segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Papaia (2)

Começou como uma brincadeira (e de certa maneira continua a ser) junto ao meu local de trabalho ficou um canteiro cheio de restos de obras, dum edifício novo.
Falei com o jardineiro, um homem para cerca de 2ha, e pedi-lhe para ir lá deitar os cortes da relva que iam para o contentor . Falei com o homem da máquinas de café automáticas que ia deitar no contentor as borras do café, chá e chocolate para as colocar lá. Associado a regas regulares, durante 3 anos, mais as espécies excedentes do meu quintal, tem dado alguns resultados. Sem esquecer a orientação do canteiro – Sul, rodeado por um edifício a NO , N e a NE de quatro pisos, que cortam os ventos dominantes na zona.
Hoje em destaque as papaieiras do jardim escondido.
Já aqui mostrei a flor feminina do ano passado e cujos frutos acabaram por não vingar. Este ano com uma rega maior e com um Verão que não foi tão quente como o do ano passado, está com o aspecto que se vê na fotografia.

A classificação mais simples das papaieiras é a seguinte :

Tipo macho puro – Flores em inflorescências compridas e complexas quanto ao tipo de flores.
Tipo hermafrodita – As inflorescências têm poucas flores e estas são hermafroditas.
Tipo Fêmea – Com poucas flores sem estames.

Existe outro tipo e classificação em que se definem cinco tipo de flores diferentes, comuns ou não na mesma árvore e se formam quatro grupos diferentes de papaieiras em que se admite influências ecológicas mno aparecimento de diferentes tipos de flores. Ou seja ainda não é assunto em que a discussão técnica esteja arrumada.
Prefiro dizer que esta papaieira é hermafrodita, ou seja é auto fértil.
A flor masculina deste ano.

4 comentários:

Rosa disse...

Fantástico! Eu diria que a fotografia tinha sido tirada num país tropical.

John disse...

Lindo! Nunca pensei que se desenvolvesse tao bem a papaieira.. Vou plantar algumas nesta primavera para ver o q da.. Já agora esta foto é no Isel nao é? Abraço

elvio andrade disse...

boa tarde filipe,gostava de saber uma coisa, eu tenho bastantas papaieira em casa,so que e aminha mae corta as que dao flor,porque um sehor diz que as que dao flor nao dao fruto,gostava de saber se é verdade,ou se todas as papaieira dao fruto? obrigado pela sua atençao!

Filipe disse...

Elvio

Note que há várias espécies de papaia como eu disse no post.

O que a sua mãe se refere é que existem espécies com árvores macho e árvores fêmea.

Nesse caso a árvore macho dá um cacho de flores enquanto a árvore fêmea dá flores isoladas junto ao caule.