terça-feira, 21 de março de 2006

Como se come o fruto da Costela de Adão




aqui tinha falado na Monstera deliciosa Liebm., da família das Araceae, conhecida em Portugal por costela de Adão.Na altura perguntaram-me como se comia o fruto, segue uma pequena explicação


Aqui o fruto inteiro, este ano demorou três semanas a amadurecer, depois de colhido, tem-se que esperar que a cobertura verde se solte naturalmente como se vê na figura a seguir


Com a mão retira-se a capa verde composta por pequenos hexágonos, não se deve forçar, se não saem facilmente é porque a polpa debaixo ainda não está madura.


E finalmente com um garfo come-se a polpa, existem umas pequenas lascas pretas, que se o fruto estiver maduro não afectam nada. Se o fruto estiver verde, estão duras e dão uma sensação de picante. A razão do garfo é que, com ele consegue-se retirar a polpa e deixar as lascas residuais no "caroço". Se quiserem exprimentar à dentada também dá.


Por fim deixa-se o fruto com a "casca" que não saiu, e espera-se que ela se solte, mais um ou dois dias



Bom apetite

40 comentários:

  1. "passei por acaso e gostei particularmente das imagem e quando estava a ver a última: olha a minha avó tem um prato igual aquele! e tem mesmo! :D não estou a gozar! :) continua com o blog tá a ficar lindo! mesmo mesmo `*´ ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também reparei no prato e quando era miúda queria um serviço de cozinha assim. São de vidro mas muito bonitos. Obrigada também pela explicação do fruto da costela de Adão.

      Eliminar
    2. Também reparei no prato e quando era miúda queria um serviço de cozinha assim. São de vidro mas muito bonitos. Obrigada também pela explicação do fruto da costela de Adão.

      Eliminar
  2. Também já tive o prazer de saborear este fruto só que como a Costela de Adão, donde o mesmo foi colhido pertence à memória do passado, não
    terei oportunidade de voltar a ter
    o mesmo prazer.v

    ResponderEliminar
  3. Por alguma razão se chama deliciosa...
    (olá Filipe. Obrigada pela dica sobre o eucalipto. pode ser que sirva a alguém ;-)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7/4/06 18:38

    O escândalo do Metro Sul do Tejo em www.a-sul.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Olá Filipe, o meu irmão comprou as árvores de pecan dele aqui: http://www.agroforestry.co.uk/
    Acho que não estão grande coisa porque não gostaram do sítio, mas vinham boas quando chegaram, fui eu que as desembrulhei. Se tiveres dúvidas diz que eu dou-te o contacto dele.

    ResponderEliminar
  6. Adorei encontrar comentário sobre a costela de adão, onde moro tem muitas frutas.
    Também sou um amadora da natureza.
    Leocilda
    leomp@portoweb.com.br

    ResponderEliminar
  7. Moltes gràcies per aquesta recepta. Avui mateix n'hem parlat amb un amic.
    Salut.

    ResponderEliminar
  8. uma vez acho que vi um cachorro de um olho só.

    ResponderEliminar
  9. Oi, Filipe
    Usei teu blog para complementar a informação que disponibilizei no meu. Caso queiras ver o link: http://aformadeforma.blogspot.com/2010/12/abacaxi-do-reino-fruta-da-costela-de.html
    Abraço
    Priya (sou brasileira)

    ResponderEliminar
  10. Oi Filipe, sou Brasileiro de Rio Grande-RS, tenho em minha casa uma "costela de adão" a dois anos, porem agora ele carregou de frutos, te pergunto, quando saberei que estão maduros, gratos - José Carlos

    ResponderEliminar
  11. Para saber quando o fruto da costela de adão está maduro é verificar que o fruto deixa aquela posição direita e começa a descair, chega até a cair no chaõ senão o apanhar antes, mesmo que caia, corta-se a base e espera-se que se vão soltando os hexágonos verdes

    ResponderEliminar
  12. Guido Ludtke20/6/11 01:15

    Conhecia a planta e o fruto, porem tinha duvidas se não era tóxico. Já tinha provado e realmente é saboroso. Sabendo que já foi famosa, a fruta, agora vou consumi-la sem culpa.

    ResponderEliminar
  13. Na Madeira este é um fruto de grande valor comercial inclusive é a base de alguns doces. A apresentação do fruto, feita nesta página, é exactamente a forma de o consumir, se não for consumido da forma indicada tornar-se-à especialmente desagradável.

    ResponderEliminar
  14. Meu avo sempre chamou esse fruto de banana de macaco rsrsrsrs. ele dizia que era comestivel mas nos nunca tinhamos tentado. até que meu pai resolveu comer.. ele faz exatamente desta forma, espera a casca soltar e come a polpa. é um fruto muito saboroso e perfumado...

    ResponderEliminar
  15. Gostaria de agradecer-te pela forma didática com que ensinaste a comer este fruto. Fiz como disseste e hoje, duas semanas depois de haver colhido o fruto, verifiquei que alguns hexágonos se soltaram e, assim, pude provar sua deliciosa polpa. Uma dúvida: será possível reproduzir a planta por estáquia, fincando um pecíolo (que mais parece um caule) na terra? (Bruno Fontanella, Campinas, SP, Brasil)

    ResponderEliminar
  16. Na minha casa tem o pé dessa fruta,
    que carinhosamente a chamamos de banana do juá,pois meu marido se chama Juarez e não sabiamos o nome
    então colocamos esse nome rsrsrs e realmente é uma fruta deliciosa.
    Sandra

    ResponderEliminar
  17. Esse fruto não deve ser consumido verde por conter alto teor de oxalato de cálcio, nas forma de cristais. Maduro não tem problema.
    O oxalato de cálcio é perigoso, particularmente em grandes quantidades, e para aqueles que tem pedras nos rins, o cálculo renal, que é composto de oxalato de cálcio principalmente.

    ResponderEliminar
  18. tenho esta planta em casa ha mais de 20 anos e nunca nunca vi o fruto, ha 4 anos fui a madeira entao fui informado de tal fruto e so este ano sim este ano que da fruto pela primeira vez, e logo 2 - 3 destas espigas, e como esta bem agazalhada do frio talvez seja razao porque só agora da fruto, pois depois de ter comprado a planta passou por mil e um sitio tenho umas dez plantas seu filhos netos e esteve morta mas felizmente agora sim vou provar o fruto pela primeira vez na vida saber na madeira que dava esta delicia que irei agora provar... a guia nos informou do seu gosto mas de provar nada, agora ainda esta meio amarela ainda nao esverdiou vou ter de esperar... se me poderem dar umas dicas de como a posso saborerar agradecia... fico aguardar...

    ResponderEliminar
  19. Toda a vida tive uma costela-de-adão em casa, num vaso. Nunca vi nenhum frito e desconhecia que dava fruto. Este ano o meu vizinho deu-me um para provar e quando me disse que era costela-de-adão fiquei de boca aberta. Já a coloquei na terra e não é que está a crescer a olhos vistos... acho que para o ano já deve dar frutos :)

    ResponderEliminar
  20. tenho uma dessas em casa mas nunca pensei que fosse bom para comer

    ResponderEliminar
  21. Hoje, em Tiradentes, Minas Gerais, Brasil, iniciei o preparo de licor de banana de macaco. Creio ter inventado algo! Ainda náo sei dizer nada sobre o resultado. Quando tiver uma resposta, avisarei a todos e, em caso positivo, passarei a receita. Beijos a todos!

    ResponderEliminar
  22. Hoje, em Tiradentes, Minas Gerais, Brasil, iniciei o preparo de licor de banana de macaco. Creio ter inventado algo! Ainda náo sei dizer nada sobre o resultado. Quando tiver uma resposta, avisarei a todos e, em caso positivo, passarei a receita. Beijos a todos!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo2/8/14 05:21

    Numa casa que eu morei aqui em Juiz De Fora,Minas Gerais,tem uma planta dessas.Nunca tinha prestado atenção nela,nem sabia que dava fruto.Certo dia no jardim notei um aroma parecido com o de ananas silvestre maduro.Fui ver o que era e vi essa planta que ja' estava com o fruto maduro,inchado e abrindo.Vi que não era venenosa pois tinham insetos comendo,então resolvi experimentar um pedaço.O aroma e o sabor são delicados e muito bons,porem na minha lingua e garganta ficaram fincadas minusculas e invisiveis micro-agulhas que a fruta possuia.Dava vontade de comer a fruta toda mas as agulhas não deixavam.Acabei desistindo e pensando que ia morrer depois,com a boca toda espetada.Agora li no comentario do colega acima "Geraldão" que são micro cristais de oxalato de calcio.Uma pena para nos,pois se o fruto não tivesse essas agulhas poderia ser cultivado e vendido para todo o mundo.O gosto e o aroma são uns dos melhores que eu ja' senti.

    ResponderEliminar
  24. Feliciano Constantino28/8/14 23:13

    Feliciano constantino (de Setúbal)No quintal da minha filha há uma costela de Adão, é enorme está muito dsenvolvida, tem muitos frutos e são enormes devem ter de comprimento uns 30 cemtimetors e de dioametro uns 7 ou 8 cem. já temos ouvido dizer que são bons para comer, mas nós temos receio de exprimentar, acha que devemos exprimentar mesmo, não vai haver problema?

    ResponderEliminar
  25. o fruto que tenho da costela de adão não parece a mesma será que é venenosa?
    gostaria de enviar foto

    ResponderEliminar
  26. ontem dia 12 de fevereiro colhi 4 frutos, agora só esperar amadurecer. A banana de mico é muito saborosa, na minha opinião tem cheiro de jaca e gosto de banana com abacaxi, soube que se deixar curtir com cachaça não é má ideia.

    ResponderEliminar
  27. Essa fruta além de super saborosa, pode se fazer um licor MARAVILHOSO.
    Para comê-la e não ficar com cristais na boca, basta ir lavando com água corrente, enquanto vai-se comendo.

    ResponderEliminar
  28. este fruto é delicioso, pena que nos dias de hoje quase não se vê mais.
    tinha na casa da minha avó, no pátio das galinhas, que aproveitavam pra descansar nos galhos da planta e também bicar os frutos.Nós cuida-vamos para sobrar um pouco pra gente

    ResponderEliminar
  29. Nossa que surpresa! Em casa tenho 2 pés enormes. Não sabia que era comestível RS.Vou experimentar... Valew

    ResponderEliminar
  30. luistpaiva25/10/19 17:52

    Vim aqui de propósito saber como se deve comer, porque sei que tem que estar bem madura.
    O ano passado tive 2, e não saboreei como devia.
    Este ano tenho 5, e não quero desperdiçar.
    A explicação, incluindo o texto e as fotos está excelente.
    Apenas uma coisa não entendi "este ano demorou três semanas a amadurecer". As minhas demoram mais de 1 ano!

    ResponderEliminar
  31. Que lindo! Nunca ouvi falar mas e bem interessante

    ResponderEliminar
  32. Como consigo comprar está planta?

    ResponderEliminar
  33. Rita Perigo31/3/21 21:17

    Como consigo está planta sou de Santo André

    ResponderEliminar
  34. Como consigo comprar está planta?

    ResponderEliminar
  35. Esta planta está à venda em viveiros e se olharem para os quintais ou entradas de prédios começam a vê-la, pega muito bem de estaca, é questão de pedir...

    ResponderEliminar
  36. A minha deu 2 já,mas como exala um delicioso perfume pensei que fosse flor😊

    ResponderEliminar
  37. Hoje experimente a costela do meu Adão kkkkk. Sou a Eva Maria Machinski, adorei muito saboroso.

    ResponderEliminar