sábado, 17 de novembro de 2007

Papaia



A papaia, Carica papaya L., também conhecida por mamão, embora possa atingir 5 metros de altura, não é uma árvore é uma “erva gigante”, da ordem das Brassicales, a mesma ordem das nossas couves portuguesas.

O seu tronco é oco e a lenhificação do tronco só ocorre exteriormente numa camada fina da casca. Cresce muito rápidamente e tem uma vida curta.

Aproveita-se quase tudo desta planta, fruto sementes, folhas e raízes.

Um dos compostos mais utilizados extraídos desta planta é a papaina, que além de constar em muitos cremes de beleza é injectado em animais para abater, para amaciar a carne. Esta utilização, no modo artesanal, em Africa, consiste em enrolar a carne no frigorífico (quando o há) em folhas desta planta.

Se notarem nos tags, este post está incluído nos insucessos. Significa que nunca comi um fruto numa árvore plantada por mim.

A fotografia da papaieira que estão a ver é num terreno abandonado junto ao laboratório onde trabalho, um terreno antigo com os restos de obras que com a ajuda do jardineiro que leva para lá os corte de relva e caruma do pinheiro e o homem da máquina de café automática que vai deitando as borras de café, vai evoluindo em nutrientes.

Tem uma vantagem significativa, está virado a Sul e com os outros 4 pontos cardeais protegidos por um edifício de 4 pisos. Uma situação ideal para ter plantas tropicais. Este é um dos terrenos em que vou colocando os “restos” (excesso de plantas) do meu quintal.

As irmãs desta papaieira, na minha casa, apanharam uma espécie de fungo e perderam-se todas. Aqui vão com esta força, têm dois anos, já passaram um Inverno, o último que não foi muito frio.


Em tentativas anteriores a esta série, com as papaias, tem acontecido vários acidentes.

Metrológicos.

A geada pode queimar as folhas, se for muito persistente queima também o caule que é oco e a planta não tem recuperação.

O vento, se for muito forte, apanha o caule frágil e parte a árvore, como o caule é oco, dificilmente volta a rebentar.

Seca, em férias tempo quente e seco, principalmente no primeiro ano, pode secar a planta.

Outro tipo de acidente, existem a planta macho e a fêmea (em algumas espécies a folha da planta macho é mais rendilhada que a da fêmea). A planta que dá fruta é a planta fêmea, a macho só dá um cacho de flores.

Estive cinco anos em África e lá no quintal dos meus pais, várias vezes tentei plantar papaias, nasceram sempre e em grande número….sempre machos.

Entretanto a estrela das fotografias continua com flores e frutos vingados, falta a maturação, o que, nesta altura do ano, não acredito muito

19 comentários:

Lígia disse...

Sempre adorei papaia mas é fruto caro e dificil de encontrar cá em Portugal. Guardei as sementes da última que comi pensando em plantar num vaso na minha varanda a ver o que dá. Agora que li isto acho que não vai ter grande futuro, mas eu vou tentar na mesma. Segundo entendi, mesmo que eu conseguisse fazer com que crescesse uma planta fêmea ela sozinha não daria fruto. Precisa de uma planta macho por perto?
Obrigada

vivaverde.blogs.sapo.pt

anokiinhas disse...

boa tarde, eu tambem semeei papaia num canteiro do jardim e nasceram muitas, claro so tem uns 2cm mas vou esperar para ver,se conseguir que alguma vingue ficaria muito feliz.quero tambem dar-lhe os parabens pelo blog, é muito interessante vesito-o muitas vezes,adoro flores e frutos,vou colocando na terra muitas das sementes de frutos principalmente tropicais que compro, mas pouco tenho conseguido,porque nao tenho conhecimentos sou apenas uma dona de casa. obrigado.

NWA - Network Marketing disse...

Podem-me informar se as sementes devem ser secas ao sol antes de se colocar na terra? Ou colocamos logo na terra mal se abra o fruto?
Sabem se existe produção de papaia em Portugal?

Anónimo disse...

ola as sementes da papaia primeiro tem que secar depois semear quando tiverem mais ao menos 30 centimetros de altura temos que plantar uma por uma separadas não sei se foi útil a minha informação beijsssssssssssssssss

FIzidro disse...

Também adoro papaia, mas efectivamente é uma fruta caríssima e pouco apreciada em Portugal. Também já tentei semear papaias, até com sementes vindas de Moçambique, mas nada. Tenho uma tamareira, semeada de um caroço (foi o único que vingou), mas só com folhas compridas e finas, com 30/40 cm num vaso com quase 10 anos; talvez este ano consiga pôr na terra...

Fernando Nunes disse...

tb tenho tido algumas experiências com papaeiras como resido no algarve aqui fica mais facil obte-las e até dão papaias mas dão-se mal com as geadas.
no entanto se as colocarmos num sitio abrigado dão sempre ainda não tive machos
quanto às sementes tenho utilizado as de frutos que já se obtem aqui e coloco-os logo frescos e germinam sempre não espero que sequem aliás algumas vezes já estão dentro do fruto a germinar

Judite disse...

Tenho 2 arvores de papaia que me nasceram espontâneamente no meu canteiro no meio dos Hibiscos.Após terem passado o inverno, e como eram pequeininas e muito frágeis ficaram atrofiadas, mas assim que o calor começou elas aí estão grandes e já com frutos, vamos a ver se eu me irei deliciar a comê-las.

Anónimo disse...

Eu adoro papaias mas realmente são extremamente caras. Também gostava de tentar plantar sementes para ver no que dava. Vivo no Alentejo em que as temperaturas mais altas rondam entre os 38-40º e as mais baixas entre os 0-12º mais ou menos, posto isto, seria boa ideia colocar o vaso (caso vinguem) na parte mais fresca do meu quintal à sombra ou elas gostam mais de sol? Pergunto isto porque o meu quintal fica numa zona algo protegida do vento mas bastante quente e abafada então não sei se esta é planta que goste disso. Tenho uma ave do paraíso que se está a dar muito bem à sombra... Se alguém me puder aconselhar fico mt agradecida.

Anónimo disse...

É o nosso famoso mamão. Sou brasileira e tenho tentado plantar algumas plantas tropicais aqui, tenho algodão, papaias e anonas que são as pinhas tropicais. Os mamoeiros ou papaias têm macho e fêmeas, mas os dois dão frutos, as sementes podem ser plantadas assim que tira do fruto ou depois, tanto faz, eu guardei do inverno para plantar no inicio do verão, demorou a nascer, não sei é se vão resistir ao frio daqui, espero que sim, por enquanto estão bonitos e crescendo.

Luis M. disse...

Desculpe fiquei meio confuso, está a falar da papaia ou do mamão, é que são dois frutos distintos apesar de serem parecidos.

Visitem

http://physalisperuvian.blogspot.com/

Luis M. disse...

Só uma resalva, as sementes nunca devem ser secas ao sol directo seja de que fruto for, os raios solares podem danificar as sementes e diminuir a sua fertilidade.

Quem pretender secar sementes coloque-as ao sol com um pano por cima para evitar a luz directa, assim secam com o calor sem levarem com os raios solares.

http://physalisperuvian.blogspot.com/

alex disse...

olá a todos, sou de Albufeira, só para dizer que plantei cerca de umas 100 sementes de uma papaia que comi, nasceram quase todas, cresceram quase todas ate´ uns cinco dedos de altura, depois decidi mudar para uns vasinhos maiores e perdi mais de metade da plantação, agora já só me restam cerca de u35 ou 36, mas já têm cerca de uns 30cm de altura, cortei muita folha para elas crescerem mais depressa devido ao inverno, e eles desenvolveram-se depressa, a meu ver....

estou ansioso para ver o que vai dar e quantas me vao sobrar, porque se todas elas agora chegarem a árvores adultas tou tramado pois encho o qintal...heheeh


cpts

Anónimo disse...

Pra começar dizer que a papaia no meus pais nao esta cara como de outros países,e que Moçambique muita produtividade desta fruta

Anónimo disse...

Eu vivi 20 anos em Angola e lá chama-se papaia ao fruto mais comprido e mamão ao fruto mais arredondado. Também gosto muito de papaia e vim para descobrir se a papaia tem macho e fêmea porque plantei um abacateiro há uma porção de anos e até agora não deu frutos. Têm-me dito que é preciso ter macho e fêmea. E agora! Como é que eu sei qual é o macho e qual é a fêmea?
Boa noite

Anónimo disse...

no Algarve tenho uma arvore com papaias. Está desenvolvida e com frutos. Tenho tido o cuidado de a
proteger da geada. Não sei quando será altura de colher os frutos. Estão grandes, mas de cor verde.

António R. disse...

Quando estiverem maduros ou de cor alaranjada...

Maria Gomes disse...

Bom dia, eu só tenho uma árvore que tem alguma flor como hei de saber se é macho ou fêmea e se é preciso as duas para dar fruto
Obrigada.

Mário Santos disse...

Boa noite, vivo em Loulé e tenho uma árvore da papaia numa casa em quarteira num pátio interior. Está sempre a produzir todo o ano, já deve ter uns cinco anos, hoje comi uma ao almoço e vou aproveitar as sementes para semear num quintal onde moro. Estamos no inverno, vou ver se nascem para primavera transplantadas para o solo, Também tenho nonas apesar deste ano a produção ter sido fraca. Vamos ver se tenho êxito com esta nova sementeira.

vera disse...

Boa tarde, tenho uma tia que mora em coimbra portugal e foi a ilha da Madeira e trouxe abacate e semeou o caroço e agora tem la uma arvore enorme que da bue abacates