segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Carambola

A Carambola (Averrhoa carambola L.), com este Outouno ameno frutificou. Encontra-se numa situação privilegiada, encostada a duas paredes que fazem um ângulo recto a norte, uma parede a nordeste e outra a noroeste, toda virada a sul.
A árvore tem 2 anos em vaso e 3 anos em terra. Não é de folha caduca, mas no Inverno caiu sempre a folha e o frio queimava os rebentos mais novos. Já floriu nos dois últimos anos, mas é a primeira vez que o fruto vinga.
É a fruta das saladas de fruta cortada em fatias transversalmente faz uma estrela de cinco pontas e daí o seu nome em inglês de star fruit.
A cor do fruto quando maduro é amarelo. Existem
várias variedades, mas essencialmente o que me interessa é saber se é ácida ou doce... ou pelo menos prová-la.

Em medicina popular, principalmente nos países de clima tropical, o chá das suas folhas é recomendado para várias doenças, mas pode
causar graves problemas a quem sofra de problemas renais

1 comentário:

Anónimo disse...

Fantástico. Já por divesas vezes semeei carambola e consegui obter uma planta. Infelizmente não ultrapassou os dez centímetros de altura, vindo a morrer de frio. Pelo menos aqui, no norte de Portugal - Vila Nova de Cerveira, - parece que não serve para elas. Gostaria de saber onde é que está plantada esta que frutificou e como foi obtida. Obrigado