sábado, 18 de outubro de 2008

Feijoa 3

A – Fruto elipsóide casca semi-rugosa.
B – Fruto ovóide casca semi-rugosa.
C – Fruto elipsóide, casca lisa.
D – Fruto esférico casca lisa.
E – Fruto elipsóide casca muito rugosa

Já aqui falei da feijoa 1 2 [Acca sellowiana (O. Berg) Burret] e parece que em alguns locais já faz crescer água na boca.

É das mitraceas cultivadas pelos frutos que parece resistir melhor ao frio. Recebi sementes de várias origens. Desde o Porto, Brasil, Florida, O Jardim Botânico de Belém. A viabilidade da semente é curta se secar completamente, deve-se semear após a saída do fruto. Este facto fez com que recebesse sementes embrulhadas em guardanapos húmidos, frutos semi-podres, mas tendo esse cuidado, de semear logo, a germinação é fácil.

Devo dizer que a classificação das sementes com a origem perdeu-se, com mudanças de casa e transplantações (ando à procura de um método eficaz) embora tenha doado muitas das pequenas árvores, e as minhas como estava à espera de mudar de casa mantinham-se no vaso.
Este ano fiz uma colecta e os frutos são tão diferentes como as origens, tanto em forma como em sabor.

Mas antes uma descrição do fruto.

O Epicarpo (a casca) tem um sabor acre e desagradável pelo que deve ser sempre retirado quando se consome o fruto. O mesocarpo (o equivalente à parte branca da laranja debaixo da casca) em algumas variedades é mais espesso (na E) que outras, no fruto E é demasiado aromático, já me disseram que se torna enjoativo. O endocarpo (onde estão as sementes, o equivalente aos gomos da laranja) é a parte mais deliciosa para mim.

Os frutos da fotografia estão todos maduros (já foram comidos). O tamanho do fruto tem muito a ver, entre outros factores, com a quantidade de frutos que a árvore produz. A diferenciação do tamanho dos frutos na fotografia corresponde a árvores muito carregadas de fruto (os mais pequenos) e a árvores com um ou outro fruto esporádico (o maior).

Assim em termos pessoais de gosto, sempre subjectivo, diria que quanta mais lisa for a casca, mais saboroso é o fruto, ou dito de outra maneira, os frutos rugosos são mais aromáticos, mas um aromático em excesso, que torna às vezes enjoativo.

Só um pormenor, engraçado, nenhum destes frutos é das minhas duas árvores que tenho no quintal, ainda não deram embora as árvores produtoras sejam suas irmãs. Penso que a razão tenha a ver com o facto de as minhas terem estado muito tempo envasadas e as outras tenham um avanço de 3 anos, na terra, em relação às minhas

1 comentário:

Ana Ramon disse...

Até que enfim, Filipe. Já tinha saudades dos teus textos.
A Feijoa que me ofereceste continua bonita mas sem crescer. Deve estar ainda hesitante perante a diferença de terreno e de temperatura. Vamos a ver como se vai portar este Inverno. Estou muito expectante.
Um beijinho grande