terça-feira, 26 de abril de 2011

Sepentárea







Porquê o nome serpentárea?
No que encontrei, a razão mais relevante será a de que as suas folhas e raízes protegiam contra as serpentes. Essa referência é antiga, o autor é Johann Wonnecke von Kaubque que latinizou o seu nome para Johannes de Cuba, médico em Frankfurt e publicou o que é considerado um dos primeiros livros de história natural, Gart der Gesundheit (1485) posteriormente traduzido para latim com o título de Hortus sanitati (1491), que se poderá traduzir como um Jardim Saudável ou o Jardim da Saúde,um livro em que aceita muitas lendas, sem crítica de análise, tipo sereias e Minotauro (existe quem refira a primeira publicação em 1473).
Natural da zona entre a costa mediterrânea grega e as Balcãs.
Não parece uma planta mediterrânea, mais se assemelha a uma flor tropical.
Trata-se do Dracunculus vulgaris, Schott. (1832), da família dos jarros. É considerada semi-espontânea em Portugal, com vários nomes, desde planta cobra, serpentina, líriodragão (tentando traduzir o nome inglês).
O apêndice central da flor, no caso da fotografia tem 70 cm de comprimento, dizem que pode chegar aos 135cm em jardim.
Com esta beleza toda tem um senão, quando a flor abre cheira a carne podre, durante um dia ou dois, assim atrai as moscas que são os seus polinizadores.

Todas as partes aéreas são venenosas.

Encontrei um site que relata o uso dos bolbos, na sua zona de origem, na alimentação, mas que seria necessário fervê-los durante um tempo considerável para libertar as toxinas ( amodos como o inhame nos Açores).

4 comentários:

Maria Paz disse...

Mesmo na eventualidade de aparecer uma cobrita no meu terreno, como aconteceu no ano passado, não quero esta planta. Já aparecem por lá plantas tóxicas (erva do diabo) com flores lindas e bem cheirosas e ando a ver as reduzo.
Quanto à outra negócio fechado, fazemos a troca.

Anónimo disse...

olá, descobri o seu blog por acaso.
estou maravilhado.

adoro serpentáreas, alias, tdo que é planta.

onde posso encontrar bolbos à venda?

obrigado e parabéns.

luis.r_6662hotmail.com

Teixeira disse...

Nasceu uma, recentemente, no meu quintal. Algum conselho? :)

Anónimo disse...

Tambem gostava de saber onde posso arranjar a planta.