sexta-feira, 29 de setembro de 2006

anona (1)

























Annona cherimola, Mill da família Annonaceae.
Esta família tem cerca de 46 géneros diferentes e 600 espécies.
A planta da fotografia nasceu por semente, dum fruto comprado. Adapta-se bem ao nosso clima mas só deve ser posta em campo aberto quando o tronco já estiver lenhificado.
A foto de cima, é duma árvore com 3 anos que deu flor pela primeira vez , a foto de baixo, é do ano passado, duma árvore já com 7 anos.

Nome comum : Anona
Nome cientifico: Annona cherimola, Mill
Família: Annonaceae
Origem:
Utilização: Frutos comestíveis
Planta da foto: nasceu por semente dum fruto comprado
Fotos: pessoais


54 comentários:

Rita disse...

Olá:) Obrigado pela visita. O teu blog é muito interessante, não sabia que as anonas germinavam assim tão facilmente! Vou tratar de fazer isso imediatamente;) Espero que não te importes que te link. Um abraço:)

Anónimo disse...

Boa tarde, Eu tenho uma anoneira no meu quintal que pedou por semente. Mas nestes dois anos ela não tem dado flor sequer. Sabes se ela precisa de uma outra anoneira que seja polinizadora? Obrigado.

melough disse...

tambem tenho as mesmas duvidas

Anónimo disse...

Chamo-me Francisco, sou um apreciador de anona, vou tentar novamente plantar, desta vez vou tentar num vaso, poi ja tentei directamente no solo e nao pegaram.
Com a informção que li deste link acho que avivou-me o engenho
e desta vez vou ser mais bem sucedido.

Anónimo disse...

anona!?
ka cona!?
ja provei..ganda merda...

Anónimo disse...

venho por este meio responder ao comentário anteriormente feito..
anona é um fruto não saboroso é verdade..
mas tb não é necessário estar a chamar lhe nomes não é?
anona é um fruto feio e não sabe a nada..
mas pronto...
bora comer pessegos??

Anónimo disse...

Acabei agora de provar uma anona que me ofereceram...adorei! E pensei logo em plantar as sementes. Ando a tentar saber qual a época do ano mais aconselhavél e como devo de fazer.

Susana disse...

7Olá boa tarde. Eu adoro anonas. No outro dia apanhei uma de uma anoneira e deixei sementes para semear. Não sei é qual a altura ideal para semear. Gostaria de saber em que altura semear e se coloco ou não directamente no solo.

Agradecia a vossa ajuda

Susana Costa

Anónimo disse...

Boas

Eu também gosto muito de anonas e tenho várias plantadas por semente. Nascem muito facilmente, basta jogar na terra ou nos vasos e nascem bastante bem, pelo menos foi assim que nasceram as minhas, nem me preocupei em cuidar delas. A maior que tenho tem 10 anos e já deu frutos :)

Anónimo disse...

Susana Costa, eu nem sei qual a altura que devem ser plantadas ou semeadas porque nem me preocupei com isso. Eu comi o fruto e joguei na terra e nasceram. Até tive que arrancar algumas porque eram demais...Aquilo é tipo praga, nascem em todos os vasos...são como as nêsperas, também nascem bastante bem.

Susana disse...

obrigada vou entao semear as minhas sementes o fruto era de agricultura 100% biologica poor isso devem de nascer bem. Mas qualquer duvida nao exitarei em questionar.

Boa noite e obrigado

Guidson disse...

Boa tarde. Estou fazendo uma pesquisa e procuro por madeiras para fazer brinquedos(desafio Sebrae)
Quanto a anoneira. Qual a altura da árvore? Ela é resistente? Onde existem grandes reservas de anoneiras?
Obrigado.

Manuel Fernandes disse...

Olá, parabens pelo blog.
Sabe onde posso comprar um vaso com essa plantra, ou mesmo sementes?

Rufina Carmo disse...

Gostava de saber se a anona se dava no alentejo visto o clima ser muito frio no inverno derivado ao gelo e tambem muito quente no verão gostava de plantar uma arvore mas tambem não sei qual a altura certa
Obrigada

m.conceição afonso disse...

Anonas? Segundo uma informação recente é de uma eficácia superior à quimioterapia. Grande eficácia no tratamento de muitos tipos de cânceres. Não destrói as células benignas. Porque é que os laboratórios não têm interesse nesta divulgação? Pois! Adivinha-se! Sempre os interesses financeiros dos grandes lobbys. A árvore da anona é conhecida no Brasil por "graviola".

Anónimo disse...

Caro, tem como você me enviar umas sementes pelo correio ? Lembro da "anona" quando criança na casa de minha avó e o pé rachou ao meio, e morreu, depois de uma chuva forte. Se for possível entrar em contato através da minha página: braselectron.com

Guida disse...

Não é preciso pedir para enviar. Vai a um mercado. compra um fruto e planta as sementes em vaso e poe num sítio abrigado com muita luz. As minhas nasceram em casa e depois de grandinhas plantei na terra. Boa sorte. A variedade com propriedades anticancerigenas é a anona muricata. Boa sorte

Anónimo disse...

não hà propriamente altura do ano para semear, uma vez que como é uma planta de climas temperados, pressupoem-se que a temperatura é geralmente igual todo o ano. Em relação ao tipo de sementeira, basta colocar num vaso com terra organica (quase seca) e em local abrigado mas com sol.

Anónimo disse...

A polpa da anona com sumo de laranja é uma sobremesa deliciosa.

Anónimo disse...

parabens ,é bom que haja pessoas que divulguem o que é bom e que contribuam para uma saúde melhor, nomeadamente este assunto que infelizmente cada vez nos afecta mais a todos, há que combater os lobis dos laboratórios que só se preocupam com o lucro esta fruta contribui sériamente para uma qualidade de vida que e visivel a quem a come.

MCPVALENCA disse...

estou apreensivo com as anonas pois quando não me entreçava desse fruto andava a esbarrar-me nelas sempre agora vou aos supermercados e não se encontra uma pergunta-se e a resposta estão esgotadas. será que as pessoas já descobriram que o respectivo fruto é realmente bom????
eu estou a fazer progressos nesse sentido para aumentar a produção. será que á subsidios para se fazer uma plantação????
parabens ao proprietario do blog pois é bom se trocar ideias
um abraço. MCPVALENCA

Anónimo disse...

OLÁ ,EU TENHO ENCONTRADO NOS HIPERMERCADOS ANONAS,SAO ALTAMENTE ESTAS QUE ESTAO A VENDA NESTA EPOCA.

AS ANONAS TEM UM SABOR CARACTERISTICO, PERGUNTAM CERTAMENTE QUE SABOR,POIS DESDE JÁ VOS DIGO, É UMA EPECIE DE CONFORTO,DE RELAXAMENTO.
SÓ LAMENTO SEREM TAO CARAS

Anónimo disse...

ola, só agora tenho contacto com o blog. Também gosto muito de anonas e pensei semear as sementes.Em No- vembro! Esperei.... Esperei... na-da! Não nasceram. Aproveitei a ter-ra - que era boa - e em Abril plan-tei tomateiros. Quando os tomatei-ros cresceram nasceram anonas a dar com um pau. Tive que arrancar a maioria das plantas. MF

Nux@ disse...

Boa tarde ... tenho 10 pés de anona que germinaram de sementes, num vaso. Já estão bem crescidinhas. Gostava de experimentar colocar em terra. Alguém sabe quando se deve fazer e quais as condições em que melhor se dá esta árvore? se muito sol e pouca água ... se gosta de vento ... etc...
Obrigada.

Fernanda

C.A.S.V.Caetano disse...

Boa tarde ou Bom dia, dependendo de onde estiver, gostava de saber se alguém tem um manual escrito e fotográfico que relate a forma básica de podar anoneiras onde se exemplifique a forma de poda com fotos que dê apoio aos que pretendem manter as árvores em bom estado de frutificação e de limpeza, ficaria muito agradecido.
Sei que há no panorama regional da Madeira técnicos com capacidade de resposta para esta minha questão e não consigo ver nada alusivo a isto.

piemntelmm disse...

Nos Açores há muitas anoneiras, no Livramento mais propriamente tenho na minha residência,cujo site é "www.quintascaetano.com.pt" algumas árvores que me dão boas anonas.Foram plantas enxertadas, o que não reduz a hipótese das plantas que nascem espontâneamente poderem dar frutos mas mais pequenos,e em menos quantidade.Faço turismo de habitação ,mas podem visitar-nos mesmo que não estejam instalados na nossa quinta.Um abraço,bons exitos.

Anónimo disse...

Olá, boa noite. Vim aqui parar por acaso, ao pesquisar por informação sobre como plantat anonas, abacates, etc., a partir do caroço e fiquei impressionada coma beleza é o tamanho do fruto da árvore na foto! Parabéns! Também vou tentar em casa, num vaso, e depois transplantar para a terra, no quintal da minha sogra. Vamos a ver o que dá...a casa dela fica na região oeste, entre Torres Vedras e Peniche, muito frio e humidade, ar do mar...

Uma pequena nota: fiquei chocada com o comentário do inergúmeno(a)
21/4/08 03:50! Já pensou em moderar/monitorizar os comentários e só publicar os que forem sérios? É o que esta gentalha precisa, ser ignorada, discriminada, não ter "tempo de antena"!

Alguém também disse que a anona é um fruto "não saboroso"'?! É porque certamente nunca provou uma deliciosa anona da Madeira, madura e suculenta, doce como mel!
No Brasil chamam-lhe "fruta do conde", que chique, heim?

A. Soares

Anónimo disse...

http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1245062-4529,00.html

Boa informação sobre o fruto

A. Machado disse...

Amigos das anonas. Eu também sou amigo deste fruto, que gosto imenso. Tenho muitas sementes que vou guardado quando compro este fruto. Semeei cerca de 30 sementes em vazos pequenos de outras plantas e ainda não nasceram. Estavam muito encharcadas com a chuva e coloquei-as agora em sítio abrigado para ver nascem. Quando tiver novidades dá-las-ei. Obrigado a todos, menos àqueles que insultam esta planta

Anónimo disse...

Olá

Esta é a época ideal de semear caroços de anona. NASCEM concerteza em Portugal.
Tentem que vale a pena.
Parabéns pelo blog! Excelente valorizar as frutas tropicais!
Helena

Anónimo disse...

Boa tarde, chamo-me Fernando.
Vou contar a minha experiência das anonas.
Em Janeiro de 2011, semeei algumas sementes de anonas em vasos pequenos. Meses depois germinaram os belos anoneiros. Plantei 5 pés na terra no verão de 2011. Em Dezembro de 2011 tinha umas anoneiras muita lindas, a maior tinha cerca de 50 cm. Depois veio o frio, o gelo e apesar de as ter tapadas todas contra o frio e vento, elas não aguentaram e secaram todas. Fiquei destroçado.
Em Janeiro de 2012, semeei mais sementes de anonas em vasos e no final de Maio deste ano semeei mais sementes. O engraçado é que as sementes de janeiro deste ano germinaram na mesma altura das de MAIO deste ano, tendo neste momento em vasos, 4 pés lindos semeados em janeiro de 2012 e 19 pés semeados em Maio de 2012. Estou a preparar o meu terreno, lavrar e fresar para de seguida plantá-las no terreno. Tenho receio que o próximo inverno mata as minhas anoneiras.
Cumprimentos

lino disse...

30 Caros amigos boa tarde, quanto ao anoneiro, estive hoje com um amigo que me informou que a árvore demora cerca de dois a tres anos a nascer, será?????

ptz disse...

Gosto muito deste blog parabéns ao seu dinamizador. Incutiu-me o gosto pelo cultivo de plantas e frutos exóticos e tropicais. Fui tão contagiada que decidi criar um blog e contar as peripécias que ocorrem na minha pequena horta. Conto sempre com este seu espaço para me guiar no cultivo. Semeei umas sementes de anona não sei o que sair. O meu blog é http://smallgardenn.blogspot.pt/


felicidades na @"caminhada"

Anónimo disse...

Urgente: no Brasil há graviola típica do nordeste e anonas que só os portugueses conhecem ou cultivam e são bem diferentes uma da outra. A fruta que se parece mais com a anona portuguesa chama-se atemóia mas tem caroços demais. A anoneira da minha mãe dá frutos em São Paulo no mês de maio. Se a anoneira pega muita água na fase de crescimento dos frutos eles ficarão menos doces. Além disso ela tem o ponto exato de ser comida e dá diferença em algumas horas. Nelia Brasil

Filipe disse...

Olá Nelia

A anona de que aqui falo é originária das encostas dos Andes, já em terras mais "frias", até 1200m de altitude, daí esta variedade dar-se bem em Portugal.
A graviola, já tentei plantar aqui mas não deu, muito sensível ao frio, daria em estufa, mas as minhas tentativas vão no sentido de adaptar diferentes plantas em terreno aberto aberto, tendo muito cuidado na germinação e nos dois primeiros anos de vida.
E obrigado pela visita

Filipe

João Gonçalves disse...

Boa tarde, tenho acesso a uma estufa na Serra do Açor (650 metros de altitude) onde estudo o crescimento de várias plantas sub-tropicais, com fotos aqui https://plus.google.com/photos/100549245946323259121/albums/5883034602098511889
Plantei duas anoneiras enxertadas.
Uma delas está a começar a lançar flores agora.
Estamos a iniciar estes blogs para os quais busco autores
http://anoneira.blogspot.com/
http://abacateportugal.blogspot.pt/
Grato pela divulgação destes. joaovox (at) gmail.com

Anónimo disse...

Bom dia
Plantei uma anoneira, que não foi enxertada, no meu quintal (Concelho Seixal)há 3 anos. Está mto bonita com cerca de 3,5mts de altura. Floriu este ano pela primeira vez mas os frutos cairam. Gostaria de saber se e quando a devo podar? Tb se é mesmo necessário ser enxertada para dar frutos e nesse caso onde posso arranjar alguns garfos de annona muricata.
Com os melhores cumprimentos.
Luís

Filipe disse...

Bom dia Luís

Em relação à sua primeira pergunta a anoneira responde bem a uma poda forte, ou seja a supressão de vários ramos.Não deve é ser feita com este tempo quente, mas para Setembro pode podá-la desde que já haja humidade no ar. No tempo frio o corte pode levar a que seque além da ferida em si, se prolongue pelo ramo e seque parte da árvore.
Quando fala em arranjar garfos de annona muricata, é difícil aqui em Portugal, a não ser alguém que a tenha numa estufa.
A graviola (a. muricata) é uma árvore de clima húmido quente e húmido e para a plantá-la em exterior é difícil. Já consegui germinar sementes e enquanto os vasos estiveram dentro de casa com o prato cheio de água aguentaram-se, quando foram para o exterior perderam-se, mesmo regando bem.
Outro problema da graviola é o zero vegetativo(temperatura abaixo da qual a planta não sobrevive) que é à volta dos 10ºC positivos.
O enxerto pode ser uma solução, mas não tenho informação de nehuma experiência em Portugal no exterior.

Anónimo disse...

Olá a todos os amantes das Anonas.
Quinta da Anoneira - Produção Bio
Terceira -Açores - Portugal
Queiram visitar a quinta no facebook. Boa Produção.

carmen calixto disse...

caros amigos
o processo que uso para diminuir o estragos das geadas em fruteiras subtropicais é o uso da calda bordalesa pelo menos todos os meses pois aquece as folhas e o gelo ao cair derrete. Dá para praticamente tudo pois úso em vários tipos de maracujá, melão chileno, goiaba, pitanga, anona (mas ainda não experimentei na muricatum), abacate, araçá,manga, mamão, etc

rodeira disse...

Eu gostaria que me informassem se posso enxertar a minha anoneira de outra espécie para além de anona, obridado.

rodeira disse...

Tenho uma anoneira que tem agora 20 centimetros de tamanho e uma gossura de 2cm,mas outrora tinha quase três metros de altura, mas devido a um tiro de espingarda a pressão de ar , foi necessário corta-la, de forma que aproveitei para enxertá-la de anoneira frutifera e pelo metodo de garfagem, isto aconteceu no mês de outubro, e acontece que não pegou, as informações na net acerca da anoneira, são poucas ...enfim...será que me podem ajudar ?

Unknown disse...

Comprei uma anona já enxertado gostava de saber se a posso transplantar para a terra e quais os cuidados a ter no transplante Obrigado

Filipe disse...

Não podia estar melhor tempo para transplantá-la.
Retire-a do vaso sem desmanchar o torrão de terra.
Plante numa cova, de modo a que a zona de enxerto fique fora da terra.
Sendo enxertada não deve ser plantada numa zona com ventos fortes pois pode partir na zona de enxerto.
Bom trabalho

João Franco disse...

Anona-comum (annona cherimola), fruta-do-conde (annona squamosa) e graviola (annona muricata) são três frutas diferentes. Supostamente é a graviola que tem propriedades anti-tumorais, mas é uma árvore que dificilmente se adapta a Portugal, ao contrário da anona-comum.

Unknown disse...

Boa tarde,
Tenho uma anoneira no quintal em Coimbra. Já deu flor e agora tem fruto o que se passa é que não amadurece e fica dura na árvore. Já tentei amadurecer uma em casa mas também não resultou.
Se alguém me conseguir ajudar agradeço :D

Filipe disse...

Boa dia Lia, obrigado pela visita, e anona não amadurece na árvore, apanha-se ainda dura e pode demorar entre 1 a 2 dias ou até 15 dias se o tempo estiver frio.
Na anona da fotografia deste post a anona ainda está verde para ser apanhada, aqueles hexágonos irregulares que o fruto apresenta estão muito facetados, só quando eles se esbaterem e a casca do fruto aparecer quase esférica é que os frutos estão bons para ser apanhados.
Nota que, de entre as variedades comerciais que aparecem, só a espécie A. Cherimola se desenvolve bem em Portugal Continental

Tweety disse...

Olá. Tenho uma anoneira no jardim que plantei há 6 anos. Está linda alta, forte, fiz poda em março. desde há 3 anos que floresce em Maio, dá inúmeras flores, mas as flores secam caem e ainda não deu fruto. Alguma sugestão?

Anónimo disse...

Pois se não gosta não coma...a Anona e a cona... Prove baga de carvalho... Para bom entendedor...

Unknown disse...

Semeie caroços de anona mas nasceu maracujá é possivel?

Emagrecer com Dukan disse...

Boa tarde. Tenho 2 anoneiras com 50/60cm e queria plantar no chão no Alentejo. Quando será que posso fazê-lo? Terei que deixar passar o inverno uma vez que estamos em Outubro? Alguém pode me ajudar?
Obrigada

Filipe disse...

É melhor passar o Inverno, devido às geadas. o tronco deve ter a casca lenhificada, de cor castanha, deve já ter perdido o tom verde quando a for plantar no solo. Se a anona for a cherimoia, ela é um fruto tropical de altitude, no Verão do Alentejo vai ser preciso regá-la para os frutos se desenvolverem

Anónimo disse...

O anônimo continuando olha quem fala você secalhar e feio mas eu adoro anonas acontrario deste,
adoro quero saber se eu comer uma anonas que tem carossos eu ponho todas certo? MC

Anónimo disse...

Ô pessoas fosses n têm nada para fazer eu sei que eu estou a disser está frases em 2022 mas parem de disser asneira e o que fosses são e para o bem de todos se n resolve a isso resolve a pancada vesse nem sabem escrever espero que todos leiam está frase e também a Google eu adoro tudo a Google e as anonas mas nestes filhos da não vou disser são as frases todas que escreveram então xau otários!😠😂🙉🍈❤️