segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Imbondeiro (2)

Dizer que as sementes do imbondeiro são sementes terríveis, só por uma influência ocidental, perdoa-se a Saint Exupéry. Para os africanos é praticamente uma árvore sagrada.
O imbomdeiro, Adansonia digitata, L., da família das bombaceae, a mesma das ceibas.

Esta planta tem dois tipos de folhas conforme a idade.
Justificação para que no princípio do século passado fosse uma árvore considerada em vias de extinção e árvore fóssil por não se conhecer este facto e não se verem exemplares jovens com as folhas do exemplar adulto. Falta de comunicação também um pouco aqui.
Em África ouvi um nativo dizer, que o imbomdeiro só dava fruto quando mudava de roupa. Pelas populações locais esta árvore é uma árvore protegida e muitas vezes se lhe ligam sentimentos religiosos.

Nalguns locais é tido como um intermediário entre Deus e os homens. E percebe-se, pelo elevado número de utilizações que as populações locais fazem dele. As crateras que se abrem no interior do tronco, para além de poderem armazenar água, servem muitas vezes de celeiros de cereais e até de sepulturas.

As raízes algumas vezes são desenterradas para se tirar parte delas e produzir um corante vermelho, que se usa para corar olaria, madeiras e tecidos. Do entrecasco extraem-se fibras grosseiras que servem para a confecção de cordas e tecidos grosseiros.

A polpa dos frutos seca dá origem a uma farinha de sabor agradável. A farinha é rica em vitaminas C e do complexo B, de enorme valor nutricional.

A minha tentativa de crescer imbondeiros, pode ser frustante no final, mas vou tenta
r.

Foto:http://br.geocities.com/cavanillesiaarborea/imagens/baoba60.jpg

2 comentários:

Fatima Vinagre disse...

Fabuloso tronco! Deve ter umas centenas largas de anos!

Anónimo disse...

O fruto do imbondeiro é a muqua.Fruto seco.Dele se faz uma excelente bebida de agradavel sabor e que já se encontra a venda nas lojas de produtos Africanos.

de: Eduarda Simões de Abreu