segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Corações unidos

Esta planta, comum como ornamental, foi uma das primeiras suculentas que me atraiu. A sua classificação Ceropegia woodii, Schlechter, fica sujeita a posterior confirmação porque penso ter duas plantas idênticas com flores diferentes ou a mesma com dois tipos de flor na mesma planta.


Pesquisando sobre a planta e sobre a sua possível aplicação…
(além das folhas que dão origem ao seu nome vulgar, ela desenvolve pequenos tubérculos, sendo o maior que apanhei do tamanho de uma noz).
Embora não encontre nenhuma referência a esta espécie concreta, é afirmado que muitos tubérculos do género Ceropegia são usados como alimentos, normalmente cozidos porque em cru, o sabor é muito áspero, sendo o responsável, um alcalóide, ceropegin, que é anulado com a temperatura de ebulição da água.

É originária da África do Sul e encontrei uma referência que a cita como uma das possíveis plantas C4 (C4 identifica as plantas mais nutritivas da dieta humana) dos primeiros hominídeos, mas este é um assunto para pesquisa posterior...

Em relação à planta em si, já consegui que em zonas sem ventos este cordão de corações unidos atingisse quase 2 metros, colocada numa janela no cimo de uma escada. Posteriormente foi uma das que foi ficando sem cuidados especiais e agora estou a tentar recuperar novamente

4 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente consegui saber algo desta planta. Foi-me oferecida por alguem que veio do sul da África e nunca soube tratar dela. Tenho-a em casa, no interior, num sítio bastante luminoso(em cima de um armário a 1,80 m do chão e os fios chegam a ter mais de 2 metros. Quando estão muito compridos enrolo-os sobre o vaso e eles vão continuando a crescer sem qualquer outro control. Apenas àgua na base do vaso. gostava de ter mais informações porque é lindíssima.

mnicolaucb@gmail.com

Unknown disse...

Tenho uma há alguns anos. Não quer vento nem sol directo, mas bastante luz. Prefere a terra seca. Cada bolinha que vai aparecendo nas hastes se forem postas na terra enraízam e fazem novos pés.

Unknown disse...

Bem o boa noite a todos.Eu amo muito essa plantinha tão linda e charmosa.Eu não sei por cargas da água eu perdi a munda dela.Estou muito triste,queria saber a onde está vendendo a muda do coração unido.Obrigado.


Unknown disse...

Estou cultivando uma planta com alguns tubérculos.Gosto muito desta planta ,então procurei alguma informação sobre ela.Gostei do artigo,trouxe algo de novo da planta pra mim...