sei é se vão resistir ao frio daqui, espero que sim, por enquanto estão bonitos e crescendo.

Luis M. disse...

Desculpe fiquei meio confuso, está a falar da papaia ou do mamão, é que são dois frutos distintos apesar de serem parecidos.

Visitem

http://physalisperuvian.blogspot.com/

Luis M. disse...

Só uma resalva, as sementes nunca devem ser secas ao sol directo seja de que fruto for, os raios solares podem danificar as sementes e diminuir a sua fertilidade.

Quem pretender secar sementes coloque-as ao sol com um pano por cima para evitar a luz directa, assim secam com o calor sem levarem com os raios solares.

http://physalisperuvian.blogspot.com/

alex disse...

olá a todos, sou de Albufeira, só para dizer que plantei cerca de umas 100 sementes de uma papaia que comi, nasceram quase todas, cresceram quase todas ate´ uns cinco dedos de altura, depois decidi mudar para uns vasinhos maiores e perdi mais de metade da plantação, agora já só me restam cerca de u35 ou 36, mas já têm cerca de uns 30cm de altura, cortei muita folha para elas crescerem mais depressa devido ao inverno, e eles desenvolveram-se depressa, a meu ver....

estou ansioso para ver o que vai dar e quantas me vao sobrar, porque se todas elas agora chegarem a árvores adultas tou tramado pois encho o qintal...heheeh


cpts

Anónimo disse...

Pra começar dizer que a papaia no meus pais nao esta cara como de outros países,e que Moçambique muita produtividade desta fruta

Anónimo disse...

Eu vivi 20 anos em Angola e lá chama-se papaia ao fruto mais comprido e mamão ao fruto mais arredondado. Também gosto muito de papaia e vim para descobrir se a papaia tem macho e fêmea porque plantei um abacateiro há uma porção de anos e até agora não deu frutos. Têm-me dito que é preciso ter macho e fêmea. E agora! Como é que eu sei qual é o macho e qual é a fêmea?
Boa noite

Anónimo disse...

no Algarve tenho uma arvore com papaias. Está desenvolvida e com frutos. Tenho tido o cuidado de a
proteger da geada. Não sei quando será altura de colher os frutos. Estão grandes, mas de cor verde.

António R. disse...

Quando estiverem maduros ou de cor alaranjada...

Unknown disse...

Bom dia, eu só tenho uma árvore que tem alguma flor como hei de saber se é macho ou fêmea e se é preciso as duas para dar fruto
Obrigada.

Mario Santos disse...

Boa noite, vivo em Loulé e tenho uma árvore da papaia numa casa em quarteira num pátio interior. Está sempre a produzir todo o ano, já deve ter uns cinco anos, hoje comi uma ao almoço e vou aproveitar as sementes para semear num quintal onde moro. Estamos no inverno, vou ver se nascem para primavera transplantadas para o solo, Também tenho nonas apesar deste ano a produção ter sido fraca. Vamos ver se tenho êxito com esta nova sementeira.

vera disse...

Boa tarde, tenho uma tia que mora em coimbra portugal e foi a ilha da Madeira e trouxe abacate e semeou o caroço e agora tem la uma arvore enorme que da bue abacates

Jorge disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge disse...

Boas plantei em vasos mamão (o fruto maior) agora na primavera algumas morreram outras vingaram, vamos ver o que vai dar, e pêras abacate também​ e já as meti na terra, desenvolveram mais rápido que os de mamão mas assim que tiver mais notícias posto um vídeo no YouTube, as pêras dão bem aqui na zona de Lisboa tenho visto várias árvores aqui na zona com fruto mais de 30 árvores, uma delas por trás de um posto de abastecimento de gasolina na abóbora. Jorge Brasão.

Jorge disse...

Vou tentar plantar mais variadades de outros frutos tropicais.

Jorge disse...

Boa tarde hoje fui ter com um sr.amigo perto da parede conselho de segurança.domingos de Rana onde tem um mamueiros com 3 a quatro metros onde tenho fotos e 1 vídeo, Jorge.brasao@hotmail.com

Ruben Guedes disse...

Eu vivo em Mirandela, Portugal uma das cidades mais quentes de Portugal mas com certeza a com maior amplitude térmica. Cá em Mirandela no inicio de Junho já fez 46 graus este ano e está previsto continuar assim; no inverno este ano fez mais frio que no pico de Portugal Continental pois veio uma noite com -12 graus o que é bastante frio, caiu uma geada que parecia os Alpes, mas o pior disso tudo é que depois vem um nevoeiro forte por causa do nosso rio, o Tua, que às vezes se prolonga por meio mês o sol não chega a tocar na terra o que faz com que a geada não derreta. Numa noite de inverno eu comi uma papaia, retirei e lavei as sementes e pu-las num frasco de morcões da pesca (aqueles frascos furados) e demorou 25 dias a secar em cima de um radiador todo as horas, ou seja, 600 horas de secagem. Depois guardeias num canto das despensa e lá por volta de meados de Abril, semeei as num canteiro e nessa altura a temperatura estava por volta de 20º de dia e 5º de noite. Elas nasceram em aproximadamente 12 dias e nasceram quase todas. Agora estão quase todas e já têm 30 cm em apenas 1 mês. Agora é só esperar se como ou não papaias portuguesas.

Anónimo disse...

Eu vivo na cidade da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores, para informação sobre o tema sou a comunicar que comprei uma Papaia Carica (Mamão) da sementeira das respetivas sementes, plantei as papaeiras, num pomar, composto por uma encosta virada a sul, rpotegido com altos abrigos de faias, que atingiram cerca de 4 metros de altura e com belos frutos, o maior pesava 2,250 Kgs. Não são muito doces,atento às poucas hora de sol, contudo, são comestíveis em saladas.

Filipe disse...

E são boas para fazer doce

Unknown disse...

Olá! Eu já experimentei das duas maneiras e não notei grandes diferenças...germinaram praticamente todas.

Unknown disse...

Em Lisboa as sementes de papaia na minha varanda quente e fria, apenas vingaram acima dos 10 cm quando fiz uma mini.estufa com um garrafao cortado e virado ao contrário. Unica hipotese...com estufa

Unknown disse...

Boas sr Mário, também plantei várias sementes de papaia, nasceram algumas,2 estão acrescer ainda que lentamente, que concelhos me poderia dar?!

Unknown disse...

Eu tenho uma no quintal tem F I olhas vmosver o que sai dali

Joaquim Couto disse...

Boa noite, estive em Angola nos anos 60 e 70, tínhamos muitas Papaeiras e Mamoeiros na nossa propriedade, o meu Pai quando as árvores não davam fruto, "Capava-as", isto é, metia-lhes uma cunha em madeira junto ao caule logo acima um bocado da terra, e batia com um martelo deixando ficar esse artificio na árvore. O que é certo é que passavam a florir e começar a dar muita fruta. É uma árvore lindíssima, frágil não dá nem para encostar um escadote nela. Tinha um artefacto feito por mim que era uma lata enfiada num pau de Eucalipto, era assim que conseguíamos chegar à fruta madura. A seiva esbranquiçada e leitosa que escorre nas flores tenras, dá para amaciar a carne dura, minha mãe fazia isso. Só anos mais tarde descobri o porquê. A seiva tem um enzima na sua composição que dá cabo das proteínas da carne. Aqui em Portugal (Norte) acho que eles não dão nada devido ao clima frio e húmido que faz no Inverno, é uma pena.

Unknown disse...

Tenho um abacateiro na Quinta sozinho e está sempre carregadinho de frutos por isso acho que não precisa de sexo oposto.

turbolenta disse...

Aqui no meu quintal nasceram várias e algumas deram lindas árvores. Cresceram num instante.
Actualmente, uma delas tem 12 frutos. Uns maiores que outros, mas lá vão vivendo
No Verão , além da a´rvore crescer bem e de dar aqueles frutos, eles cresceram bastante mas agora, com o tempo mais fresco o crescimento é muito lento.
Posso dizer que das várias que nasceram, a que está a dar frutos é uma única
Não sei se apenas esta era feminina e se todas as outras são masculinas
quando passar o primeiro inverno por elas, veremos se escapa alguma e se dá algum fruto
agora o que me preocupa é que, apareceu na papaia maior um estilo de cristais brancos, estilo sal grosso. se eu raspar com a unha aquilo sai, mas depois volta a aparecer.
não sei se é normal nestas árvores, assim como os pessegueiros também deitam aquela espécie de melaço, ou se será alguma doença deste fruto
alguém sabe?

Manuel Marques disse...

Boa noite. Tenho quatro mamoeiros em estufa e todos têm fruto praticamente criado. Estou preocupado por que a folhagem está a ficar com umas manchas tipo míldeo ou uídeo (não sei diferenciar).No ano passado aconteceu o mesmo e o fruto murchou e perdeu-se práticamente todo.Uma árvore ganhou uma espécie de câncro, secou parcialmente, mas rebentou e tem frutos. Queria que me informassem se há algum produto que eu possa utilizar. Do Brasil vem muita informação,no entanto não é aplicável no meu caso, visto as minhas plantas serem de estufa. Já agora informo que a estufa tem oito metros de largura por quinze de comprimento e seis de alto.Tenho abacaxi(com sucesso)e bananas.Colhi há um mês um cacho com setenta e duas bananas,muito doces.Fico grato se me puderem ajudar.

Filipe disse...

Bom dia

Com os mamoeiros em estufa deve ser um fungo, eu começava por aplicar calda bordalesa, é um fungicida tradicional.

Note que os mamomeiros não são uma árvore, são uma erva gigante e o seu tempo de vida é 4 5 anos a produzir, a partir daí começam a definhar.
Onde é que tem a estufa?

Unknown disse...

Boa noite! Consegui criar um arbusto de Papaia num canteiro. Já tem 1 metro de altura,Mas está a ficar com as folhas secas e o tronco castanho!! Não sei se é do frio, se precisa de mais água ou é algum fungo!! Pode dar-me um conselho?

Unknown disse...

Fiz uma coberta com cerca de quatro metros onde coloquei seis papaeiras tapadas com plástico duas já teem perto de dois metros de altura será que para o ano que vem vou ter frutos! Neste momento aguardo a próxima primavera para ver o resultado

Unknown disse...

Muito útil obrigado

Anónimo disse...

O abacateiro demora 7anos a dar fruto.