sexta-feira, 23 de junho de 2006

Artemisia annua








É conhecida nos países anglo-saxónicos como Sweet Annie, originária da Ásia, e mais provavelmente da China onde é conhecida por qinghao. È mencionada no Chinese Handbook of Prescriptions for Emergency Treatments do ano 340 AC para o tratamento de febres.
Actualmente é considerada muito eficaz no combate à malária.

Referem vários autores que está aclimatizada em países como a Espanha e França, por cá em Portugal, nunca a vi, e gostava de saber se já alguém a viu.
O seu princípio activo, a artemisinina (referido formalmente como arteannuin e como qinghaosu na China) encontra-se principalmente nos tricomas existentes nas cavidades das folhas inflorescências, são uma espécie de glândulas de armazenamento. O composto referido, existe 4 a 11 vezes mais nos tricomas das inflorescências em relação aos das folhas Estas glândulas crescem e quando atingem a maturidade produzem uma descarga nos tecidos adjacentes e a artemisinina é recombinada com outros produtos. A recolha deve ser feita antes deste processo.

Há cerca de dez anos a Organização Mundial de Saúde recomendou que as terapias usadas nos países mais flagelados pela malária incluíssem a artemisinina.
Existe actualmente um fármaco derivado da Artemisia annua registado em África com o nome Paluther.

Existem algumas confusões, para mim , na classificação desta planta, principalmente o agrupamento, mas mais também por causa da classificação de outras artemisias.
Esta artemisia pertence à tribo Anthemideae das Asteroideae, uma sub-família das Asteraceae, da família das Compositae.
Várias abordagens taxionómicas têm subdividido o género Artemisia em várias secções sub genéricas; A. annua tem sido considerada na subsecção Absinthium (Hall and Clements 1923) ou numa subsecção combinada Artemisia (Absinthium + Abrotanum). (Poljakov 1961, Yeou-ruenn 1994).

19 comentários:

Ivo Rodrigues disse...

Saudações alentejanas !!!

É sempre bom passar pelo teu blog para aprender mais e mais.

Já falas-te da Dedaleira, existe no nosso Portugal e é muito boa para o coração.

Continua com o bom trabalho ....

Haja saude !!!

Filipe disse...

Olá Ivo.
Ainda não falei da dedaleira, mas é uma planta com a qual se deve ter cuidado, pequenas doses, são muito tóxicas. As doses a utilizar devem ser orientadas por alguém, normalmente um homeopata. Utizada in natura pode provocar graves dissabores

locacinoca disse...

Há um pézinho no quintal de minha sogra, próximo a Lisboa. Está saudável e cheia de flores. Só não lhe ofereço uma muda por não ser minha.

Leonor disse...

Tens um blog maravilhoso. Quanto à Artemísia Annua conheço-a, há no Alentejo, tenho-a entre as minhas plantas (Algarve). Li há pouco que é útil no combate ao cancro, curiosamente quando eu era miúda havia um homem na minha terra que nos comprava aquilo a 25 tostões o quilo, preferia as raízes. Chamavam-lhe tagarro, eu e o meu primo parecíamos dois pedintes a carregar sacos daquilo e fazíamos uns cobres.Se ele comprava era porque vendia, e se vendia, alguma utilidade tinha, sei que a vendia a ervanárias e farmaceuticos. A Natureza sempre nos surpreende

Anónimo disse...

Boa tarde

Parabens pelo blog.

Descobriu onde se consegue comprar a artemisia annua?

Obrigado

Anónimo disse...

E falar sobre o "boldo", parece ajudar na regeneração do fígado.... Será???
Muito obrigada pelo seu blogue

Leonor disse...

Sou a mesma Leonor que carregava sacos com raízes de artemisia annua, que um homem comprava a 25 tostões o quilo. Este comentário só surge porque uma (outra) apaioxonada por este blog falou comigo por causa desta planta. Começo a dar mais valor ao meu "jardim botânico", onde além da artemisia annua tenho outras preciosidades, até raridades - mandrágora, acónito, beijo-de-mulata, branca-pobre, fora outras primas da artemísia, etc, etc, e mais etc. Valeu a pena ser uma aficcionada por plantas. Temos tantas preciosidades que nem vale a pena importar plantas que têm aqui correspondentes com as mesmas propriedades. Mais: quanto à mandragora (automnalis), ela só existe no sul da Europa, depois no Médio Oriente (sobretudo Israel). Sendo assim, pode ser uma riqueza para exportar. Os aficcionados em plantas, como eu, é que não têm dinheiro, nem apoios, só têm o conhecimento.

Quanto ao boldo, ele ajuda na regeneração do fígado, mas não é necessário importá-lo. Aqui no burgo temos o taráxaco (teu-pai-é-careca), além do cardo-mariano e outras plantas regenerativas do fígado.

Filipe disse...

Bom dia Leonor

Obrigado pela visita ao meu blog e pelo seu comentário.
Eu estou muito interessado em obter mudas de artemisia annua,e provavelmente outras plantas que tenha se quiser entrar em contacto ou fazer-mos trocas pelos correios agradecia

Filipe

Rui disse...

Bom dia

Uma amiga aconselhou-me chá de artemisia annua para combater o cancro do pulmão.
Segundo este artigo ela é muito eficaz:

http://www.blogfisiobrasil.com.br/2016/02/esta-incrivel-planta-mata-98-das.html?spref=fb

Moro na zona de Castelo Branco e a minha mulher está internada no hospital do Fundão com essa doença.
Haverá artemisia annua aqui na zona? Onde poderei encontrá-la?
Se me puderem ajudar fico muito grato.
Aqui deixo o meu mail: ruimbp@gmail.com

Bem hajam
Rui

Filipe disse...

Obrigado pela visita, desejo as melhoras para a sua mulher.

A artemisia annua é uma planta originária da Ásia, embora no nosso clima ela se possa ambientar, mas pode originar híbridos com as artemisias que existem em Portugal naturalmente e não têm a mesma composição.

Na NET encontrei este site em Espanha que vende chá de artemisia annua, mas não tenho qualquer referência sobre a firma que lhe possa dar.
http://www.andaluciamedicinal.com/pt/productos/1069-artemisa-artemisia-annua-120gr.html

Filipe disse...

Rui

Deixe-me lembrar que não está provado que o chá de artemisi annua cure o cancro do pulmão. Essa é uma afirmação muito forte, que carece de prova.
Pode-se afirmar é que este chá pode ajudar as defesas do organismo a reagirem.

Leonor disse...

Filipe tem razão quando diz que não está comprovado que a Artemísia annua cure o cancro, mas pode ajudar as defesas a reagirem às células invasoras. Ajudar não é curar. Quanto ao cancro, há outras ervas mais eficazes que a Artemísia, e no caso concreto do cancro do pulmão (mas não só) existe a nossa Salva-do-sul, que eu já considerava extinta, mas pelo menos ainda resiste na zona do Algarve, onde moro. Existem algumas plantas antimitóticas,mais eficazes que a artemísia. Uma planta, que é rara no mundo, subsiste pontualmente no Algarve, a Cynomorium coccineum, parasita, sobretudo das Quenopodiáceas, é muito eficaz no tratamento do cancro (ainda que não seja antimitótica), mas excelente a combater radicais livres, que "alimentam" as células invasoras. Os chineses têm feito um excelente negócio com a outra variedade conhecida desta planta, a Cynomorium songaricum, que tem as mesmas qualidades que a nossa. São duas espécies muito raras. Obter a sua muda? Pois é difícil, daí ela ser tão rara. Identifiquei-a mas ainda não posso dizer que tenha conseguido a sua reprodução.

Filipe disse...

Obrigado mais uma vez pelos teus comentários Leonor.

Quando falas da salva do sul é a Salvia sclareoides Brot.?

Filipe disse...

Obrigado mais uma vez pelos teus comentários Leonor.

Quando falas da salva do sul é a Salvia sclareoides Brot.?

Leonor disse...

É a Salvia sclareoides, sim. É uma plantinha que ainda tem muito para dizer. Fiquei a saber que ela é específica do sul de Portugal, não ocorrendo no sul de Espanha. A minha tia-avó chamava-lhe marroio-preto, mas eu eu sei que o marroio-negro é outra planta, que também conheço. Quando eu era miúda abundava no Alentejo (Grândola), agora não sei, pouco lá vou

Leonor disse...

De há uns tempos para cá dediquei-me a fazer um "jardim botânico", como airosamente lhe chamei, quando pouco mais tinha que Tomilho, Capuchinhas e Coentros. Desde há uns 2 anos começou a ganhar vedetas, quase faz inveja ao jardim botânico da "Flora-on", por exemplo. Entre as vedetas: Artemisia annua (e outras espécies de artemísia), Salvia sclareoides, mandrágora, meimendro-branco (falta o negro), várias sideritas, acónito (3 espécies, todos venenosos graças a Deus), onagra, etc. etc. São a minha perdição, até sonho com elas.

Rui disse...

Olá Filipe,

Agradeço-lhe pelo seu blog, pelo comentário e pelo "link" e pelas melhoras da minha mulher.

Ela partiu serena mas deixou sementes para as melhoras de muitos outros.

Bem haja
Rui

Unknown disse...

Bom dia Leonor preciso de conseguir obter artemisia , por favor entre em contacto cmg se realmente conhece esta planta

João Alves disse...

Boa tarde,

A ser boa para combater/ajudar a combater o cancro, como é feita a sua toma?

Alguém me sabe dizer?

Desde já obrigado.