sábado, 1 de novembro de 2008

Pachira, Castanha do Maranhão

Ao limpar o quintal pisei um fruto, esborrachei-o e … não conheci o fruto…estava na zona do viveiro com vários vasos e das duas uma, ou alguém o atirou de fora ou era de uma das árvores que ali estava.

Se fosse só podia ser da Pachira, era o único fruto que ainda não conhecia, e o vaso tinha caído com o vento e quando o levantei era de noite.
Fui ver…e encontrei outro fruto na Pachira, ou seja, tinha florido este ano. Quando o constatei é que fiquei com pena de ter perdido a flor.


Com o Inverno a aproximar-se deve ser muito reduzida a viabilidade do fruto.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá Felipe! Sou do brasil e estava procurando informações sobre a Pachira. Ganhei sementes de uma vizinha que dizia que era amendoim de árvore. Faz dois anos que ela está dando frutos. Como não sabia o nome certo e se a semente é comestível, apelei prá internet e descobri que ela tem vários nomes aqui no Brasil: castanha do Maranhão, castanha da praia, monguba e mamorama entre outros. A minha é igualzinha á sua. Abraços! anelesor@hotmail.com. Roselena Rohr

Anónimo disse...

É UMA LINDA ÁRVORE E SIM, COMESTÍVEL. TENHO CNTESNAS DE FOTOS DELAS, FRUTOS E FLORES MARAVILHOSAS. VER NO SITE WWW.FLICKR.COM E PROCURE POR "PACHIRA AQUATICA" NA GALERIA MAUROGUANANDI

PARA COMER AS SEMENTES TORRE ANTES, DO CONTRÁRIO SAO MUITO AMARGAS

EM INGLES TEM UM NOME BEM SUGESTIVO: MONEY-TREE

Maria Cristina Stolf disse...

Olá Filipe!! sou do Brasil e tenho uma árvore de Castanha do Maranhão Bombacopsis glabra em casa. A Pachira aquatica no Brasil é conhecida como munguba. Vc pode comer a castanha do maranhão in natura, mas estou fazendo alguns experimentos culinários...como bolo e cookies, se vc quizer dê uma olhada no blog.
www.nasombradoipe.blogspot.com

Manoel Andrade disse...

Pelas fotos que vi penso que essa Castanha do Maranhão é a mesma árvore que existe em várias ruas do centro do Rio de Janeiro, inclusive na calçada do Tribunal de Justiça do Rio. Será que é a mesma? Se alguém souber me informar, fico agradecido.
Manoel Andrade

Anónimo disse...

Oi Manoel Andrade,
Li o seu comentário e gostaria de te dizer que SIM, o Rio de Janeiro esta repleto dessas árvores maravilhosas e o cheio da flor, me lembra muito a minha infância. Morava na Av. N.S. de Copacabana e o cheio dela entrava dentro da nossa casa. Era muito bom... Hoje em dia tenho procurado por uma muda, ja um pouco crescida, para plantar em um vaso e quem sabe... voltar a sentir o cheiro maravilhoso dessa flor, só que por incrível que pareça, esta sendo muito difícil de encontrar um lugar que vendam as mudas. Se vcs. souberem, por favor avisem. Obrigada! :-)