terça-feira, 8 de novembro de 2005

Costela de Adão

Foto

Esta planta, Monstera deliciosa Liebm., da família das Araceae, conhecida em Portugal por costela de Adão, tem um fruto bastante saboroso.

Normalmente isto é desconhecido pela maior parte das pessoas, embora no Mercado do Funchal ele seja vendido.

Em vaso a planta normalmente não dá fruto, mas quando colocada em terra, uma planta de dois anos já produz. Como planta é uma trepadeira, e gosta de sombra. É vista muito como ornamental em Portugal.

As folhas e os caules desta planta são tóxicos, têm ácido oxalico. O fruto deve ser comido quando está maduro, isso nota-se porque tem uma casca composta por segmentos hexagonais verdes, quando o fruto está maduro, soltam-se revelando uma polpa esbranquiçada por baixo também distribuída em hexágonos.

O busílis da questão é que nos vértices destes hexágonos existem uns umas pequenas lascas pretas, que juntamente com a polpa podem ser desagradáveis quando se comem.

A minha técnica é com um garfo levantar devagar a polpa banca, as pequenas lascas ficam agarradas à parte central do fruto.

Estes frutos estão quase a amadurecer nesta época do ano.

O sabor do fruto lembra uma mistura de banana e ananás.

10 comentários:

Anónimo disse...

No meu pequeno quintal, que já pertencia a meus pais e aos meus avós, antes deles, tenho uma Monstera, com mais de cinquenta anos pelo que julgo saber. Só agora com a sua informação fico a saber que o fruto com que brinquei em miúdo, é comestível. Obrigado pela excelente informação que nos vai dando!
Cumprimentos do Xico

Anónimo disse...

meu pai têm três pés de monstera no jardim de casa...já estão dando frutos há uns três anos...já sabiamos que era um fruto comestível(muito gostoso por sinal)...mas uma coisa que nunca tinhamos notado era a presença de algumas "sementes" na polpa...você sabe se é possivel a propagação por meio delas?

Anónimo disse...

olá eu tenho uma planta dessas num vaso aqui na minha varanda começou agora a dar o fruto tenho 3 frutos juntos, a pergunta é quando é que posso tirá-los? e como os arrancar? corto ou puxo? é a primeria vez que ela dá fruto!
obrigada se me poder exclarecer agradeço

Anónimo disse...

também é conhecido como "consolo de viúva"

Unknown disse...

quantos anos leva pra florescer?

Unknown disse...

quanto tempo a leva pra florescer a costela de adão?

Anónimo disse...

Olà eu tenho uma planta costela de adao e queria saber porque que ela chora alguem me pode imformar por favor obrigado.

Unknown disse...


Filipe:

Essa planta, muito comum no Brasil (onde chega a ser invasora em matas) não é aproveitada como fruteira.
Os frutos são deliciosos, embora picantes. Lembram mistura de várias frutas, com "bouquet" rico, profundo, de sabor e aroma, que resiste à análise sensorial.
Recomendo a todos, menos aos que não apreciam pimentas...
Pena produzir tão poucas infrutescências!
Fruta finíssima, mas apenas para quintas e jardins amplos, para que se possa ter a planta sobre árvores e muros.

Abraço transatlântico,
Celso

Celso do Lago Paiva
Curvelo, Minas Gerais, Brasil
celsodolago@hotmail.com
.
http://br.groups.yahoo.com/group/botanicaeconomicabrasil/
e
http://br.groups.yahoo.com/group/frutas/

Filipe disse...

Boa tarde Celso

Só um pormenor sobre o picante da fruta, entre os gomos da fruta existem uma espécie de lamelas muito finas pretas e é devido a elas o tal sabor picante, mas se o fruto estiver completamente maduro, na planta nota-se pelo descair do fruto e por se começarem a soltar praticamente sozinhos as pequenas placas verdes hexagonais.

Nessa altura não pica, mas só se pode comer até onde se soltam essas placas, é deixar para o dia seguinte, e assim sucessivamente.

Aqui em Portugal este fruto só é comercializado na ilha da Madeira

Outro abraço

FIlipe

Anónimo disse...

Sim, nascem com facilidade