segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

Tamareira


A tamareira, Phoenix Dactylifera em que Phoenix é o equivalente a fenícios (Phoenician em grego) que foram os primeiros a cultivar e a dispersar o seu uso. Outra origem para o nome seria a da ave mítica dos gregos, Phoenix.
Dactylifera vem da palavra grega dactylos que significa dedos, embora na antiga língua dos hebreus e sírios dactylifera, já seja o nome dado à tamareira.
Este nome é conhecido desde os tempos de Theophrastus, (famoso botânico 370-85BC)

É uma palmeira habitual no Médio Oriente e que se dá bem em Portugal, ainda não percebi porque existe tantas palmeiras do tipo Phoenix canariensias cujo fruto embora comestível não tem nem polpa nem sabor comparável ao da tâmara

Em África a tamareira serve de suporte de alimentação a 80 milhões de pessoas

Os frutos na sua evolução, vão passando por uma série de fases quem em árabe têm uma designação própria:

Primeira fase – Hababouk – Os frutos são ovóides, ainda pequenos e amarelos, amarelos claros ou amarelos esbranquiçados.

2ª. f. – Kimri – Os frutos atingem o crescimento total, tornam-se alongados, a cor passa pelo esverdeado e no fim estão fisiologicamente maduros.

3ª f.– Kalal – Os frutos tornam-se amarelos, iniciam um processo de perda de humidade, os açúcares redutores da polpa vão diminuindo e aumentando a percentagem de sacarose.

4ª f.– Routab – Dá-se uma perda de água muito mais sensível, os frutos tornam-se avermelhados e os teores de açúcar redutores da polpa não excedem metade dos açucares totais.

5ª f.– Tmar – Os frutos passam a cor castanha, continuam a perder massa pela redução de humidade, os açucares atingem na polpa percentagens de tal modo elevadas que não há possibilidade de haver qualquer fermentação.

È no fim desta quinta fase que os frutos atingem a maturação comercial, muito mais tarde que a maturação fisiológica.

Os árabes dizem que a tamareira deve ter os pés na água e a cabeça ao sol ardente.

4 comentários:

orlando bonfilho pallaoro disse...

gostaria de saber com quantos anos uma tamareira começa a produzir frutos? aguardo respostas.

Anónimo disse...

Gostaria de saber também com quantos anos a palmeira da tâmara começa dar frutos?

Pedro e Rita disse...

http://ecopalms.blogspot.com/

Anónimo disse...

Em 2 anos ela ja começa a produzir frutos.