domingo, 25 de novembro de 2007

Romã

Um pouco de paciência para descobrir que o fruto da romã (Punica granatum L.) em termos botânicos se descreve como:
Pseudo-baga do tipo balaústia (fruto sincárpico e com os carpelos dispostos em dois ou mais andares e compartimentados interiormente por meio de delgados tabiques) com 2-12 cm de comprimento terminando pelo cálice persistente, pericarpo espesso, coriáceo, acastanhado ou avermelhado na altura da maturação rasgando-se quando o fruto amadurece por pressão interna, internamente dividida em compartimentos irregulares divididos por películas espessas, coriáceas, amareladas encerrando sementes envolvidas num arilo avermelhado, comprimidas umas contra as outras. O arilo pode ser consumido em natureza...


Estava a ver que nunca mais chegava a esta parte. ..





...muito saborosa.

9 comentários:

VN disse...

Ora seja bem regressado!

Tenho no jardim uma romãzeira há 7 anos. É de estaca - tirada da árvore de um amigo que dava muitos frutos. Não se tem desenvolvido muito porque o local é ventoso e apanha o ar salobro. Mas tb não morreu e mostra-se tão rija que tenho esperança que venha a dar fruto. Por acaso sabes truques de romãzeiras? Qual a melhor altura e a melhor forma de as podar? De vez em quando a folha fica mais atacada por uma espécie de ferrugem/fungo.

Obrigada pelas dicas que me possas dar.

Filipe disse...

A romazeira é bastante resistente,eu tentava a calda bordalesa para os fungos. Na poda deves ter em conta que as flores nascem nos ramos do ano anterior e a melhor altura da poda é no período de dormência, que aqui já devia ter iniciado, mas as folhas ainda estão verdes. Janeiro é mais garantido. O problema não penso que seja o ar salobro, mas sim o ar húmido dos Açores.
A romazeira é aquele tipo de árvore que gosta duma certa humidade nas raízes e ambiente seco na copa, dizem os livros.

Ana Ramon disse...

Eu então estou com azar. Tenho 2 romanzeiras plantadas na mesma altura. Uma nunca deu flor e a outra deu 2 romanitas o ano passado e este ano está a secar. Pelo menos fiquei com essa impressão. Só vou ter a certeza quando vier a Primavera.
Um beijinho

Filipe disse...

Existem normalmente dois tipos de romazeira, a de fruto e a de jardim. A romazeira de jardim , tem uma flor dobrada, com várias pétalas, mais cistosa, às vezes corde rosa e branco, vermelho e branco ou só vermelha.ESta variedade não dá fruto ou dá um fruto muito pequeno.
A romanzeira "das romãs" tem uma flor simples não me lembro do número de pétalas, mas é só uma camada e vermelha.
Tive conhecimento de uma variedade nova, que é uma romazeira de flor simples mas pétalas amarelas, dá um fruto como a romã, de bagos amarelos, além de parecer que destoa, não é tão saborosa como a dos frutos

joelma disse...

logiboa tarde, em casa tem um pé de romã ela fica em frente de casa bem perto da rua levou um tempo para dar frutos começou a dar frutos ano passado , ãté agora não parou. o terreno tem pedregulhos e terra preta as flores são de cor alaranjado e os frutos saborosos se .

Unknown disse...

Marcio
Gostaria de saber como pode ser tratado sai tipo de ferrugem estando na folha quanto no fruto como pode ser controlado para deixar fruta mais sadia.

Filipe disse...

Bom dia Márcio

Esse tipo de ferrugem deve ser um fungo, a romãzeira não precisa de muito água, senão torna-se mais sensível a este tipo de pragas.

Fiquei sem perceber se é de Portugal se do Brasil. A maneira mais directa é adquirir um fungicida, ou tentar primeiro com calda bordalesa que é um fungicida tradicional.

Um abraço

Filipe

Anónimo disse...

Tenho uma arvore que parece ser romanzeira que tá carregadissima de frutos mas muito pequenos... e não tem flores, nem pétalas, apenas folhas verdes e frutos que se parecem com romas mas bem menores.
A árvore é muito alta... seria romanzeira mesmo? E o que posso fazer para estimular o crescimento dos frutos?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.