Em termos de classificação, além do Persea americana, se não se sabe a origem, é complicado, senão vejamos:
Existem três variedades nativas:
- Antilhana
- Mexicana
- Guatemaleca.
Dentro de cada variedade existem cultivares próprios de cada uma.
Existe um quarto grupo de híbridos, sendo os mais comuns, Guatemaleca x Antilhana ou Guatemaleca x Mexicana.
E dentro destas mais uma série de variedades.
A variedade da fotografia fica à espera de melhor classificação, o fruto tem um tamanho normal, se a carga for muito grande, dá frutos mais pequenos. Casca dura, de cor roxa escura quando madura e rugosa, com pequenas “verrugas” salientes.
A história deste fruto, tem origem no facto do autor deste blog ter ido a correr para apanhar um comboio em França e tê-lo… perdido.
Meia hora à espera do próximo, era muito tempo.
Havia um mercado do outro lado da estação, onde comprei 3 frutos ainda verdes, porque não os conhecia com estas “verrugas”. Amadureceram já em Portugal e um deles deu origem a esta árvore.
O problema da frutificação do abacateiro tem a ver com o tipo de flores que ele produz, não é o caso das flores femininas e masculinas, mas um pouco mais complicado.
Produz dois tipos de flores
Tipo A – A parte feminina está activa de manhã e inactiva de tarde e na manhã do dia seguinte funciona como flor masculina
Tipo B – A parte feminina está inactiva de manhã, activa da parte da tarde e funciona como masculina de manhã do dia seguinte.
Ou seja para existir frutificação deve haver no mínimo duas espécies, uma que produza flores do tipo A e outra que produza flores do tipo B.
Existe uma nota sobre este tipo de floração que não consegui ainda um esclarecimento total, diz ele “ Este ciclo floral mantém-se regular entre condições de temperatura admissíveis para a maior parte das condições da cultura dos abacateiros”.
Isto tudo para dizer que esta árvore deu frutos sozinha, sem eu conhecer nenhum abacateiro à volta (o que não quer dizer que não existisse algum escondido). Daí a minha dúvida sobre o “ciclo floral”.
O Abacateiro em Portugal, e a sua floração, reagem mais à humidade que ao calor, começam a florescer nesta altura e o fruto demora cerca de um ano a formar. Normalmente após a apanha dos frutos se o tempo se apresentar húmido e com uma temperatura mínima acima dos 10º aparecem as flores.
O facto de as flores aparecerem a temperaturas tão baixas leva-me à questão da frase que citei. Se devido ao frio, não irão eles e elas juntarem-se para aquecer.
10 comentários:
Olá Filipe. Já temos falado algumas vezes sobre abacateiros mas ainda não tinha percebido o quanto sabes sobre a formação do fruto. À entrada de Viseu, para quem chega pela IP3, há um restaurante à direita que tem um enorme abacateiro, que, segunmdo me dizem, se vê carregado de frutos com alguma frequência. Não sei de que tipo será e se existe outro nas proximidades. O que me intriga é que sendo uma zona extremamente fria no Inverno e quente no Verão, como é que esta árvore consegue sobreviver de uma forma tão saudável. É ela que ainda me dá esperanças de um dia poder ter aqui um, resistente a este clima tão difícil.
Um grande abraço
Olá Felipe. Eu sou o Ben Deivide, do RN, estive com um problema, o meu abacateiro antes da florada, as mesmas caem. Agora como eu li sobre o qeu explanou, nao há nenhum outro abacateiro nas proximidades, já que é no quintal da minha casa, se houver alguma solução, faça os comentários do blog que estou entrando frequentemente.
Obrigado
Atenciosamente
Ben Deivide
Boa tarde,
Andava a pesquisar informação sobre abacate e deparei-me com o seu blog. Tenho uma pergunta, não sei se poderá responder-me: Quanto tempo o fruto precisa ficar na arvore? O que tenho não é bem a mesma espécie da sua. Os meus são mais tipo pera, casca verde-lisa e muito brilhante. Já apanhei um com 620gr. mas quanto a mim ainda estava muito verde e precisou de ficar a amadurecer fora da árvore, claro.
Obrigado e cumprimentos.
Manuel Luzia
mluzia@netcabo.pt
Olá!
Gostaria de saber, em fim, o problema do meu abacateiro.Ele deu frutos apenas 1 vez e depois não mais.Ele tem 6 anos e deu fruto aos 3, se não me engano...frutos bonitos,doces.As folhas não apresentam nenhuma alteração na coloração e formato.Moro em Olinda, PE.
O que poderia ser,já que ela não apresenta sintomas de doença ou ataque de patógenos?
Um abraço!
É sempre bom encontrar essas coisas, porque eu tenho alguns negócios em São Paulo e eu sempre gosto de decorá-los com coisas naturais pode ser talvez uma árvore para colocar os restaurantes
Plantei este ano 3 abacateiros, var. Hass, Reed e Bacon. O abacateiro Reed já está em flor... pode ser que tenha sorte! Excelente blogue, continuem!
Temos um abacateiro que nasceu duma semente de abacate do supermercado, com 3 metros de altura e cerca de 8 anos.
No entanto nunca deu frutos. O facto de não frutificar não surpreende pois é necessário ter outro exemplar de outra variedade. O que eu não entendo é que ele nunca deu flor durante todos estes anos. (ele encontra-se no Norte: Barcelos)
Não deveria pelo menos florir??? Alguém sabe se isto é normal com abacateiros?
Florindo Figueiredo , de uma semente tenho um com 2 anos e com 4 metros de altura , então nunca me vai dar fruto ! será melhor cortalo ó pudalo ; se poderem informar eu agradeço .sou de Águeda
O meu pai disse me que uma vizinha dele plantou um caroço no quintal, foi a filha dela que lhe trouxe um abacate do Algarve e em três anos já deu imensos frutos e não há mais nenhum em kms.Como é possível? O fruto é verde e meio rosado quando pronto a colher.
O meu pai vive em Barrô-Resende.Região do Douro.
Enviar um comentário