quarta-feira, 15 de maio de 2013

1 2 3 Citrinos

Da esquerda para a direita, Pomelo (Citrus maxima), laranja comum (Citrus sinensis) e Kumquat (Fortunella japonica).

1 - Encontrei este pomelo, 1,6 kg, numa mercearia chinesa, estava bem embalado e arrisquei, nunca tinha provado.
À cor amarela nde um citrino associo a sensação de acidez, não é o caso, o fruto tem casca grossa (esqueci-me de o fotografar aberto) os gomos são quase brancos e a sua estrutura é semelhante à da laranja, com uma diferença, existem pequenos sacos  em cada gomo, no caso da laranja a sua pele é muito fina e ao abrir-se, do gomo escorre normalmente sumo, no caso do pomelo abre-se o gomo e não sai sumo e esses pequenos sacos, que neste caso são maiores conseguem-se individualizar, dando inicialmente uma sensação de secura, que passa, ao degustá-lo, ficando também na dúvida se isto é regra.
O sabor, nada ácido, lembra levemente o sabor da toranja, mas tem "uma personalidade própria".
As sementes sem simetria e disformes, vou tentar germiná-las...

2 - Uma laranja comprada num supermercado aparentando ser o que conheço como "laranja da baía", devido à concentração dos pequenos gomos junto da base.

3 - Produção própria, estou a ficar espantado como este citrino, é resistente e a quantidade de fruta produzida em relação ao tamanho da planta é grande (a altura máxima do Kumquat é cerca de 2 m).
Neste citrino a casca, é a parte mais doce, não sei se é por não ter esperado o suficiente, mas com a polpa tem vindo sempre ácida, mas comestível.
A essência das suas flores tem um padrão específico na perfumaria, não sei se é por isso ou por ser uma planta exótica, nenhuma bicharada o tem atacado, até ao momento.

Sem comentários: