sexta-feira, 28 de outubro de 2005

As abelhas, os hexágonos e alguma especulação


Retirei esta fotografia dum excelente blog sobre matemática

Tenho ouvido sempre dizer, que as abelhas fazem hexágonos. A minha questão é: farão?

As minhas dúvidas:

-As abelhas se desenhassem hexágonos sucessivos, os intervalos entre eles seriam regulares, dito de outra maneira, se as abelhas ao construir primas hexagonais as paredes teriam a mesma espessura.


-Nota-se numa colmeia que entre três hexágonos, e vê-se bem na fotografia, existe uma espécie de triângulo.

-Se repararem na construção da colmeia, a abelha ao construir um favo roda sobre ela própria com um centro geométrico próximo do centro do seu corpo.

-A energia gasta a fazer uma secção circular é menor que a fazer faces e aresta dum hexágono.

A minha opinião:

As abelhas constroem favos redondos, com a entrada e saída vão pressionando as paredes de uns contra os outros e estabelecem a forma hexagonal com o espaço intersticial original das três circunferências


Pode-se observar que alguns hexágonos são muito arredondados.

Não sei se esta especulação tira alguma poesia ao trabalho das abelhas, mas com estes ddos é só um exercício especulativo.

1 comentário:

Xico Corrêa disse...

Não me foi possível escrever-lhe um e-mail pois por algum imprevisto o meu motor (sapo) dizia-me que não reconhecia o seu endereço.
Questões técnicas à parte, como respondi ao seu comentário no meu blog, lá indico o facto de um biólogo que li e de quem não recordo o nome explica exactamente que as abelhas fazem favos circulares e só depois o uso os transformam em hexágonos. Cumprimentos do Xico