O morango indiano, Duchesnea indica, (Andr.) Focke, originário da Índia como o nome indica embora alguns autores prefiram referir a Ásia. Encontra-se propagado em quase todo o mundo, na maior parte dos casos como planta ornamental.
O fruto embora lembre o morango, não tem o seu sabor, é mesmo insípido. Em termos de diferenciação, a flor é amarela, o que o distingue bem dos morangueiros do género Fragaria, como o F. virginiana, conhecido como morangueiro silvestre, nome também atribuído às vezes a este morangueiro.
Com o frio a chegar(hoje 9ºc de mínima), ainda está com flores e frutos.
Em termos de utilização, embora o fruto seja insípido também é utilizado em medicina popular.
Eu considero uma excelente planta de cobertura, ainda estou para saber se é infestante, cresce muito rapidamente.
Mais outra novidade tua! Aqui só tenho os morangos normais e também dos silvestres que sendo muito mais pequenos têm um sabor sensacional. Estes então invadem-me tudo e aparecem-me morangueiros nos sítios menos esperados. Indianos? Nunca tal ouvi :)
ResponderEliminarA flor desses silvestres é branca ou amarela
ResponderEliminarA florzinha é branca. Qual é o teu diagnóstico? :))
ResponderEliminarO teu blog não aceita agora os comentários com ligação ao meu. Envio como se fosse anónima a ver se passa.
Ana Ramon
É simples identificar o morango indiano tem as flores amarelas, e o morango comum tem as flores brancas.
EliminarAqui na Madeira, chamamos-lhe morango de lagartixa e é usado na medicina popular para os diabetes e para baixar a tensão arterial. É muito frequente em zonas húmidas a média altitude.
ResponderEliminar