Comi uma manga particularmente doce, comprada num supermercado, normalmente apanho desgostos com as mangas, muitas vezes penso que é por serem apanhadas demasiado verdes e sofrerem com o transporte em câmaras frigoríficas. Resolvi semeá-la, embora a altura não seja das melhores. Segue-se o processo que utilizo hoje com algum sucesso.
Primeiro "chupa-se" o caroço muito bem, numa boa manga compensa o desagrado das fibras entre os dentes. Normalmente uso a tesoura de podar na operação seguinte, a casca do caroço é bastante dura.
Deve-se cortar o caroço junto do seu limite para não destruir a semente no seu interior, e deve-se cortar no canto oposto ao pé do fruto.
Junto ao pé do fruto, desenvolve-se a micrópila, por onde se vai sair o embrião, podendo a semente já ter o embrião despontado ( espero não estar enganado nos nomes).
A casca da semente deve ser retirada, porque se desenvolvem nela muitos fungos, e aí também podem começar outros problemas. A semente ideal é uma semente esbranquiçada sem partes escuras, que significam a degradação do endonsperma (parte nutritiva de que o embrião se vai alimentar). Mas normalmente já existem zonas secas como é este caso. Importante é manter-se a tonalidade branca junto aquele gomo a que chamei micrópila.
O passo seguinte, a maioria já aprendeu na escola, com feijões, a semente de manga é só um feijão maior, embebe-se um algodão em água e cobre-se a semente com o algodão humedecido.