quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Cogumelo desconhecido

Tenho dificuldades em classificar cogumelos e fungos, aliado ao receio que uma má classificação pode originar.
Os exemplares da fotografia cresceram num tronco duma araucária cujo destino era a lareira. (mas que neste ano, se continuar assim, nem a lenha gasto).
No meu amadorismo, diria que era o Trametes versicolor L..
Outras classificações possíveis Fomitopsis pinicola (Sow.)Kickx ou Bjerkandera fumosa (Pers.) P. Karst..
Alguma ajuda?

9 comentários:

Luciano Lema disse...

Não sei a espécie. Por cá também os tenho, ou pelo menos, bastante parecidos, também a crescer num cepo de uma acácia.
Já experimentaste o Flickr? Lá consegui a identificação de uma série de insectos e quase de certeza que também se encontrarão sabedores de micologia dispostos a partilhar conhecimento.

Filipe disse...

Obrigado, vou tentar, estou interessado particularmente neste, não por ser ou não comestível mas por uma série de aplicações que tem, se for o Trametes versicolor, fiquei admirado com as referências no Google em relação a esta espécie

Filipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
teresa g. disse...

Eu fiquei curiosa com o teu post porque também o fotografei há tempos. Pelas imagens que aparecem no google, as outras alternativas parecem-me ser bastante diferentes, portanto o mais provável de entre as três é o Trametes versicolor, mas se calhar é um pouquito arriscado identificar só pela foto, se existirem mais espécies parecidas (não faço ideia se existem)

Dama do Lago disse...

Olá

Não sei ajudar na identificação mas fiquei fascinada com a forma e textura dos cogumelos - a primeira foto está linda e já me inspirou na criação de uma jóia.

Ana Ramon disse...

Olá Filipe. Se ainda não resolveste o mistério do cogumelo, podes sempre pedir ajuda à Estação Florestal de Oeiras (mudou recentemnente de nome). São eles que me têm ajudado a identificar doenças e pragas que surgem por aqui.
Beijinho e bom fim de semana

Filipe disse...

Obrigados pelas visitas,
Ana, em relação à estação experimental de Oeiras é uma novidade e aqui tão perto...

Anónimo disse...

Olá
Não sei se ajuda mas no Rio de Ajneiro é conhecido como orelha de pau... quem sabe se com esse nome se chega a amias algum lado.
Abraços e parabésn pelo trabalho
leo

Anónimo disse...

Viva,
Há um recurso na internet que te pode ajudar a identificar os cogumelos que vais encontrando. Só tens em que obedecer a alguns critérios em termos de fotos e colheita do cogumelos. Mas é simples e está tudo lá.
Deixo-te aqui o endereço:

http://cogumelosportugal.forum-livre.com