segunda-feira, 3 de outubro de 2005

Maboque ou Massala



O maboque, Strychnos spinosa, Lam, da família das Strychnaceae, é um fruto do sul de África Através de uns amigos consegui um destes frutos, nunca o comi ao natural e este que chegou já veio um pouco deteriorado, mas o importante é que as sementes parecem em bom estado.
Este fruto é da zona de planaltos e aguenta geadas ligeiras, daí pensar que se vai adaptar bem por cá.
Em África é utilizado como alimento, medicinal, e a madeira na carpintaria, as sementes é que não devem ser ingeridas.
Uma curiosidade deste fruto é o facto de ele ser utilizado para a construção do instrumento musical chamado marimba.
Outra referência a este fruto, é feita na canção de Fausto, musicando um poema de Viriato da Cruz, O Namoro

...Sua pele macia era sumaúma
sua pele macia, da cor do jambo, cheirando a rosas
sua pele macia guardava doçuras do corpo rijo
tão rijo e tão doce como o maboque...

Nota: Maboque é o nome dado ao fruto em Angola, em Moçambique chama-se massala

6 comentários:

OPFM Admin disse...

Good Blog. It looks like you spent a lot of time on it. Check on my site on e-currency.

ryder disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Azinheira disse...

A Massala tem para mim uma carcterística ímpar: o perfume! Nunca comi nenhuma mas em 2005 estive de férias em Moçambique (ai...ilhas!) e não resisti a trazer comigo uma mão cheia destas massalas. Com elas fiz um arranjo de frutos e flores secas num cêsto. Ainda hoje de quando em quando meto lá o nariz para me lembrar de um dos lugares que mais amo.

Olga Lima disse...

Só de olhar fiquei com "água na boca", o que significa que ainda me recordo do sabor. Saudades de Benguela. Olga.

Arboretto disse...

ola
Vagando ou navegando nao resisti a tentacao qdo. vi este fruto... aqui no Brasil nao temos isto! Que pena. E a massala parece um tempero indiano muito perfumado, a ligacao foi inevitavel. Gostei tambem da historia do coentro. Voltarei, e me visite no Arboretto.

Matheus henrique disse...

Nendo mudas de massala, carissa, jujuba, etc... mais de 40 frutas exoticas algumas africanas. rarissimas.
Maskara_003@yahoo.com.br
Me chamo junio fernandes. frete barato confira. 17-991831904