terça-feira, 27 de junho de 2006

Brincos de princesa












Este arbusto, conhecido como Brincos de princesa, da família das Onagraceae tem muitas espécies e variedades adaptadas em Portugal. Penso, e tenho muitas dúvidas, que este é a Fuchsia magellanicase alguém tiver outra sugestão, agradeço.

O fruto é considerado comestível, mas dizem que não é muito saboroso. Ainda não o provei, e estou a pensar se o provo ou não. Outra sugestão dada é fazer sumo dos frutos, se alguém provou, diga se é bom.

Nome comum : Brincos de princesa

Nome cientifico: Fuchsia magellanicase

Família:Onagraceae

Origem: Peru até à Terra do Fogo

Utilização: Ornamental, Os frutos são comestíveis

Fotos: Propria





























5 comentários:

contradicoes disse...

Encontrei esta referência num site: As Fuchsias ou Brinco de Princesa são plantas semilenhosas com flores coloridas e na maioria pendentes, que aparecem continuamente quase todo o ano. As variedades pendentes são indicadas para vasos e floreiras suspensas, as eretas são indicadas no plantio de vasos e canteiros. A flor é composta de quatro ou mais sépalas curvadas, uma coroa em forma de bola, estames compridos e um estigma extremamente comprido. As flores existem em combinação de várias cores. As sépalas e coroa geralmente estão em contraste. O substrato deve ser bem drenado. Necessitam de pleno sol, no alto verão preferem a meia sombra. As variedades são:

Brinco de Princesa “Blue Eyes”

Brinco de Princesa “Pink Marshmallow"

Brinco de Princesa “La Campanella”

Brinco de Princesa “Marinka”

Brinco de Princesa “Koralle”

Brinco de Princesa “Beacon”

Brinco de Princesa “Woodoo”

Brinco de Princesa “Cliantha”

Brinco de Princesa “Frosted flame"

Brinco de Princesa “El Camino”

Brinco de Princesa “Lady Thumb”

Brinco de Princesa “Tom Thumb”

Sem especificar se são comestíveis ou não. Um abraço do Raul

contradicoes disse...

Afinal além de serem comestíveis os brincos de princesa até servem para confeccionar ementas aqui vai uma que encontrei:"Macarrão com flores de brinco-de princesa

Ingredientes
Flores de brinco-de-princesa a gosto - 500g de macarrão tipo farfalle - 40ml de azeite de oliva - 6 cubinhos de bacon - 6 dentes de alho picados - 5 tomates, sem sementes, picados em pedaços grandes -
1/2 maço de salsinha picada - 1/2 maço de cebolinha picada - pimenta-do-reino - sal.

Modo de preparar
Aquecer o azeite em uma frigideira e fritar o bacon. Acrescentar o alho picado, mexendo sempre. Juntar o sal. Colocar o macarrão já cozido, mas quente, em uma tijela grande. Juntar a mistura da frigideira os tomates, a salsinha ew a cebolinha. Misturar tudo muito bem, acertar o sal, polvilhar com pimenta-do-reino. Enfeitar com as flores de brinco-de-princesa.

Filipe disse...

Quando se utiliza este tipo de plantas pela primeira vez, deve-se confirmar a variedade, mas até ao momento, não encontrei nada que diga o contrário

Anónimo disse...

Bem, moro no sul de minas e aqui é muito farto o cultivo desta maravilhosa flor. Mas o que me encantou é que não sabia que ela fornecia frutos! Lógo ápós a florada ela deixa crescer um fruto semelhante ao fruto da jabuticaba, e é bem parecido até no sabor tambem! Eu só provei e não tive coragem de comer. Porem vejo que as abelhas e formigas e outros insetos gostam muito. O meu está carregado! Se alguem souber qual é a propriedade deste fruto me diga pro favor!

fati disse...

Olá!
Vi agora um programa na TV e fiquei surpreendida pela positiva: as bagas dos brincos de princesa são comestíveis! 😃 😁