quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Macadâmia


Todos os anos tento comprar uma (e só uma) árvore nova, ia usar o termo “diferente” com hesitação, mas o sentido é esse.
Costumo ir visitando, ás vezes revisitando viveiros, e escolher “uma”, além do mais por uma questão de disciplina, o meu espaço é pequeno, e muitas vezes no acto da compra não sei bem onde a irei colocar, além das que tenho em fila de espera, por reprodução em sementes, em vasos.
De preferência será sempre uma árvore de fruto, aromática, ou seja, tem que ter mais qualquer coisa além da estética, da flor, ou do porte.
Este ano a escolha recaiu numa espécie arriscada, já a tinha visto no viveiro à dois anos, era uma espécie que não conhecia em Portugal. Mas estava no viveiro ao ar livre e aguentou já dois Invernos. Decidi experimentar.

Trata-se da noz da Austrália ou Macadâmia, outro pormenor é tratar-se da espécie Macadamia tetraphylla L.A.S. Johnson, pelo formato da folha a lembrar a folha do azevinho mas em ponto grande, a outra espécie, mais cultivada desta família é a M. integrifolia Maiden & Betche, sem os picos nas folhas. Aqui também algumas dúvidas, principalmente após pesquisas de imagens no google. Na fotografia não se vê bem, mas no local onde a folha ondula, existe um espinho no rebordo da folha.

Quando falei de espécie arriscada, referia-me à temperatura, o zero vegetativo desta espécie, em várias referências, varia entre +9ºC e -4ºC. Não sei em que condições ele é definido, mas os +9ºC como limite mínimo, não é de certeza

10 comentários:

Cris disse...

não fosse a ondulação na borda da folha..., quando bati o olho na foto, achei que fosse uma mangueira, a folha tem o mesmo tamanho e cor, mas a ondulação... macadâmia, é uma castanheira não? Uma castanha redonda lisa, se for comi certa vez, uma delícia.

Mário disse...

São bastante resistentes mas é importante o solo ser acído e ter boa drenagem. É preciso ter um pouco de paciência (são lentas), tenho uma no quintal que este ano já em uma frutificação apreciavel.

Anónimo disse...

Olá a todos,
Gostaria de adquirir um exemplar.
Alguém me poderá dizer onde?
email: arade@sapo.pt
Jorge

Olharuco disse...

Plantei uma igual há cerca de um mês. Ressentiu-se por dois dias mas ficou paradinha até hoje, sem qualquer vigor vegetativo. Isto é normal?
Como vai a sua?

Obrigado

Anónimo disse...

Olá, gostava de adquirir um exemplar destes, onde o posso fazer?

email. miguelascenso@gmail.com

Miguel

Sara Oliveira disse...

Gostava de adquirir uma árvore destas, como e onde posso fazer?

Obrigado!
sara.sfoli@gmail.com

Unknown disse...

Olá, tudo bem? Sou do Brasil e também cultivo macadamias. Na verdade esta que vc postou a foto se trata da M. integrifolia. As margens das folhas da outra variedade ( tetraphylla ) são serreadas. Quando adultas as árvores tendem a ter menos espinhas nas folhas, dependendo da cultivar.

Unknown disse...

Readnilson, me parece que entende de macadamia, tenho uma dúvida: quando plantada em vasos como esse da foto existe aa necessidade de cortar a raiz de tempo em tempo pra ela não crescer muito? Se sim como faço isso é de quanto em quanto tempo, e tenho que cortar a raiz fina ou a grossa? Obrigada desde já!

Anónimo disse...

COMO ESTÁ SUA MACADÂMIA HOJE? ESTOU CURIOSO, TAMBÉM QUERO PLANTAS EM VASO.
JRFRANCISCOPAIVA@GMAIL.COM

Margarida disse...

Boa tarde. Tambem adquiri Uma macadamia a cerca de um and. Them estado bem Bonita e a desenvolver see been mas agora apareceu com umas pintas castanhas Nas folhas. Alguem save o que e? Comp see that? see que e doenca
Amca.poenca@gmail.com