quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O Ácido Rosmanínico


Tomilho Thymus vulgaris, L.
Neste espaço, a minha intenção quando falo das propriedades das plantas não é indicar receitas nem defender esta via como a “solução” para algum problema, acoselho sempre a oubvir segunda opinião.
A minha intenção é constatar que muito do que tem sido a tradição na utilização das plantas (etnobotânica), tem vindo a ser confirmado pela análise laboratorial, muitas vezes sem conclusões científicas para o ser humano, mas verificado em testes de laboratório em animais.
Salvia sp.
O tempo normal de transição entre o início de um estudo de um determinado composto natural e a sua prescrição em termos de medicamento é no mínimo de 10 anos.
Assim vou constatando o que por aí se estuda
O Ácido Rosmanínico é um composto comum a muitas plantas aromáticas, o alecrim, sálvia, orégão, manjericão, tomilho, hortelã, erva cidreira e erva férrea, já agora.
Foi isolado pela primeira vez por dois químicos italianos ML Scarpatti e G. Oriente e,m 1958.
Este composto é referido como tendo muito baixa toxicidade, é facilmente removido pelo sangue, e é um óptimo antioxidante o que torna um bom complemento na alimentação, incluído como chá ou como tempero através das plantas.
Em termos curativos existem muitas hipóteses, esperamos estar aqui para ver … 
 Oregão Origanum vulgare, L.
Num artigo de 2003, já tinha sido identificado numa série de plantas.
No entretanto vou continuar a temperar e a fazer chá com estas e outras espécies cada vez com mais gosto.


 


1 comentário: