quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

"Plietesials"




O título do post é uma palavra inglesa, que não consegui encontrar tradução, significa uma planta que tem um ciclo de floração muito grande.

A fotografia diz respeito a uma dessas plantas, originária da Índia, o seu nome local é Neelakurinji (Strobilanthes kunthiana (Nees) T. Anderson. Robinson (1935)) e floresce com intervalos de 12 anos.

As montanhas onde habita na zona de Munnar e Kodaikanal, India, têm o nome de Nilgiris, que na tradução local significa montanhas azuis, devido ao impacto que a floração provoca na paisagem.

As últimas florações foram em 1990 e 2002, a próxima será em 2014, é caso de marcar férias com antecedência.

Nos Açores existe a Strobilanthes maculata (Wall.) Nees, P., da mesma família,mas está classificada como indeterminada a origem, não sei se será uma plietesial ou não.

3 comentários:

Ana Ramon disse...

Ontem dei comigo a pensar no seguinte: Será que não tens uma horta como a maioria das pessoas com couves, grelos, nabos, rabanetes, alfaces e assim?
:))))))))))))

Filipe disse...

Olá Ana
Também tenho couves, nabos e rabanetes. E a propósito de rabanetes, este ano até encontrei uns rabanetes pretos compridos e doces(!?), mas ou misturei sementeiras, ou foram as formigas (tenho um enorme formigueiro debaixo da plantação) ou fui enganado, porque parece que estão a nascer vermelhos, ou então escurecem com o tempo, esperemos

VN disse...

Tb não faço a menor ideia. Bom fds!