segunda-feira, 2 de maio de 2016

Erva de S. Roberto



A erva de S. Roberto, Geranium robertianum L., da família das Geraniaceae, cresce em todo o país e apresenta agora o seu vigor.

É normal encontra-la nas farmácias, no estado seco, para chá, ligado ao tratamento de problemas de sangue e da sua circulação,  o chá pode ser feito com a planta fresca.


(para apanhar plantas frescas para o chá ou alimentação, não de deve colher perto das estradas, devido aos metais pesados dos combustíveis, nem em jardins, pelo presença regular de cães e gatos e normalmente as plantas aromáticas serem mais atractivas para as necessidades)


Existem duas ou três versões quanto à origem do seu nome. Pode ter vindo do latim ruber que significa vermelho ou de Robertium que seria uma adulteração de Rupertianum, evocando o nome de São Ruperto, bispo de Salzburgo que no século VII  que terá descoberto as propriedades hemostáticas desta planta, o relato não bate certo com a actividade deste bispo, poítica,  que construiu um mosteiro que viria ser o núcleo da nova cidade de Salzburgo.



Hildegarda de Bingen, também conhecida como Sibila do Reno (1098 - 1179), foi uma monja beneditina, mística, teóloga, compositora, pregadora, naturalista, médica informal, poetisa, dramaturga, escritora alemã. 


Além de mística, teóloga e pregadora, foi poetisa e compositora talentosa, deixando obra de vulto e original. Uma mulher muito à frente no seu tempo


Também fez muitas observações da natureza com uma objectividade científica até então desconhecida, especialmente sobre as plantas medicinais, compilando-as em tratados onde abordou ainda vários temas ligados à medicina e ofereceu métodos de tratamento para várias doenças. Sobre este tema Hildegarda escreveu o Liber subtilitatum diversarum naturarum creaturarum, (Livro das propriedades - ou subtilezas - das várias criaturas da natureza), dividido em Physica (Liber simplices medicinae) (Física - Livro da medicina simples) e Causae et curae (Liber compositae medicinae) (Causas e curas - Livro da medicina complexa).


É nestes volumes, que fala da erva de S. Roberto, como purificadora do sangue. 


S. Roberto, o outro, foi um santo da Alemanha (712 -732), morreu com 20 anos. A sua biografia foi escrita pela santa Hildegarda de Bingen no século XII, que também ergueu o Mosteiro de Rupertsberg em Bingen am Rhein, na Alemanha, em sua homenagem.


A  homenagem pelo nome da planta, a este ou ao outro?

Sem comentários: