terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Flores de Inverno



Para mim a flor de Inverno, esta planta, Mahonia x media 'Charity', suporta bem o frio e prefere a meia sombra. Parece a quem olha para ela a primeira vez, uma planta tropical. As folhas, embora de um verde mais escuro, brilhante para reflectir a luz do sol, mas não, embora alguns exemplares de origens exóticas, é planta de altas montanhas e de climas frios.
O género mahonia é originário dos Himalaias Ásia oriental e no Norte da América, os frutos são azuis acinzentados e são comestíveis com um sabor a lembrar o mirtilo, mas menos ácidos quando bem maduros.
Existe um composto, berberin, existente nas raízes deste arbusto que tem aplicações medicinais
O nome Mahonia foi originalmente dado por Thomas Nuttall depois de um refugiado político irlandês, Bernard M'Mahon que foi trabalhar para os E.U.A e abriu a primeira loja de sementes em Filadélfia e publicou o primeiro 'American Gardener's Calendar' em 1806.
Mahonia x media 'Charity' é um híbrido entre a M. japonica e a M. lomariifolia. O cultivar 'Charity' foi desenvolvido pelos viveiros de Slieve Donard no Norte da Irlanda por volta de 1950. É o exemplar mais comercial e o que mais tenho visto à venda em Portugal.

5 comentários:

Luciano Lema disse...

não fazia ideia que tinha frutos comestíveis.
em que altura é que amadurecem?

Filipe disse...

Amadurecem em Fevereiro Março, em relação aos frutos serem comestíveis podes ver na págiana da Royal Horticultural Society, parece ser uma fonte segura
http://www.rhs.org.uk/WhatsOn/gardens/hydehall/archive/hydehallpom03dec.asp

teresa g. disse...

Muito bonita! E toleram bem os nossos verões?

Filipe disse...

Toleram, mas como como digo preferem a meia sombra

Filipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.