domingo, 20 de abril de 2008

Desconhecida



Uma dúvida na classificação deste arbusto, com a particularidade de esta fotografia ter sido tirada em Fevereiro (no Jardim de Évora), estando carregado de frutos.
Fiquei inicialmente com duas hipóteses, mas penso que estão as duas erradas. Não sei se a cor dos frutos corresponde a alguma fase de maturação ou se os frutos estão completamente formados.
O sanguinho legitimo (cornus sanguinea) tem os frutos muito mais arredondados e a cor dos frutos é mais perto do negro.
O Viburnum lantana tem as folhas com margem serrada.

Se alguém puder ajudar…E já agora se estas bagas são venenosas ou não

Éo Viburnum tinus L

11 comentários:

contradicoes disse...

Embora como saiba não perceba nada de floricultura fiz uma pesquisa e o fruto que encontrei neste site http://www.first-nature.com/trees/cornus_sanguinea.asp é algo semelhante mas segundo a informação do mesmo a floração verifica-se nos meses de Junho Julho e os frutos amadurecem de Agosto a Outubro, mas não são comestíveis. Como referi foi uma tentativa provavelmente falhada da minha parte para ajudar. Um abraço

Dama do Lago disse...

Olá,

Conheço a planta mas não sei o nome, só sei que é cultivada em jardins (por causa das flores) e parece-me que as bagas são venenosas.

Maria Clarinda disse...

Ops...a foto está linda, mas...infelizmente não percebo nada destas arcores ou arbustos que nos brindam com cores e formas deslumbrantes.
Jinhos

Unknown disse...

penso que esse será o viburnum tinus...

Anónimo disse...

Não sei dizer a você o que é, mas aprendi com os índios do Mato Grosso do Sul(Brasil) que se os pássaros não se alimentarem dos frutos, é sinal de que eles são venenosos. Observe!

ferncarv disse...

Parece-me ser o Mirtilo ou uva-do-bosque, embora os frutos ainda não se encontrem completamente formados.

Anónimo disse...

É sem dúvida o "Viburnum tinos" ou como lhe chamamos vulgarmente, "Folhado". Tenho vários no meu jadim que fui buscar à serra (d'Aire).

Ivo Rodrigues disse...

Saudações alentejanas !!!

É sem duvida o Viburnum tinus L., pode ver aqui :http://serra-da-adica.blogspot.com/2007/03/virbunum-tinus.html

Haja saúde !!!

Anónimo disse...

É um folhado e a baga serve de alimento para um grande numero de aves florestais como a toutinegra-de-barrete (Sylvia atricapilla) e Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula)

António Farropas disse...

Aparentemente, é mirtilho, na minha zona também conhecido por "Murta". Além de ser comestível, a minha mãe noutros tempos fazia um licor muito bom com estes bagos.

São Bernardes disse...

Olá
Essa planta é o Viburnum tinus, conhecido vulgarmente como o folhado
e as bagas são venenosas
Para consultares mais informação tens o seguinte site
http://www.flora-on.pt/#/1viburnum+tinus
São