quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O fruto da Rosa




Gostava de poder classificar esta roseira como Rosa Gallicanae, mas não tenho certeza nenhuma. Esta classificação vem só do facto de ser a roseira de origem europeia. Possíveis cruzamentos entre esta e a roseira silvestre, a Rosa Canina, L.,deu origem a muitos híbridos, de classificação muito difícil (para mim).


Normalmente comem-se pêssegos, alperces, ameixas mas em relação às rosas só se vê a flor, dificilmente alguém associa a roseira com o fruto que produz, embora sejam todos da mesma família.

O fruto da roseira é comestível, pode ser utilizado em doces, na elaboração de vinhos ou xaropes ou ser comido ao natural.

O fruto contém caroteno, o composto idêntico ao que se encontra na cenoura e além disso uma série de compostos como açúcares (dextrose), pectina, ácidos vegetais, tais como: os ácidos málico, cítrico e ascórbico (vitamina C) que só dão vantagem ao ser humano que os ingere.

Por hoje fica uma receita que espero, este ano, experimentar, doce de frutos de rosa.

Lave bem os frutos da rosa, especialmente se desde a floração usou insecticidas ou fungicidas. Cozinhe os frutos até eles se começarem a desfazer. Retire a água e o puré resultante passe por um passador ou pano de modo a retirar as partículas maiores como a casca e as sementes. Adicione açúcar e limão ao gosto.

Ferver a nova mistura durante 10 a 15 minutos. Despejar em quente em frascos de vidro, rodar os frascos de modo a esterilizar os vapores.

8 comentários:

jam disse...

Como saber que os frutos estao maduros? Somente pela cor?
Em pequena quantidade o que e' possivel fazer com o fruto?

Anónimo disse...

onde acho o fruto da rosa...preciso muito!

lupino disse...

tenha um pé de rosa
e verás o fruto nascer logo
hoje consegui 4
2 maduros
outros nem tanto

e os frutos maduros
ficam vermehos

Unknown disse...

Que interessante, eu nem sabia que as bolotas de rosas tinham perfume tb

ANA LUCIA disse...

PARA QUEM TEM TIPO SANGUINEO O ESSE FRUTO É BENÉFICO,DECOBRI HOJE E ACHEI O BLOG,VOU FAZER ESSA RECEITA,NÃO SABIA QUE PODIA COMER OS FRUTOS DA ROSEIRA.

walmor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
walmor disse...

O FRUTO DA ROSA SE DEIXA SECAR NO PÉ TIRA-SE AS SEMENTES E PLANTEAS EM POUCO TEMPO ELAS CRESEM FIQUEI IMPRECIONADA COM MINHA ESPERIENCIA ESPERO QUE DE FLORES ESPERO

Anónimo disse...

Olá, sei que a Rosa silvestre é utilizada na preparação de doces, mas em minha casa cultivo diversas roseiras, e uma delas, muito ornamental por sinal, apresenta densos conjuntos de frutos fulvo - avermelhados, já os provei, mas tenho vontade de transforma-los em geléia, mas tenho medo que nem todos os frutos de roseiras são comestíveis. Será que posso utilizar esses frutos?