domingo, 15 de outubro de 2006

Melão de S, Caetano (3)


Estava a responder a um comentário, mas o texto já estava tão grande que resolvi fazer um post.
A propósito da descrição que aparece na Wikipédia sobre a Momordica charantia.
Em inglês além de balsam pear, temos bitter melon, referido na Wikipédia, podemos encontrar ainda Carilla fruit, Ceraaee, bitter concomber, bitter gourd.
Olhando para a fotografia da Wikipédia e para a que apresentei, parecem à primeira vista , dois exemplares de espécies diferentes, Penso mesmo assim tratar-se da mesma espécie.
No Japão, desenvolveram-se, devido ao grande consumo que existe, vários cultivares. As fotografias que apresentei são da planta original.
Na fotografia deste post do fim apresenta-se o fruto original desta espécie, à direita em comparação com as variedades já selecionadas.
A cor verde ou branca nos exemplares imaturos tem-me aparecido aleatoriamente.

A fotografia que aparece na wikipédia fez-me lembrar uma mercearia actual, que tem à venda este melão, pode vê-la no Centro Comercial do Martim Moniz, pertence a indianos que por esta altura tem este melão à venda.
Existem várias espécies de Momordica, duas delas, e com grande consumo são a Momordica balsamina L, mas esta tem um fruto meio arredondado e que se torna quase vermelho.
Existe também uma espécie maior, a Momordica conchinchinensis (Lour.) Spreng, conhecida em inglês por Spiny bitter gourd. Mas este fruto tem já uma forma mais arredondada, quase esférica.


Esta é a leitura que faço desta espécie, qualquer correcção ao que digo é sempre bem vinda.



7 comentários:

Filipe disse...

teste

Anónimo disse...

É interessante verificar que só no teu blog é que vejo a imagem desses arilos vermelhos - o fruto abre espontaneamente em três? É que como não conheço a planta, nem sei se consigo interpretar correctamente as fotografias...

Filipe disse...

Sim, o fruto abre-se espontaneamente em três, se o deixarmos amadurecer na planta. Quando é colhido verde para consumo mantém-se estilo pepino. Em termos botânicos chama-se a este fruto, um fruto deiscente por três valvas, deiscente aqui significa que se abre espontaneamente quando atinge a maturação.

contradicoes disse...

É interessante essa definição da espécie momordica, porque efectivamente tive hoje a oportunidade de mordiscar esse fruto tão interessante e antes, para mim desconhecido.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

ola Felipe!!!!

gostaria de saber se vc poderia me dar uma ajuda sobre a familia das curcubitaceaes...
Tenho um projeto de seminario que aborda a anatomia vegetal forense e acredito que uma das plantas se trata dessa familia... a planta é chamada vulgarmente de buchinha e possui um fruto com uma casca dura e espessa e conteudo parecendo uma bucha. Suas folhas sao cordiformes e pequenas com grande pecíolos.
Voce tem algm conhecimento dessa planta ou até msm foto???

obrigada desde ja

Lívea

Anónimo disse...

....os indianos lhe dão o nome de Karela e lhe reputam grande benefício no controle da diabetes ?