quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Maracujá melão


Outra tentativa com os maracujás, este com três anos, deu pela primeira vez flor. Como muitas plantas tropicais a floração reage mais ao aumento da humidade atmosférica do que propriamente ao calor, começaram as chuvas e aí está a flor, que nesta espécie, ao aparecer nesta altura, não deve passar de flor. Se na Primavera florir, ainda tenho esperanças no fruto.

Em termos de volume este é o maior maracujá, daí o nome de maracujá-melão, também conhecido por maracujá-mamão, maracujá-grande, maracujá-cascudo.


O nome cientifico Pasiflora quadrangularis L. deve-se ao facto de o tronco apresentar quatro faces facetadas.O fruto, diz a literatura pode chegar a ter 30cm de comprimento e pesar 3kg.A casca chega a ter 5 cm de espessura.


Diz a literatura também que é muito difícil de se adaptar a regiões mais frescas que as tropicais. Bom para já, germinou de semente e deu flor, esperamos…

9 comentários:

Unknown disse...

Caro Felipe,apreciei muito voçê ter conseguido cultivar o maracujá-açú,ou maracujá-melão!Será que podia arranjar-me também umas sementes?Provavelmente ele dê-se bem cá no Algarve.

Sidnei Batista de Barros disse...

Caro Felipe, tenho o hobby de colecionar frutas exóticas (isto é que não são da região), planto no sitio e nas matas da cidade e amigos que se interessam. Se possível for me envie algumas sementes desse maravilhoso maracujá, fiquei pasmo, nunca vi uma fruta dessa grandeza. Mande-me por sedex a cobrar, adicionado ao preço da semente. Isso vem provar a maravilha que o Criador tem para nos mostrar. Desde já grato pela gentileza.

Sidnei Batista de Barros
R. 25 de Dezembro,27
Vila Nova
Cosmópolis-SP
CEP 13150-000

jorge disse...

felipe eu nao sei de que jeitoou forma tem o seu maracuja melao pois nao aparece a foto,mas eu ganhei um pedaco de (me falaram que era melao)e comi plantei as sementes e ja deu frutos eles medem de 30 a 40 ctm.e 30 de diametro eu tenho as fotos do fruto no pe e tambem ja colhido ele cresce muito de cor verde depois ele fica de cor ocre. nao sei se e o mesmo do seu aguardo resposta

Anónimo disse...

Felipe,dou-lhe os meus parabens por ter conseguido fazer "vingar" o maracujá-melão, pois eu com as que me trouxeram da Madeira,não consegui.Se fosse possivel enviar ou trocarmos dicas... fnoslen@hotmail.com

nunoneto disse...

Caro Felipe, sou um jovem de 15 anos e adoro agricultura. O maracujá é um dos meus frutos preferidos, tenho conseguido cultivar maracujá dos açores, tenho duas plantas de maracujá amarelo que nunca floriram tal como um maracujá banana, espero que venham a florir, certamente o tempo tratará disso. Gostaria de saber onde conseguiu arranjar as sementes da granadilha e do maracujá melão. A minha família da parte materna vem de Angola e têm boas recordações do maracujá melão. Gostaria de poder tentar criar este fruto. Despeço-me assim à espera de uma resposta e com grande consideração pela sua atividade.

João Franco disse...

Olá a todos!

Eu cultivo maracujás e tenho um blogue onde poderão ver essas e outras fruteiras:

http://my-passiflora.blogspot.com

João Franco

Sara disse...

que a natureza é bela esperança de ter a sorte de ter plantas como você eu também gostaria de ter animais e, talvez, comprar a roupas para cães

João Franco disse...

Olá!

Já saiu o meu livro sobre passiflora (maracujás)!

http://my-passiflora.blogspot.pt/2013/11/a-grande-novidade-o-meu-livro.html

Cumprimentos,

João Franco

Isabel Gonçalves disse...

Filipe como se desenvolveu o maracujá melão por cá?
Será que me pode vender umas sementes?