quinta-feira, 22 de junho de 2006

Jujube

Jujube.jpg

Este é um post antigo que retorno porque o jujube já tem flor outra vez. E este ano foi promovido, saiu do vaso, que já era demasiado grande e passou para a terra, vamos ver como se dá.

Esta árvore de nome comum jujube, acofeifa-maior (já encontrei açufeira, sem chegar a uma conclusão sobre a forma correcta), anafega ou maçã de anafa, continua a ser uma incógnita para mim saber a espécie.
O género é Ziziphus e pertence à família das Rhamnaceae.

A minha primeira aposta foi ele tratar-se de Ziziphus zizyphus, designação que parece estar desactualizada e chamar-se agora Ziziphus jujuba. De qualquer maneira continuo com dúvidas.


A primeira classificação desta planta por Lineu é de Rhamnus jujuba L. (1753), nome que deu origem à família Rhamnaceae. Mais tarde em 1879 aparece Ziziphus jujuba (L) Lam. (1879) e posteriormente Ziziphus zizyphus (L.) Meikle e Ziziphus e aparece também na literatura Ziziphus zizyphus (L.) Karst.

Desta confusão de nomes não me aparecem características que diferenciem estas espécies, talvez mais trabalho. Em relação à espécie mauritana, acho que tem os frutos maiores, esta árvore deu frutos o ano passado mas pequenos. Pode ser devido ao facto de estar num vaso.

Em relação ao i e ao y no Ziziphus zizyphus, não tenho a certeza que seja regra mas o i aparece no primeiro nome do género e o y na atribuição da espécie (segundo nome)
.

Cultiva-se na China à mais de 4000 anos e aparecem hoje cerca de 400 cultivares por todo o mundo. É usado na medicina tradicional chinesa desde esse tempo. Era habitual no Algarve (observação de uma referência que não encontro). Aclimatiza-se bastante bem em Portugal. Tem folha caduca, os ramos são espinhosos e aguenta muito bem o Inverno. Os frutos estão maduros quando adquirem uma cor acastanhada e ficam meio enrugados.

1 comentário:

Anónimo disse...

gostava de comprar varias arvores de jujuba mas não sei onde comprar se me podesse ajudar agradecia