terça-feira, 6 de outubro de 2015

Nobel da Medicina




O Prémio Nobel da Medicina deste ano, surpreendeu-me. As descobertas que deram origem ao Nobel devem-se a vermes descobertos no solo duma floresta e a uma planta, artemisia annua, (falei dela aqui em 2006) que figura num livro de medicina tradicional chinesa do ano 340 ac.


Diz a comissão Nobel (via Público edição 5/10/2015)
O prémio Nobel da Medicina de 2015 foi atribuído esta segunda-feira aos investigadores William Campbell e Satoshi Omura "pelas suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra as infecções causadas por parasitas nemátodos"; e à cientista Tu Youyou, "pelas suas descobertas acerca de um tratamento inédito contra a malária", anunciou o comité do Nobel no Instituto Karolinska, em Estocolmo (Suécia).
E mais à frente
A história das duas descobertas envolve bactérias que vivem enterradas no solo e plantas cujas propriedades terapêuticas estavam também elas “enterradas” em misteriosos e antigos compêndios de medicina tradicional chinesa. E põe assim em evidência o potencial dos compostos presentes na natureza para combater as doenças humanas.

E viva a biodiversidade deste planeta…

Falta fazer um elogio muito grande ao trabalho de persistência e pesquisa dos investigadores. 

Sem comentários: