terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Luzerna

No sábado, Barack Obama jantou no Alfalfa Club, um selecto clube de Washington, fundado em 1907. Um grupo de cavalheiros do Sul fundara o clube para homenagear o general Lee, o líder que na Guerra Civil defendeu a escravatura. Obama fez humor com as raízes do clube: "Se estivesse aqui, hoje, o general Lee teria 202 anos. E estaria muito confuso." Um Presidente negro, convidado de honra num clube fundado para homenagear o general Robert Lee, a mim comove- -me. Vou contar outro ângulo da história, para ver se comovo mais gente. Vou lembrar outras raízes. O clube chama-se Alfalfa, em português, alfafa ou luzerna. A rainha das forragens, a melhor para as vacas. Cinco anos depois do clube fundado, em 1913, Jack London, em "O Vale da Lua", escreveu páginas que são um hino aos açorianos da Califórnia que plantavam até à berma das estradas. Esses camponeses, produzindo "alfalfa", tornaram-se os maiores leiteiros da América. Apesar disso, em 1920, o Congresso fez uma lei que estabeleceu quotas: favoreceu os imigrantes de olhos azuis, ingleses e alemães, e os açorianos de São Jorge, os pais do leite americano, ficaram décadas sem poder emigrar... |

Ferreira Fernandes - Diário de Notícias 2/2/09
A alfafa (Medicago sativa L.), também conhecida por luzerna, é uma leguminosa perene, renovada constantemente pela natureza.
Por ser muito nutritiva e apresentar importantes qualidades como forrageira, possuir em sua composição básica os seguintes valores por produto;( valores básicos em percentual relativo)
Proteína bruta = 22 a 25%
Cálcio = 1,6%
Fósforo = 0,26%
Nutrientes Digestíveis Totais(NDT) = 60%
(fonte: Wikipedia)