segunda-feira, 2 de maio de 2011

As cerejas bem vindas


No sábado comemos as primeiras cerejas do ano. Eram da freguesia de Alcongosta, cujo nome dá quase tanto gosto de pronunciar como comer as cerejas que lá magicam.
Eram verdes, verdinhas e eram caras: dez euros o quilo. Comprámos, pacatamente, meio quilo, mas a receita rendeu-nos 50 cerejas gordas e luzidias a cinco cêntimos cada bochecha, já que cada cereja tem duas,que até às vezes são marcadas, como as bochechas do rabos.
Nunca tínhamos comido cerejas tão cedo. A senhora a quem comprámos avisou-nos que era um “bocadinho amargas” e que mais valia a pena esperarmos uns dias, até chegarem as cerejas de Resende, essoutra distinta freguesia do Fundão, que viriam mais doces e mais baratas.
“Pode provar”, consentiu como quem diz “quem te avisa teu amigo é”. Desafiei-a e puxei de uma delas. Que ácida e carnuda luxúria experimentei! Voltei ao século XIX – transportei-me. Os caroços eram verdes e as cerejas cantou a Maria João, sabiam a flor – à sakura japonesa – e a chuva. O sol e o açúcar já estavam apaixonados e já eram noivos, mas ainda não se tinham casado com cereja nenhuma. Que boas que eram estas cerejas ainda solteiras mas já prometidas, boas de pleno direito, perfeitas para quem gosta mais de presenças do que de esperanças.

Não são as cerejas doces, baratas, abundantes e deliciosas que aí vêm. São estas ácidas, caras, raras e deliciosas que aí andam agora que estão prestes a desaparecer. Ambas são, desigualmente, bem-vindas.
Miguel Esteves Cardoso - in Público (coluna diária - Ainda ontem) 2/5/2011

Miguel Esteves Cardoso, na minha opinião, é um colunista que às vezes escreve bem sobre coisas interessantes, às vezes estes períodos são curtos.
Desta vez gostei do texto mas integrou-me as cerejas verdes, amarelas sim, verdes nunca vi, serão mesmo apanhadas verdes e não passam desta cor ou é alguma tentativa de vender mais cedo a 10 euros o kilo?


4 comentários:

Anónimo disse...

Texto bonito, só é pena que Resende, terra de belas cerejas, para muitos as melhores, não tenha nada a ver com o Fundão. Resende é concelho do limite Norte do distrito de Viseu, na margem direita do Douro.

Filipe disse...

Sim, são um dos lapsos que me levam a dizer que se o Miguel Esteves Cardoso, tivesse um pouco mais de…seria óptimo escritor

Joao disse...

Camarada, já que partilhamos o mesmo interesse deixo aqui um link interessante de uma rede portuguesa que está a fazer um excelente trabalho na preservação de sementes endogenas de Portugal.

http://gaia.org.pt/?q=node/417

Pode ser que interesse.

Boas plantações

Filipe disse...

Miguel Esteves Cardoso retratou-se, hoje no Público: "...Finalmente umas cerejas, maravilhosas, de Resende, concelho de Viseu que eu muito estúpida, vergonhosa e ignorantemente desconsiderei como freguesia do Fundão..."