quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Araçá amarelo

Este araçá, conhecido também por araçá amarelo, encontra-se agora em frutificação e até prova em contrário deve ser o Psidium cattleyanum, Sabine, isto porque tenho dúvidas quanto à classificação
Pertence à família das Myrtaceae, nativa do Brasil, desde minas Gerais até Rio Grande do Sul onde se encontra em estado silvestre. A sua forma é arbustiva, podendo ser podado de forma a parecer uma árvore de pequeno porte.
A semente que originou o da fotografia, veio dos Açores onde é bem conhecido, existindo também a variedade de cor vermelha.A viabilidaadde da semente é muito curta, cerca de 5 dias no máximo, estando seca.
Os frutos são do tipo baga (este, com 2cm de diâmetro), com polpa esbranquiçada e têm um teor de vitamina C proporcionalmente quatro vezes maior que os frutos cítricos. O sabor lembra a goiaba.

26 comentários:

Anónimo disse...

não é araçá?

contradicoes disse...

Embora parecido gosto francamente mais do sabor da goiaba e quantas comi quando tive oportunidade. Agora se de vez em quando só para matar saudades.

Filipe disse...

Os açorianos pronunciam araçã. Os brasileiros araçá:pesquisei na net e não encontrei araçã.A começar pela wikipedia. Vou mudar o título

Kelvin disse...

Hello from New Zealand. I was searching the blog wrold when your blog popped up. I cannot understand your language, but I had a look. I like your photos, (one from NZ ???) so I have mentioned your blog @#438 on my blog - 21 21 21 Great Blogs To Read.
Click on my name to see my blogs, if you want.

Anónimo disse...

Amo araçás.....no meu quintal nascem dourados, doces de melar os dedos, atraem passarinhos e borboletas e me deixam sempre muito feliz....meu araçazeiro é um Psidium cattleianum.

Anónimo disse...

O araça produz muito rápido plantei de semente e em dois anos ja produz.

Anónimo disse...

Nos Açores, o arcaçá, ou também conhecido por araçal em tom vocal mais aberto. Pertençe à familia das Myrtaceas. Produz em zonas tropicais, sub-tropicais e até em temperadas. No caso dos Açores, temperado oceânico, o araçaleiro, floresce duas vezes no ano, ainda que uma floração mais abundante que a outra.
Tenho também um blog agriculturainsular.blogspot.com. Mas confesso, ainda não escrevi muita coisa.
Visitas dos Açores

Anónimo disse...

Reamente o tempo de viabilidade da semente de araçá e tem uma curta duração pois trabalho em um viveiro de produção de plantas nativas cultivei em torno de 400 mudas apos 30 dias da coleta das sementes e não germinou nenhuma

Anónimo disse...

Eu sou da ilha do Faial, Açores, e sempre ouvi pronunciar-se araçá. Por acaso, em Agosto 2007 trouxe do Faial para a Bélgica, onde moro, uma pequena planta com 15 cm de altura e ela já atingiu 1 m apesar de estar em vaso. Em Dezembro,coloquei-a dentro de casa. Penso voltar a colocar o vaso no jardim quando o tempo estiver mais quente. Depois darei notícias do seu desenvolvimento num clima que é muito diferente do habitat natural destas plantas, semitropical ou tropical.

Anónimo disse...

Na pagina do araçá amarelo está escrito viabilidaadde envez de viabilidade.

João Franco disse...

Haverá viveiros no continente que disponibilizem esta planta?

Unknown disse...

Acho muito interessante os comentários. Na verdade quando resposável pelo Horto Municipal de Osório, no Rio Grande do Sul (Brasil), eu trouxe 1.300 mudas da Embrapa de Pelotas, que foram sendo distruidas na cidade. Hoje, na cidade de Osóriio, existem muitas casas que têm pés de araçá no jardim ou quital. Trata-se da cultivar Ya-CY, desenvolvida por aquela instituição e que produz o ano inteiro com frutos sadios e alto teor de Vitamina C.
Edegar da Silva - Osório (RS)Brasil

Anónimo disse...

Nos viveiros de Castromil há araçãs á venda

Anónimo disse...

Sou natural de Angra do Heroísmo,mas vivo no "continente", como dizem os açoreanos,desde os 9 anos por razões familiares, mas nunca me esqueci do sabor e da pronúncia do araçá (sim, é araçá que é, ou era, pelo menos, então, nos idos anos de 1961, que se pronuncia). Alguém conhece algum viveiro na área do Porto onde se possa adquirir a planta?

Anónimo disse...

boas essa planta comprei a eu por 5 € numa feira aqui na zona de Vagos

Anónimo disse...

html

Anónimo disse...

tb existe na feira do pinhal novo

Anónimo disse...

sou açoriana tenho 31 anos, da ilha do faial, e desde que me lembro muito bem pronunciasse araçal e não araçá nem araçã . se vocês dizem ser do faial então não sabem falar.

tenho no meu jardim cerca de 7 araçaleiros tanto amarelos como vermelhos. E em poucos tempos vou fazer doce de araçal. Sou fã e golosa pelos araçais ; ao natural, ou com leite e açucar e agora em doce.

Hermes disse...

Por favor aprecio araça;acho uma frutinha bonita saborosa e decorativa.Gostaria enormemente que alguém me fornecesse informações como conseguir mudas ou sementes do araçá amarelo ou vermelho.
Meu E-mail: hermes.sobreira@gmail.com
grato
Hermes

Anónimo disse...

Sou da ilha terceira e sempre ouvi dizer ARAÇAL.... mas como o nosso falar tem muitos erros, não sei dizer se está correto. Como no Brasil é ARAÇÁ, é provável que tenha evoluído para a versão com L no fim cá na ilha e nos açores....

Tiago Menezes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Sou biólogo, dos Açores, moro na ilha de São Miguel e nunca ouvi chamarem essa fruta de "Araçã". Nós chamamos de Araçal, com L (árvore araçaleiro). No entanto, falando com colegas que estudaram comigo na universidade e que vieram da ilha Terceira, realmente chamavam de "Araçá". Os nomes comuns das frutas variam muito de terra para terra. Quanto ao "Araçã", isso é a moda dos continentais imitarem os açorianos (mais propiamente os micaelenses e terceirenses) sem sucesso.
Esta árvore é um Psidium cattleianum que dá duas variedades: açarais vermelhos e araçais amarelos.

Manuel Fernandes disse...

Sou um entusiasta doméstico nas lides da horta e árvores de fruto. Alguém sabe dizer-me qual a altura do ano certa para podar os araçaleiros e qual a forma mais correta de o fazer (local de corte, inclinação do corte, etc.)?

辣妹護理師俱樂部影片 disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
jose faria disse...

estive de ferias nos acores aonde fui as furnas aonde vi este fruto

HENRIQUE disse...

Se tem tantos arassaleiros, também deve de ter filhotes que nasceram à volta destes. Se me quizer mandar para o continente, em pacotes pelo correio, eu compro. Diga o preço por cada pé, por favor...0