quarta-feira, 15 de maio de 2013

Árvores (1)

Árvores 1
Árvores são os maiores organismos vivos da Terra. A Torre de Pisa e o Big Bem seriam obras anãs perto das espécies mais altas. A árvore tropical mais alta é a Araucaria hunsteinii (fotografia de www.forestlight.co.uk/) que cresce na Nova Guiné (89m).
Araucaria hunsteinii.jpeg

Uma das maiores árvores do mundo (Ficus benghalensis, imagem de: www.hear.org) é encontrada no Jardim Botânico de Calcutá na Índia; plantada em 1782 a árvore cobre uma área de 1,2 ha e dá sombra para mais de 20 mil pessoas, tem 1775 troncos (raízes colunares) e um diâmetro médio de 131m.
ficus_benghalensis.jpeg

Em termos de volume, o maior organismo vivo do mundo é uma sequóia (Sequoiadendron giganteum – imagem de botit.botany.wisc.edu) da Califórnia com diâmetro de 17,6m, altura de 95m e com peso estimado de 1200 toneladas;
Sequoiadendron giganteum.jpeg

já a Sequoia sempervivens (imagem de : www.randall.k12.wi.us/), medindo 112,2m, em 1996, é considerada a árvore mais alta do mundo (14m mais alta do que a torre do Big Bem).
Sequoia sempervivens.jpeg

A árvore mais grossa do mundo é a Montezuna cypress (Taxodium mucronatum, imagem de www.acapixus.dk/) perto de Oaxaca no México.
Taxodium mucronatum.jpeg

A árvore mais alta já registrada era um exemplar de Eucalyptus regnans ( imagem de : www.angelfire.com), medido em 1872 em Vitória na Austrália, com 132,6m.
Eucalyptus regnans.jpeg
Fontes: As fotografias não correspodem às árvores descritas no texto, as fontes estão indicadas.
Trees: An Illustrated Identifier and Encyclopedia. Russell, Tony and Cutler, Catherine.
London, 2003.

Sem comentários: